sexta-feira, 19 de julho de 2013

LAURENTINA CERVEJA ESCURA DE MOÇAMBIQUE CONSIDERADA A MELHOR DE ÁFRICA POR UM JURI DE 27 JUIZES

"Laurentina melhor cerveja escura de África
Laurentina preta copoA Laurentina, fabricada em Moçambique, é a melhor cerveja escura de África segundo 27 juízes de várias nacionalidades, nomeadamente da Europa e Austrália, que se reuniram no Gana para distinguir as melhores cervejas totalmente preparadas no continente.Mais de cinquenta cervejas africanas disputavam os galardões. O primeiro prémio absoluto foi para a Tanzania.Contudo, a Laurentina Preta arrebatou o Primeiro Prémio da categoria “Cervejas escuras”.
A empresa Cervejas de Moçambique ficou também em segundo lugar na categoria “Fraco Teor Alcoólico”.
O palco da gala da Quarta Convenção IBD africana, num hotel, primava pela originalidade: um ringue de boxe, onde vários pugilistas entretinham os espectadores.Uma cerveja é considerada com fraco teor alcoólico quando tem entre 0,5 e 2 porcento de álcool, de médio teor alcoólico quando apresenta de 2 a 4,5 porcento de álcool, e de alto teor alcoólico quando tem mais de 4,5 por cento de álcool.
A Laurentina é a mais célebre cerveja moçambicana, tendo começado a ser produzida em 1932 pela fábrica Vitória, propriedade de um grego que se estabeleceu na então Lourenço Marques (hoje Maputo) e que contratou um mestre cervejeiro alemão.Contudo, a marca nunca foi registada e, depois da independência de Moçambique, quando o produto denotava algumas deficiências de fabrico, foi registada e produzida em Portugal (até 2001) e África do Sul.
Actualmente, a Laurentina (clara e preta) – popularmente chamada de “Laura” – é fabricada com a receita do seu “pai” grego e comercializada pela Cervejas de Moçambique, que possui unidades fabris em Maputo, Beira e Nampula. Com Lusomonito.ptr" FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário