quinta-feira, 2 de junho de 2011

TETE EM NOTICIAS

"TETE – CURTAS - Paulo Zucula inspecciona estado da linha de Sena
O MINISTRO dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, visitou de 28 a 30 de Maio último, a província de Tete, onde se inteirou do actual estado da linha férrea de Sena, no troço da terminal de Moatize até ao Posto Administrativo de Dôa, distrito de Mutarara.Maputo, Quinta-Feira, 2 de Junho de 2011:: Notícias . O titular da pasta dos Transportes e Comunicações, percorreu a ferrovia escalando sucessivamente as estações de Kambulatsitsi, Necungas, Mecito, Chueza e Dôa. Ainda em Tete, Paulo Zucula, visitou as zonas de Nhaliculi, distrito de Changara, nas proximidades do Km-18, cruzamento para o Songo e em Nhaodza, em Boroma, onde estão em curso estudos de viabilidade para a transferência do aeroporto de Chingodzi dentro dos próximos dois anos. De salientar que neste troço da ferrovia que a partir de Julho próximo vai servir para o escoamento de carvão mineral produzido no âmbito do Projecto Carvão de Moatize, até ao Porto da Beira, estão na fase conclusiva as obras da sua reabilitação.
Bombas pedestais para agricultores de Angónia
Maputo, Quinta-Feira, 2 de Junho de 2011:: Notícias . No distrito de Angónia, ao norte da província de Tete, o governo local acaba de alocar a igual número de agricultores, 675 bombas pedestais que estão a irrigar aproximadamente 270 hectares para a produção agrícola de hortícolas, milho e batata reno nesta segunda época da campanha agrícola. Este ano, segundo o director distrital dos Serviços Económicos, em Angónia, Jerson Nunes, mais outras 150 bombas serão adquiridas e distribuídas a igual número de camponeses em diversas localidades daquela região, o celeiro da província em termos de produtos agro-pecuários. Com a afectação destes insumos e apesar do registo de irregularidades da queda de chuvas durante 17 dias do mês de Fevereiro último, a presente campanha agrícola não foi afectada significativamente, prevendo-se uma boa colheita, estimada em cerca de 391.945,8 toneladas de produtos diversos.
Faltam meios para fiscalização florestal. Maputo, Quinta-Feira, 2 de Junho de 2011:: Notícias . Fiscais dos serviços distritais de Agricultura e programa Tchuma Tchatu, no distrito de Zumbu, a nordeste da província de Tete, estão a enfrentar dificuldades da falta de meios circulantes e armas de fogo, para o exercício da sua actividade ao longo da mata e na faixa fronteiriça com a Zâmbia, por onde são contrabandeados diversos produtos furtados no país. O administrador do distrito de Zumbu, Bemane de Sousa, disse ao nosso Jornal que a maior parte dos furtivos escalam armados as matas pela madrugada para o abate dos animais selvagens como é o caso de elefantes e rinocerontes para a extracção das suas pontas e madeira preciosa que depois são vendidos na Zâmbia, Angola e noutros países da região dos Grandes Lagos. O nosso entrevistado disse, por outro lado, que contribui igualmente para o fracasso da actividade de fiscalização nas reservas de Zumbu, o estado de degradação das vias de acesso rodoviário que não permitem a circulação normal de veículos.
Macanga tem mais água potável
Maputo, Quinta-Feira, 2 de Junho de 2011:: Notícias . Mais 15 fontes de abastecimento de água potável foram abertas até finais do ano passado nas localidades de Chidzolomondo, Furancungo, Namadende e Gandali, no distrito de Macanga, beneficiando cerca de 3.750 habitantes. O administrador de Macanga, Alexandre Faite, informou ao “Notícias” que estas fontes foram abertas em colaboração com algumas organizações não-governamentais nacionais e internacionais, instituições religiosas nomeadamente, Total Land Care, Igreja Adventista do Sétimo Dia e a empresa Mozambic Leaf Tobacco. Ainda no concernente ao melhoramento do sistema de abastecimento de água à população rural, foram reparadas, durante o ano passado, oito fontes nos povoados de Campila e Dique, no Posto Administrativo de Chidzolomondo e nos bairros de Tchanjali e Nchiza, na vila de Furancungo. Com estas unidades de abastecimento de água potável, Macanga, passa a contar com uma rede constituída por 215 fontes de fornecimento do precioso líquido no meio rural, para além de um pequeno sistema de abastecimento de água instalado na vila sede distrital. " Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Publicar um comentário