sexta-feira, 26 de julho de 2013

ÁGUA PARA OS MORADORES DA GRANDE MAPUTO MOÇAMBIQUE VAI TER APOIO DE USD 178 MILHÕES DO BANCO MUNDIAL


Banco Mundial aprova crédito para setor das águas em Moçambique

Ouvir / Baixar
Quantia de US$ 178 milhões irá ajudar governo a ampliar o acesso à água potável para população que vive na maior área urbana do país, a Grande Maputo; projeto faz parte do Plano de Ação para a Redução da Pobreza.
Capacidade de 120 mil metros cúbicos de água diários.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*
O Banco Mundial aprovou um crédito de US$ 178 milhões para ajudar o governo de Moçambique a ampliar o acesso à água limpa para os moradores da Grande Maputo, a maior área urbana do país.
Segundo o órgão, o projeto deve beneficiar mulheres e meninas que passam um tempo considerável do seu dia em busca de água para as famílias.
Famílias
O diretor do Banco Mundial em Moçambique, Laurence Clarke, disse que o governo central fez progressos estáveis na construção de um sistema de água sustentável.
Clarke ressaltou que o órgão está "feliz em apoiar o projeto, que irá levar beneficiar mais de 100 mil famílias da Grande Maputo." A iniciativa contribui com o Plano de Ação para a Redução da Pobreza 2011-2014.
O terceiro pilar do plano busca melhorar o acesso e o uso da água e estende-se ao acesso ao saneamento seguro. O crédito deve apoiar o governo na construção de instalações de tratamento de água de 60 mil metros cúbicos diários, transportada a partir da barragem de Corumana.
Saúde e Clima
A verba também deve ser aplicada na construção de 93 km de um cano de transmissão, com capacidade de 120 mil metros cúbicos de água diários, além de reservatórios, estações de bombagem e outras obras.
O Banco Mundial lembra que Moçambique é vulnerável a ciclones tropicais periódicos durante o verão e o projeto promove a criação de um sistema de água resiliente ao clima.
A falta de água potável e o fraco saneamento causam doenças como a diarreia, responsável por 17% das mortes de crianças moçambicanas menores de cinco anos.
*Apresentação: Eleutério Guevane." FONTE NEWS BRIEF.

Sem comentários:

Enviar um comentário