quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

" O QUE PORTUGAL EXPORTA E NINGUÉM IMAGINA", INFORMAÇÃO DO CÔNSUL - GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA, ANTÓNIO G. INOCÊNCIO - PEREIRA


 
"Caros Compatriotas,
 
A título de informação, partilho convosco um interessante artigo da Imprensa Portuguesa, intitulado “ O que Portugal exporta e ninguém imagina”, que certamente vos ajudará a melhor confirmar o enorme potencial de bem fazer existente no nosso País…..a que há que juntar idêntica capacidade de “bem vender”, sendo que para ambas as missões, todos estamos convocados…..
 
Melhores cumprimentos,
 
António G. Inocêncio-Pereira
Cônsul-Geral de Portugal na Beira
 
Rua António Enes, 148/149 2º andar
Beira - Moçambique
tel. 00 258 23 32 60 76
fax 00 258 23 32 46 88
 
 
 
"O que Portugal Exporta e Ninguém imagina

Numa altura em que tanto se fala de aumentar as exportações, a Visão foi à procura de produtos e serviços fabricados no nosso país que a maioria dos portugueses desconhece.
Sabia,por exemplo, que, neste preciso momento, milhares de pessoas a apertar a camisa ou o casaco graças a urna fábrica de Famalicão? Ou que miúdos em França e na Alemanha a aprender a escrever em pequenos quadros de lousa feitos em Valongo? Mas não fabricamos as coisas simples. Também construímos submarinos-robôs ou ecrãs multitoque, ao melhor estilo futurista de Hollywood. Não acredita? Então veja:
Ao aterrar no aeroporto de Faro para passar uns dias no Algarve a jogar golfe, longe da humidade de Londres, um governante inglês reparou que uns passageiros recorriam a umas máquinas, em vez de esperarem nas filas, para a alfândega. Ficou impressionado com esta tecnologia de ponta e, quando regressou a Inglaterra, iniciou os contactos com a empresa portuguesa que desenvolveu o sistema. A história, que ocorreu poucos anos, abriu a porta a Vision Box para instalar aquela tecnologia em sete aeroportos britânicos. E, recentemente, ganhou o contrato para colocar as suas fronteiras digitais em todos os aeroportos internacionais do Reino Unido.Tal como este, existem muitos outros casos de empresas portuguesas que conseguem singrar no exterior, apesar de o seu trabalho ser pouco conhecido no país. E não é na alta tecnologia. empresas de produtos tradicionais que deixaram de ter mercado em Portugal, mas que continuam com procura Ia fora, como a que produz kits de ardósias. Há, também, tecnologia de ponta nacional na Estação Espacial Internacional e pedra portuguesa a revestir o chão do Ground Zero, edifício a construir no local das torres gémeas, em Nova Iorque, e bem assim, no Palácio de Versailles, em Paris, e grés na Sagrada Família, em Barcelona. Temos software a gerir o metro de Londres e os comboios de quase todos os países escandinavos. Exportarmos botões para todo o mundo, produzimos insufláveis para grandes eventos internacionais e casas prefabricadas, de granito, que são um êxito Iá fora, onde são usadas como casa de férias."
 

Sem comentários:

Enviar um comentário