sexta-feira, 13 de setembro de 2013

UNIDO DA ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL APOIA MOÇAMBIQUE COM UM LABORATORIO DE METROLOGIA

"Unido apoia laboratório de metrologia em Moçambique

Ouvir / Baixar
Agência cita benefícios para competitividade, infraestrutura e redução de barreiras comerciais, tidos como obstáculos para desempenho do país nos mercados internacionais.
Inauguração das instalaçoes em Maputo. Foto: Unido
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
A instalação de um laboratório de metrologia em Moçambique foi destacada, esta sexta-feira, pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido. 
No seu site da Internet, a agência indica que o projeto deverá aumentar a competitividade nos setores privado e industrial, além de desenvolver as capacidades do país em matéria de infraestrutura de qualidade.
Benefícios
O reforço do sistema da área, que é dedicada às medições, é tido como fator para promover a confiança dos consumidores e a proteção das empresas locais contra a concorrência desleal.
Os outros benefícios referidos são a redução das barreiras ao comércio e o potencial de ajuda ao país na competição com o sistema de comércio global.
Qualidade
O laboratório faz parte do projeto denominado "Competir com Qualidade", concebido pela Unido e financiado pela União Europeia.
As instalações foram inauguradas pelo presidente moçambicano, Armando Guebuza, na área de Zimpeto, na capital Maputo.
Precisão
Para a agência da ONU, quando acompanhadas por pessoal treinado e capaz as infraestruturas de medição adequada podem permitir que o país realize medições precisas.
O comércio, a indústria e o desenvolvimento económico privado são considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para os planos de redução da pobreza em Moçambique.
Crescimento Inclusivo
Para a agência, o país continua a enfrentar obstáculos para competir nos mercados internacionais devido a deficiências da infraestrutura nacional de qualidade.
As autoridades foram citadas pela prioridade cada vez maior dada à "promoção do crescimento económico inclusivo, através do desenvolvimento de pequenas e médias empresas e da indústria." FONTE NEWS BRIEF

Sem comentários:

Enviar um comentário