terça-feira, 19 de abril de 2016

PAZ EM MOÇAMBIQUE, OS 9.000 MOÇAMBICANOS A RESIDIREM NA ALEMANHA OS SEUS PROBLEMAS E AS SUAS EXPECTATIVAS A QUANDO A VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI AQUELE PAIS

A VISITA oficial que o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, realizada hoje e amanhã à República Federal da Alemanha é aguardada com enorme expectativa pela comunidade moçambicana residente naquele país, segundo afirmou o deputado Rui Sixpence Conzane, da bancada da Frelimo pelo círculo eleitoral da Europa e do resto do mundo.
Rui Conzane disse que os moçambicanos residentes na Alemanha encaram esta visita do Presidente da República como uma oportunidade ímpar para manifestarem directamente ao Chefe do Estado, na qualidade de Chefe do Governo, a sua preocupação com relação à paz no país, manifestarem o seu desejo de participar no processo de desenvolvimento económico de Moçambique e falarem sobre a sua integração, entre outras inquietações.
“Nós moçambicanos residentes na Alemanha olhamos para esta visita como uma oportunidade ímpar. Quando o Presidente da República era candidato visitou a Alemanha e foi recebido pela comunidade moçambicana com muita euforia. Na altura nos identificámos com o seu manifesto eleitoral e hoje vemos os resultados que estão a ser alcançados com a implementação desse manifesto como Programa Quinquenal do Governo”, disse o parlamentar, sublinhando que com a vista os moçambicanos residentes naquele país sentem-se galvanizados a darem o seu contributo ao país, de diversas formas.
Afirmou que nesta visita o Presidente da República vai ter a oportunidade de interagir directamente com a comunidade moçambicana residente na Alemanha, facto que considerou de grande importância e significado.
“Consideramos a visita do Chefe do Estado como sinal de atenção que o Governo dá à diáspora moçambicana, no geral. Para nós esta visita constitui uma oferta muito importante, pois não é fácil, no contexto de um programa muito intenso, que o Presidente da República reserve um tempo para interagir com a comunidade. Isso é sinal inequívoco da importância e valor que o Chefe do Estado confere à própria diáspora”, disse.
Rui Conzane afirmou que a comunidade moçambicana residente na Alemanha entende que no lugar de somente apresentar preocupações a interacção com o Presidente da República constitui, acima de tudo, uma ocasião soberana para a reafirmação do seu desejo de investir no país, no quadro do chamamento para participação no processo de desenvolvimento em curso.
“Os moçambicanos residentes na Alemanha vão pedir ao Chefe do Estado para que os ajude na questão da sua integração na Alemanha, falando com as autoridades governamentais deste país para se ver até que ponto podem facilitar este processo. Vão também dar a sua contribuição sobre a paz em Moçambique, que é uma das suas grandes preocupações, abordar a possibilidade de terem DUAT’s para uso e aproveitamento de terra e oportunidades para constituírem parcerias, tanto no país como com empresários alemães dentro da própria Alemanha. Irão falar sobre a questão do Bilhete de Identidade e passaporte biométrico, entre outros assuntos”, explicou.
No que se refere à vida do país, no geral, o deputado indicou que os moçambicanos residentes na Alemanha, cujos registos apontam para nove mil, acompanham a par e passo todos os desenvolvimentos, incluindo as mudanças em curso, através dos meios de comunicação de massas e das tecnologias de informação e comunicação, particularmente a internet.
A maioria dos nove mil moçambicanos oficialmente registados como sendo residentes na Alemanha trabalha em empresas de construção e os restantes estão ligados à gastronomia e são donos de pequenas empresas, algumas das quais já operam no país. Segundo Rui Conzane, muitos têm manifestado o desejo de regressar à sua terra natal, mas receiam o clima de tensão político-militar prevalecente."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

1 comentário:

  1. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer
    quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para
    fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o
    empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo
    entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você
    também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start
    up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly
    apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our
    email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this
    email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderEliminar