segunda-feira, 18 de abril de 2016

VICTOR BORGES, GOVERNADOR DA PROVINCIA DE NAMPULA, , PROCEDEU À ENTREGA DE EQUIPAMENTOS E LICENÇAS AOS PESCADORES ARTESANAIS E SEMI - INDUSTRIAIS DA PROVINCIA DE NAMPULA,EXPLICOU SER IMPORTANTE GARANTIR A EFICIÊNCIA DAS OPERAÇÕES LEVADAS A CABO PELAS EMBARCAÇÕES LICENCIADAS, PREVENDO ASSIM CAPTURAR 52 MIL TONELADAS DE PESCADO.

A PROVÍNCIA de Nampula vai capturar na presente época, aberta oficialmente no início da semana passada, cerca de 52 mil toneladas de pescado diverso, facto que permitirá aos operadores do sector um encaixe de cinco mil milhões de meticais.
De acordo com o governador de Nampula, Victor Borges, que dirigiu, a nível provincial, a cerimónia do lançamento oficial da campanha de promoção da pesca e aquacultura do presente ano, em Moma, são cerca de 80 mil os operadores de pesca arrolados na região.
No ano passado, a província de Nampula conseguiu 40 mil toneladas de pescado diverso. O governador Victor Borges diz haver a necessidade de incrementar os volumes de captura com o objectivo de assegurar o aumento da renda por parte dos pescadores, em resultado da comercialização de produtos marinhos.
O outro objectivo é de contribuir para a redução dos altos índices de desnutrição crónica que afecta a população da província mais habitada do país, com cerca de um quarto da população global.
A estratégia do Governo para o sector dá enfoque à disponibilização de motores para o equipamento de  barcos de pesca usados pelos pescadores artesanais e o licenciamento de operadores do sector semi-industrial, além da promoção da aquacultura.
Na análise das autoridades governamentais da província de Nampula, o ideal é promover o aumento dos volumes de pescaria a nível das cem mil toneladas até ao fim do presente quinquénio de governação. Por outro lado, consideram que acções concretas devem ser desenvolvidas para o alcance das metas, tendo em conta a necessidade de assegurar o consumo por pessoa de 20 quilogramas de pescado por ano.
O primeiro gesto que traduz a vontade do Executivo de Nampula de promover o aumento do volume de pescado na presente época foi a entrega de três motores com capacidade de 40 cavalos, o que permitirá aos pescadores operar em mar aberto, onde se acredita haver mais disponibilidade deste recurso.
Alias, na sua mensagem por ocasião do lançamento da campanha de promoção da pesca e aquacultura, a Associação dos Pescadores Artesanais de Nampula, representada pelos seus homólogos de Moma, pediu ao Governo para apoiar a motorização da pesca nesta região do país.
Victor Borges, que procedeu à entrega dos equipamentos e licenças aos pescadores artesanais e semi-industriais na província de Nampula, explicou ser importante garantir a eficiência das operações levadas a cabo pelas embarcações licenciadas.
A província de Nampula conta neste momento com nove mil embarcações a operar no mar e nas águas interiores, praticando a pesca artesanal e semi-industrial. Estas fazem parte das cerca de 40 que as autioridades do sector registataram no ano passado.
Relativamente à aquacultura, o governo de Nampula promete colocar à disposição dos diferentes grupos sociais da província meios para a abertura de tanques piscícolas. Para o efeito, em Moma, foram entregues meios a uma associação constituída por pessoas de vários extractos sociais e que apostam na aquacultura como actividade para a captação de receitas e segurança alimentar e nutricional."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

1 comentário:

  1. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer
    quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para
    fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o
    empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo
    entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você
    também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start
    up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly
    apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our
    email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this
    email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderEliminar