domingo, 1 de novembro de 2015

ARLIDO CHILUNDO, GOVERNADOR DA PROVINCIA DO NIASSA, APELA À PRESERVAÇÂO DE LUGARES HISTÓRICOS EVOCATIVOS DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL

RÁDIO ONLINE

ARLINDO CHILUNDO APELA A PRESERVAÇÃO DE LOCAIS HISTÓRICOS

Classifique este item
(0 votos)
Arlindo Chilundo apela a Preservação de Locais Históricos
O governador do Niassa reitera o apelo ao governo e a população de Mavago a preservação dos locais históricos existentes na região no quadro da luta de libertação nacional
São os casos das bases centrais de Nsauzi e Beira, em NKALAPA, bem como o local onde descansou o presidente Samora Machel, em mil novecentos e setenta, o ano da operação do górdio protagonizada por Caúlsa de Ariaga que visava a eliminação da Frelimo em tempo recorde, na sede distrital.
Arlindo Chilundo disse que aqueles lugares devem ser referência para as novas gerações como forma de preservar o legado libertador do povo moçambicano contra o colonialismo português.
Falando em reuniões populares em Nkalapa e Milepa, na sua recente visita ao distrito de Mavago, Arlindo Chilundo disse que aqueles locais podem ser atractivos para o turismo.
Chilundo visitou a base Beira, onde recebeu explicações de Rajabo chimage, o ultimo comissário político do local e onde descansou o Presidente Samora Machel, no qual o guia de ocasião foi Sumane Ntaula, um exímio combatente da luta de libertação nacional.
Para o governador do Niassa, os locais históricos têm um valora acrescido para a independência de um pais, e Moçambique não é excepção, pelo que há a necessidade da sua preservação. (RM-Niassa)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Publicar um comentário