quinta-feira, 4 de setembro de 2014

JOSÉ AUGUSTO DUARTE, EMBAIXADOR DE PORTUGAL EM MOÇAMBIQUE, ACREDITA QUE O REGRESSO DO PRESIDENTE DA RENAMO AFONSO DHLAKAMA, "RENOVARÁ CONFIANÇA DOS INVESTIDORES"

"Regresso de Dhlakama «renovará confiança dos investidores», acredita embaixador português
 
O embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte, consider «fundamental» a garantia de estabilidade dada hoje pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, durante o seu reaparecimento, em cumprimento do acordo de cessar-fogo.
O líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, reapareceu hoje nas matas da serra da Gorongosa, na província de Sofala (centro de Moçambique), e garantiu que vai cumprir o acordo de cessar-fogo.
«A estabilidade é absolutamente fundamental para complementar a confiança dos investidores externos, como para a população moçambicana, que necessita de emprego e desenvolvimento», declarou à Lusa, José Augusto Duarte em Chimoio, Manica, centro de Moçambique, que integrava a delegação dos embaixadores que negociou a viagem do líder da Renamo a Maputo.
Portugal é desde 2008 um dos três principais investidores em Moçambique, sendo de entre os investidores externos, o que mais emprego cria no pais.
Para José Augusto Duarte, o reaparecimento hoje do líder da Renamo demonstra «um passo bem dado» para a paz e estabilidade de Moçambique, que o diplomata considerou necessário para a prosperidade da democracia e de Estado de Direito, e benéfica para o próprio povo moçambicano.
Contudo o embaixador luso em Moçambique afiançou ser necessário aproximar as partes, o Governo e a Renamo, para uma reconciliação para a construção de uma confiança, no sentido do pais avançar, com a convicção de que todos fazem parte dele.
«Os embaixadores foram convidados por Afonso Dhlakama, e vieram com a concordância do Presidente (da República, Armando) Guebuza. Houve pactos de medida de segurança e de construção da confiança, que é necessário reconquistar, para a reconciliação entre todos», disse José Augusto Duarte.
Entretanto o diplomata português, disse esperar que a transmissão de confiança dada por Afonso Dhlakama, também pelo Governo, se traduzam em atos, «com execução da diferença de opiniões na cena democrática e com as leis instituídas».
Uma delegação que integrava os embaixadores de Portugal, Itália, Estados Unidos, Botsuana e a comissária da Grã-Bretanha acompanharam hoje o reaparecimento do líder da Renamo, nas matas da Gorongosa, para um encontro, sexta-feira com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza.
Lusa"
FONTE: NEWS BRIEF

Sem comentários:

Enviar um comentário