domingo, 21 de julho de 2013

AÇÚCAR DE MOÇAMBIQUE MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA COMERCIAL CONSIDERA EIU ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT

"SECTOR DE AÇÚCAR CONSIDERADO MODELO DE AGRICULTURA COMERCIAL

21-07-2013 07:32:57

Maputo, 21 Jul (AIM) – A ‘Economist Intelligence Unit’ (EIU) considera que a indústria de açúcar em Moçambique está a servir como um modelo de desenvolvimento da agricultura comercial no país, demonstrando o potencial nacional nesta actividade. No ano passado, a produção de açúcar em Moçambique totalizou 243.538 toneladas, o correspondente a um incremento de 23 por cento em relação a do ano anterior e foi o segundo produto agrícola com maior exportação depois do tabaco.
A EIU reconhece que nos últimos anos, o sector de açúcar em Moçambique tem vindo a atrair investimentos estrangeiros significativos, em resultado dos “baixos custos de produção, vasta disponibilidade de terras e estrutura tarifária favorável, a nível doméstico e no estrangeiro (na União Europeia)”.Actualmente, parte considerável do açúcar produzido em Moçambique é exportado para a União Europeia, onde beneficia de acesso preferencial livre de tarifas aduaneiras e preços garantidos.
Moçambique conta com quatro refinarias de açúcar, maioritariamente controladas pelo grupo sul-africano Tongaat Hulett e que na sua totalidade empregam cerca de 35 mil trabalhadores, sendo por isso um dos sectores com maior mão-de-obra.Segundo escreve a agência de notícias “Macauhub”, projecta-se agora a construção duma quinta refinaria em Mopeia, província central da Zambézia, com as actividades a arrancarem em 2014.A EIU estima que com esses investimentos, a produção de açúcar em Moçambique poderá superar 500 mil toneladas dentro de quatro anos. “A previsão para a produção e exportação de açúcar no período 2013/17 é francamente positiva”, afirma a organização.
O governo lançou em Abril último o Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário 2013/17, que pretende transformar a agricultura de subsistência, predominante no país, em agricultura comercial.
(AIM)MM/mz(AIM)" FONTE SAPO MZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário