quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SOFALA, MOÇAMBIQUE PROMOVE ATRACÇÃO DE INVESTIMENTOS

O GOVERNADOR de Sofala, Félix Paulo, aponta a atracção de investimentos para a reabilitação de alguns empreendimentos históricos no campo económico como um dos grandes desafios da província para o próximo ano. 
Falando em Nhamatanda, a fonte indicou que maior atenção deve ser focalizada na atracção de investimentos para a reactivação da Companhia do Búzi, Motel Estoril, Grande Hotel, Casa dos Bicos e no melhoramento das estradas do interior da região.
Para o governante, neste período atenção particular também deverá ser dada ao aumento e melhoria da capacidade técnica de prevenção e mitigação do conflito Homem/fauna bravia, garantia da segurança alimentar e nutricional, circulação de produtos por via da comercialização e ao aproveitamento da cadeia de valor do pescado.
De igual modo, exigiu esforços na Administração Pública e da Justiça na formação e capacitação dos recursos humanos da Função Pública, sobretudo nos distritos, promovendo o fomento habitacional, construção de casas para jovens e reduzir os índices de crime contra propriedade e pessoas, com realce para os mais violentos, incluindo acidentes de viação.
Em relação aos assuntos transversais, Félix Paulo referiu que Sofala deve virar atenção no combate à erosão e às queimadas descontroladas, garantir aspectos de mudanças climáticas nos planos de actividades e continuar a criar e revitalizar Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades.
Porém, reconheceu que, não obstante as importantes acções realizadas no ano passado, ainda há muito por fazer em todos os quadrantes da província de Sofala do norte ao sul, da costa ao interior e das zonas rurais às cidades na execução do programa quinquenal do Governo e do Plano Estratégico da região.
Nesta conformidade, o governante orientou que ao nível de desenvolvimento humano e social deve concentrar-se nas acções para a mitigação e prevenção do HIV e SIDA, a promoção do emprego e auto-emprego no seio da população activa, construção de mais salas de aula, afectação de mais professores para a redução dos rácios aluno/turma e aluno/professor, construção de mais unidades sanitárias, afectação de pessoal médico e aumento do número de partos institucionais.
Tudo isto, no seu dizer, enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento da província de Sofala para o período 2010-2020, que descreveu como um instrumento de consulta obrigatória na planificação e execução das actividades do Governo Provincial, governos distritais, sociedade civil e parceiros de cooperação.
Horácio João"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário