sábado, 21 de setembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA PAZ CELEBRA-SE HOJE SÁBADO 21 DE SETEMBRO DE 2013

"Ao celebrar Dia Internacional da Paz, ONU destaca poder da educação para formar cidadãos tolerantes

19 de setembro de 2013 · Destaque
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra
Share

Ban Ki-moon toca o Sino da Paz para marcar o Dia Internacional da Paz. Foto: ONU/Paulo Filgueiras
Ban Ki-moon toca o Sino da Paz para marcar o Dia Internacional da Paz. Foto: ONU/Paulo Filgueiras
A cerimônia do Sino da Paz aconteceu na quarta-feira (18) para comemorar o Dia Internacional da Paz, celebrado todo dia 21 de setembro. No evento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que os países invistam na educação para incentivar as crianças a praticar a cidadania global baseada em valores de tolerância e diversidade.
“Toda criança merece receber uma educação de qualidade e aprender os valores que irão ajudá-los a crescer e se tornar cidadãos globais em comunidades tolerantes que respeitem a diversidade”, disse Ban antes de tocar o Sino da Paz, um presente dado pelo Japão em 1981 para a sede da organização em Nova York.
Este ano, o tema para a data é “Educação para a Paz”. O chefe da ONU lembrou que atualmente 57 milhões de crianças não têm acesso à educação e recordou as palavras da estudante paquistanesa Malala Yousafzai, dizendo que “um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.
Yousafzai foi baleada por integrantes do grupo fundamentalista Talibã no ano passado por frequentar a escola.
“Pela primeira vez em uma década, a ajuda para a educação diminuiu. Precisamos reverter esse declínio, formar novas parcerias e chamar mais atenção para a educação de qualidade”, disse Ban.
Em seu discurso, ele também ressaltou a necessidade de encontrar soluções para os conflitos atuais, em particular a prolongada crise na Síria que já matou mais de 100 mil pessoas.
“O Dia Internacional da Paz é um momento de reflexão, um dia em que reiteramos nossa crença na não violência e pedimos um cessar-fogo global”, afirmou.
Para marcar a data, cerca de 500 estudantes do ensino médio e universitário, incluindo os refugiados de todo o mundo, vão debater sobre o tema deste ano através de uma videoconferência com jovens parlamentares na Missão da ONU no Haiti (MINUSTAH)." FONTE PORTAL DA ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário