domingo, 7 de setembro de 2014

CABO VERDE SOBE OITO POSIÇÕES NO RANKING MUNDIAL DA COMPETITIVIDADE, ESTÁ EM 114º LUGAR, PORTUGAL EM 36º, BRASIL 57%,

"ECONOMIA

A SEMANA :

Cabo Verde sobe oito posições no ranking mundial da competitividade 05 Setembro 2014

Cabo Verde subiu oito lugares, passando de 122ª para 114ª posição do ranking mundial de competitividade divulgado pelo Fórum Económico Mundial. Entre os países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), Cabo Verde surge à frente de Angola, Timor Leste e Moçambique. Já Portugal ocupa a 36ª posição e o Brasil a 57º.

Cabo Verde sobe oito posições no ranking mundial da competitividade
A melhoria da performance de Cabo Verde deveu-se aos bons resultados obtidos em alguns dos doze pilares do ranking de competitividade mundial, designadamente a nível do ambiente institucional (66º lugar em 144 países), ensino superior (89º) e infra-estruturas (104º). Mas perde terreno em áreas como eficiência do mercado de trabalho (126º lugar), pela fraca robustez do mercado financeiro (115º) e sobretudo pela pequenez do seu mercado, que aparece no último lugar do ranking.
O Fórum Económico Mundial coloca Cabo Verde ainda na 91ª posição no pilar requisitos básicos, 106º a nível do ambiente macro-económico e 57º na área da Saúde e Educação Primária. De referir que o Relatório de Competitividade Global 2014-2015 é liderado pela Suíça (1º), Singapura (2º) Estados Unidos (3º), Finlândia (4º) e Alemanha (5º). É lançado num momento em que a economia global parece estar, finalmente, a deixar para trás o pior e a maior crise financeira e económica dos últimos 80 anos.
Grande parte do crescimento recente é fruto de políticas monetárias ousadas em países como os Estados Unidos, Japão e Reino Unido, diz o documento com 565 páginas. Entretanto, os cenários geopolíticos tensos em algumas regiões podem ter efeitos negativos e consequências para as perspectivas económicas mundiais. Este relatório propõe ajudar os países a compreender os seus pontos fortes e fracos e assim moldar agendas económicas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades."
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário