domingo, 22 de novembro de 2015

ALEMANHA VISITA MOÇAMBIQUE, CONCLUSÃO. A MINHA LEITURA!

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha, Frank Walter Steinmeir, efectuou esta semana uma visita oficial a Moçambique no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e a Alemanha.
Durante a sua estada de dois dias no nosso país, o ministro alemão manteve em Maputo conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, e foi recebido em audiência de cortesia pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi e participou num fórum empresarial sobre oportunidades de negócio em Moçambique e Alemanha.
Nesta deslocação a Moçambique, o Ministro Steinmeir liderou uma numerosa delegação que incluiu parlamentares, empresários, académicos e artistas, e teve também encontros na Assembleia da República, Ministério de Recursos Naturais e Energia e Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.
Um dos principais parceiros para o desenvolvimento, a República Federal da Alemanha presta apoio sectorial a Moçambique, principalmente aos sectores de educação e administração pública, e investe na agricultura, indústria, energia, infra-estruturas, banca, turismo e serviços.
Oportunidades de negócio
A delegação empresarial alemã, chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, manteve também, em Maputo, um encontro com perto de 40 empresários moçambicanos, num fórum empresarial de exploração de oportunidades de negócios existentes em ambos os países.
Composta por um total de 30 investidores dos sectores de Indústria Química, Farmacêutica, Informática, Construção, Defesa e Segurança, Silvicultura, Agricultura e Mineração, a missão empresarial alemã a Moçambique tem como objectivo o reforço das relações de amizade e cooperação, entre os dois países.
Para já, a Alemanha é considerada como um dos principais parceiros para o desenvolvimento de Moçambique, através do apoio às áreas da educação, administração pública e do investimento, nos sectores da agricultura, indústria, energia, infra-estruturas, banca, turismo e serviços.
Abordado à margem do encontro, o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rui Monteiro, referiu que a agremiação do sector privado nacional organizou este encontro para a troca de experiências entre empresários alemães, já estabelecidos em Moçambique, empresários moçambicanos e os que acompanham a visita do ministro alemão dos Negócios Estrangeiros.
A Alemanha possui diversas áreas que interessam a Moçambique, mas os sectores da tecnologia e formação ocupam lugar de destaque”, indicou Rui Monteiro, acrescentando que um dos pedidos formulados ao ministro alemão foi no sentido de promover a formação, porque aquele país europeu possui larga experiência nessa área.  
O sector privado alemão tem cerca de 500 anos de existência, enquanto nós temos apenas 40 pelo que precisamos beber dessa longa experiência, não apenas na área de tecnologia, mas também, em formação”, vincou.
Por sua vez, o ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Max Tonela, explicou que a visita do governante alemão constitui uma oportunidade para o reforço da parceria entre os sectores privados dos dois países, bem como para atracção do investimento alemão para Moçambique, pois este país constitui uma grande economia, reconhecida pelo seu nível tecnológico e capacidade industrial.
Neste momento, está em processo um investimento alemão numa mina de grafite, em Cabo Delgado, mas também, eles estão interessados em explorar outras áreas”, referiu Max Tonela.
Já o chefe da diplomacia alemã garantiu a continuidade do investimento do seu país em Moçambique, apesar do ambiente político-militar e a situação económica que caracterizam o país, sustentando que o relacionamento entre ambos os países baseia-se numa visão de longo prazo.
Nos últimos anos, segundo fonte oficial, a troca de visitas entre os governantes dos dois países tem sido regular. O Ministro Oldemiro Baloi visitou a Alemanha em 2014 e 2009, enquanto o então Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westewelle, esteve no nosso país em 2013"
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE
NB: A MINHA LEITURA DESTA VISITA MUITO IMPORTANTE PARA AMBOS OS ESTADOS: MOÇAMBIQUE E ALEMANHA.
Moçambique não é um País qualquer, a Alemanha não é um País qualquer, todos sabemos. Num momento em a Europa e o Mundo vivem graves e profundos problemas, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de um Pais com a dimensão e características económicas como a Alemanha vir a Moçambique, algo de importante se passa e se passou. A diplomacia moçambique trabalhou bem, o Governo de Moçambique empenhou-se bem, a resposta foi boa acompanharam a missão alemã 30 empresários de importantes sectores, parlamentares, académicos, pois a formação e ensino é considerado muito importante e elementos culturais.
MOÇAMBIQUE pode-se orgulhar de ter feito um bom trabalho, a ALEMANHA pode-se orgulhar de ter aceite O DESAFIO DA VISITA, acredito plenamente que nenhuma das partes vai deixar CRÉDITOS EM MÃOS ALHEIAS, PARABENS!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário