segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ALGODÃO DE MOÇAMBIQUE PREÇO DO ALGODÃO SOBE DE 10 PARA 13 METICAIS O KILO EM 2016

Preço de algodão sobe de 10 para 13 meticais em 2016

Campanha agrícola 2015/2016
Depois do preço do al­godão caroço conhe­cer maus momentos na campanha agrícola 2014/2015 - quando o quilograma do pro­duto de primeira custava 10.25 meticais e a mesma quantidade, mas de segunda classe, custava nove meticais - para a campanha 2015/2016, o cenário poderá ser histórico, quando o preço atin­gir 13 meticais por cada quilo­grama.
O preço foi fixado na reunião anual do algodão, decorrida na cidade de Quelimane, pela asso­ciação algodoeira, pelo Fórum dos Produtores do Algodão, ad­ministradores distritais e outros intervenientes. O preço é consi­derado histórico, pelo facto de nunca antes ter sido aplicado.
O presidente da Associação Al­godoeira de Moçambique, Fran­cisco Ferreira dos Santos, explica que a depreciação do metical fa­vorece aos produtores no quadro da comercialização, tendo em conta que o mesmo é comercia­lizado no mercado internacional onde o pagamento de valores é feito em dólares.
Francisco Ferreira dos Santos explicou que com o metical mais desvalorizado, os produtores do algodão conseguem ser mais competitivos. Este facto não acontece apenas em Moçambi­que mas em todo o mundo, sobre tudo nas economias emergentes, onde o dólar está a fortalecer-se na sequência da desvalorização da moeda.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»"
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Publicar um comentário