quinta-feira, 21 de abril de 2016

TETE MOÇAMBIQUE ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL PROJECTA-SE EXPANSÃO PARA AS ZONAS RURAIS

INICIAM este ano as obras de construção de três novos estabelecimentos do Ensino Técnico-Profissional em igual número de distritos da província de Tete, no âmbito dos esforços do Governo de aproximar, cada vez mais, este tipo de ensino às comunidades rurais.
Com efeito, o Executivo provincial de Tete está a trabalhar na identificação, o mais urgente possível, dos três distritos nos quais serão edificados os referidos estabelecimentos de ensino.
O director provincial do Ensino Técnico-Profissional, Joaquim Meque, disse ao nosso Jornal que há dias uma comissão criada que, para além da sua instituição, integra as direcções provinciais da Agricultura e Segurança Alimentar e da Indústria e Comércio esteve reunida para a identificação dos locais para a construção das escolas projectadas.
 “A nossa intenção, como Governo, é de alargar a rede de escolas do Ensino Básico Profissional aos distritos para permitir a formação de jovens para a promoção do auto-emprego no seio das comunidades” - disse Joaquim Meque.
Nos referidos estabelecimentos do Ensino Técnico-Profissional, segundo afirmou, os alunos vão aprender matérias relacionadas com artes e ofícios que, no final da sua formação, vão lhes dotar de capacidade para o emprego directo e/ou geração de auto-emprego no seio das comunidades.
O nosso interlocutor destacou o facto de o país deparar com o problema da falta de postos de emprego, sendo que estas escolas vão contribuir para a diminuição dessa carência, uma vez que, segundo afirmou, os alunos no final sairão com um nível que lhes permitirá aprender o saber fazer as coisas.
“É exactamente o que o Governo tenciona, porque com os conhecimentos adquiridos os graduados estarão munidos de ferramentas para o seu emprego e auto-emprego, possibilitando a mudança de estilo de vida nas comunidades rurais”, frisou o director provincial do Ensino Técnico-Profissional de Tete.
A par da projecção de novos estabelecimentos do ensino técnico-profissional, deverão arrancar dentro em breve as obras de reconstrução e reequipamento das salas de oficinas do Instituto Industrial de Matundo, na província de Tete, onde foi elaborado o esboço completo para o efeito.
“Recentemente uma equipa do Ministério de Ensino Técnico-Profissional e Tecnologia, chefiada pelo respectivo ministro, esteve em Tete e visitou as instalações onde funciona o Instituto Industrial de Matundo”- disse Meque.
Explicou que no final da visita, o titular da pasta de Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, orientou para a necessidade urgente de elaboração de um plano concreto para a reabilitação daquele estabelecimento por fases, começando pelas oficinas que é a parte crucial.
“Vamos comprar novos equipamentos para as oficinas de aulas práticas dos alunos e imprimir uma nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem com o novo currículo a ser introduzido naquele tipo do Ensino Técnico-Profissional” - explicou Joaquim Meque.
BERNARDO CARLOS"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

1 comentário:

  1. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer
    quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para
    fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o
    empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo
    entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você
    também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start
    up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly
    apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our
    email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this
    email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderEliminar