domingo, 18 de dezembro de 2011

TETE MOÇAMBIQUE FIXA METAS PARA A AGRICULTURA

"Tete fixa metas para agricultura .A PROVÍNCIA de Tete projectou para a presente campanha agrícola, uma produção de cerca de sessenta e oito mil, e oitenta e quatro toneladas de diversas culturas de rendimento, com maior destaque para o tabaco, representando um crescimento de 15 porcento em relação a campanha agrícola transacta.Maputo, Sábado, 17 de Dezembro de 2011:: Notícias O director provincial da Agricultura, Américo da Conceição, que prestou esta informação ao nosso jornal, destacou o tabaco como a cultura mais produzida em toda a região do planalto de Angónia/Marávia, ao norte da província, que abarca os distritos de Tsangano, Angónia, Macanga, Chifunde, Chiúta e Marávia, região considerada potencial na matéria de agro-pecuária na província de Tete.“A cultura de tabaco é a pioneira porque está sendo praticada por quase todos os agricultores familiares e privados na zona norte da província de Tete. Com a intervenção directa da empresa Mozambique Leaf Tobacco no seu fomento assim como na comercialização os camponeses não têm meias medidas para a sua adesão na produção” – disse Américo da Conceição.Aquele director, apontou ainda que apesar de menor envolvimento dos camponeses na produção de algodão que é efectuada nos distritos de Mágoè, Chiúta, Mutarara, e um pouco por os distritos de Cahora-Bassa, Changara e Moatize, a província planificou para a campanha agrícola 2011/12, uma produção de cerca de 20 mil toneladas.“Em termos de crescimento, o algodão se destaca, pois conseguiu uma cifra de 25 porcento uma vez que na presente campanha esperamos colher vinte mil, duzentos e sessenta e cinco toneladas contra as dezasseis mil e duzentas e quatro da campanha 2010/11.Entretanto, em termos de segurança alimentar, os níveis de produção de cereais e as necessidades alimentares para o ano de 2012, indicam que a província será suficiente, pois, estima-se um excedente de 291 743 toneladas.“Em quase todos os distritos a produção de cereais irá satisfazer as necessidades com a excepção da cidade de Tete onde haverá deficit de cerca de 22 654 toneladas” – referiu o director provincial da Agricultura em Tete, Américo da Conceição. BERNARDO CARLOS" Fonte Jornal NOTICIAS.
NB: SR DIRECTOR PROVINCIAL PERMITA-ME TRANSMITIR UMA EXPERIÊNCIA DE 1955, QUANDO OS MEUS PAIS, EU E A MINHA IRMÃ MAIS VELHA CHEGAMOS A TETE, APENAS FOI NECESSÁRIO OBTER AS SEMENTES DAS HORTICULAS, FRUTEIRAS DE TODO O TIPO, CAVAR A TERRA, FAZER OS CANTEIROS, ADUBÁ-LA COM ESTRUME DE VACA, CABRITO OU GALINHA, SEMEAR E PLANTAR AS FRUTEIRAS, REGAR TODOS OS DIAS, INCLUINDO AO DOMINGO ERA A MIM QUE CABIA ESSA TAREFA DO DOMINGO. O QUINTAL QUE TERIA POUCO MAIS DE 500 M2 PERMITIA O SUSTENTO DA FAMILIA, OFERTA AOS AMIGOS E COMERCIALIZAÇÃO DIÁRIA DOS EXCEDENTES. ACREDITEM QUE NÃO É DIFICIL, QUEM TIVER QUINTAL NA ZONA URBANA OU NOS ARREDORES DA CIDADE DE TETE, FICA O DESAFIO, VERÃO QUE OS RESULTADOS DÃO ENTUSIASMO!!!!

1 comentário:

  1. Em 1956 cheguei eu, os meus irmãos e a minha mãe, à zona de Tete. (Mavuzi) Essa terra rica precisa de um pouco de trabalho e, rapidamente, algumas culturas cumprem: "quem dá, recebe a dobrar". Mais tarde o meu pai dedicou-se à agricultura para além do gado, junto à estrada para Moatize. Plantou poucas videiras, mas que frutificavam duas vezes no ano. A Machamba do Sr. Rocha, como muitas outras, alimentavam as populações, a tropa, etc ...

    N.B. No próximo dia 2 de Janeiro faz 52 anos que tivemos um acidente, com um Unimog no batolão. O meu Pai e eu fomos salvos por habitantes daquela grande terra... Um bem-haja para esse povo!

    ResponderEliminar