quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MENSAGEM DIRIGIDA A TODA A COMUNIDADE POR S.EXª O SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS E VOTOS ALUSIVOS À QUADRA E NOVO ANO DE 2014 DO CÔNSUL GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA ANTÓNIO INOCÊNCIO - PEREIRA

 
"Caros Compatriotas,
 
 
Nesta Quadra Festiva e em nome da Equipa do Consulado Geral de Portugal na Beira, queria desejar-vos a todos vós e respetivas Famílias os melhores votos alusivos à Quadra e Novo Ano de 2014.
 
Para os Compatriotas de Fé Cristã, queria ainda desejar-vos um Santo Natal, repleto de Luz e Esperança.
 
Em anexo tenho igualmente o prazer de retransmitir a Mensagem dirigida a toda a Comunidade por S.Exa. o Secretário de Estados das Comunidades Portuguesas.
 
Em nome de todos os funcionários deste Consulado-Geral, queiram por favor aceitar as mais fraternas e calorosas saudações,
 
António G. Inocêncio-Pereira
Cônsul-Geral de Portugal na Beira
 
Rua António Enes, 148/149 2º andar
Beira - Moçambique
tel. 00 258 23 32 60 76
fax 00 258 23 32 46 88



"Mensagem de Natal do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
 
 Celebramos por estes dias o Natal e em breve o início de um Ano Novo, o ano de 2014.
 
Festejar  o Natal  é  celebrar  a Família  e por  isso,  cumprindo  aliás  uma tradição que muito me apraz, quero dirigir-me aos Portugueses que estão espalhados pelo Mundo, à grande Família Portuguesa. A contribuição das Comunidades Portuguesas para o presente e futuro de Portugal é da maior imporncia e permite ao nosso País adquirir uma dimensão que de outra forma não teria. Não posso neste momento deixar de fazer uma referência especial aos que, em virtude de situações de dificuldades e carências, se veem hoje obrigados a sair do País não por opção mas por necessidade. Mais jovens e mais velhos, de vários extratos sociais, vários são os Portugueses que se encontram nesta situação. A todos relembro que é essencial informarem-se acerca da realidade que vão encontrar e estarem cientes dos direitos que os assistem, para evitar cair em situações de abuso ou exploração, que desejamos ardentemente evitar.  Consultem  a  campanha  “Trabalhar  no  Estrangeiro   Informe-se antes de partir” e no caso de terem dificuldades não hesitem em recorrer aos postos diplomáticos da vossa área de residência, consulados ou embaixadas, e procurar ajuda. Devem continuar a contar com Portugal, continuarem ligados a Portugal, quer   de   forma   direta,   quer   através   do   relacionamento   com   as Comunidades Portuguesas estabelecidas há mais tempo e conhecedoras da realidade local. Dirijo-me também aos empresários da nossa Diáspora que estão a dar um contributo fundamental para a recuperação da nossa economia. Agradecemos muito o esforço e confiança pois esse contributo é decisivo para o futuro de Portugal. Sendo o Natal a festa da família, não poderia esquecer outros elementos fundamentais  desta  nossa  grande  família:  todos  os  que  trabalham  na nossa rede diplomática e consular, que dão corpo aos nossos serviços e ajudam a transmitir uma imagem de um Portugal moderno. A todos gostaria de agradecer pelo seu trabalho e dedicação, fundamentais para realizar as novas políticas, especialmente as permanências consulares que nos fazem estar mais perto dos portugueses. De igual modo, quero deixar aos homens e mulheres de cultura, aos professores, aos académicos, aos investigadores, aos que promovem a Língua e a Cultura Portuguesas no mundo, o meu reconhecimento e agradecimento pelo seu valioso trabalho. Para terminar, gostaria de deixar uma nota de confiança no futuro que se alicerça em sinais positivos que temos que capitalizar e refoar. No  arranque  do  Ano  Novo  quero  reafirmar  a  enorme  esperaa  que temos para o futuro do nosso Ps.
A todos desejo um Feliz Natal e um Bom Ano de 2014."
 

Sem comentários:

Enviar um comentário