sábado, 3 de agosto de 2013

MONTEPIO GERAL DE PORTUGAL PASSA A DETER 45% DO BANCO TERRA DE MOÇAMBIQUE

"Economia
 

Aprovado investimento do Montepio no Banco Terra


A Caixa Económica Montepio Geral acaba de receber a aprovação da sua Assembleia-Geral para investir no Banco Terra, em Moçambique. O investimento é parte de um programa de reestruturação e reforço do capital social do Banco Terra que irá habilitar o Montepio a deter até 45 por cento das acções deste banco moçambicano. Maputo, Sábado, 3 de Agosto de 2013:: Notícias                  
Segundo soubemos, este projecto de investimento financeiro está, contudo, ainda sujeito à aprovação pelas entidades reguladoras competentes.Os actuais accionistas do Banco Terra – o Rabobank, o Norfund e a Gapi-SI já tinham aceite a oferta de investimento apresentada por aquele banco sedeado em Lisboa, por a terem considerado como a melhor proposta para prosseguir e consolidar o projecto de estabelecimento em Moçambique, de um banco empenhado no financiamento às pequenas e médias empresas, priorizando os agro-negócios e fortalecendo a sua actuação no segmento de retalho.
Uma vez concluída a aprovação da entrada do Montepio no Banco Terra pelas autoridades reguladoras, o Rabobank já manifestou o seu compromisso em também investir no aumento de capital de forma a deter uma participação de igual percentagem à do Montepio.
Os outros dois accionistas – o Norfund e a Gapi, SI mantêm a participação no Banco Terra, reiterando o seu compromisso com a missão desta instituição financeira.
Todos os investidores envolvidos nesta negociação subscrevem um compromisso de melhoria da qualidade dos serviços a prestar aos seus clientes, bem como de responder à estratégia de desenvolvimento do sector financeiro moçambicano conforme recentemente aprovada.Refira-se que o Grupo Rabobank é composto por um banco de centro, o Rabobank Netherlands e mais 139 bancos cooperativos locais, além de um subgrupo bancário internacional, o Rabobank International. Como uma autêntica cooperativa, o Grupo Rabobank serve os seus clientes/membros e tem como missão criar valor para os clientes/membros, funcionários e comunidades através de um relacionamento de longo prazo.O grupo presta toda a gama de serviços financeiros, fundados em princípios cooperativistas. Com as suas raízes e sede na em Utrecht, Holanda, o Rabobank está hoje representado em 47 países em todos os continentes, contando com mais de 10 milhões de clientes, cerca de 60 mil funcionários, sendo uma autoridade de renome na área das finanças agrícolas e é um dos muito poucos bancos que goza de um rating.
Já o Norfund, também conhecido como o Fundo de Investimento Norueguês para os Países em Desenvolvimento, contribui com capital de risco para actividades em países em desenvolvimento, financiando as quais áreas não são financiáveis pela ajuda tradicional, ou que, não atractivas para a banca comercial clássica
A descrição do mandato do Norfund contém um requisito implícito que é as suas operações contribuírem ou criarem algo mais do que seria, doutra forma, criado através do mercado.
A GAPI-SI é uma instituição financeira que opera desde 1990 com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento económico e social de Moçambique. A sua actividade está assente numa parceria pública-privada, que promove o empreendedorismo e melhora a solvabilidade dos empresários nacionais, intervindo prioritariamente nas zonas rurais, combinando recursos financeiros e formação de capital humano. A GAPI-SI tem como missão contribuir para a criação de um sistema financeiro mais integrado, promovendo a melhoria das condições de solvabilidade das pequenas e médias empresas e das organizações baseadas na comunidade.A GAPI-SI concebe e implementa programas de desenvolvimento integrado que contemplam as necessidades de gestão de negócios, criação e consolidação de instituições empresariais e acesso a serviços financeiros. E esta instituição está presente em todo o território nacional através de uma rede de balcões com uma equipa de 84 técnicos que trabalham em 40 distritos. A Caixa Económica Montepio Geral - Montepio é uma reconhecida instituição bancária europeia que no passado já actuou em Moçambique.Fundada em 1844, o seu negócio concentra-se na intermediação de retalho, através da captação de recursos de clientes de pequena e média poupança e da concessão de crédito a particulares, micro-empresas, PME, empresários em nome individual e instituições do terceiro sector.Esta é uma instituição detida por uma associação mutualista pertencente aos seus associados e onde, de acordo com os primórdios do mutualismo, os lucros assinalados pela caixa económica em cada ano são utilizados nas obras da associação mutualista, que se destinam à protecção da saúde e reforma dos seus associados.
O Montepio e o seu grupo de organizações oferecem um valioso capital de confiança constituído ao longo de mais de 172 anos de serviço à sociedade portuguesa, assumindo a dupla qualidade de mutualidade e instituição financeira.Enquanto instituição do sector da economia social, o Montepio coloca o progresso económico ao serviço dos associados, dos clientes e da comunidade, prossegue um crescimento sustentável e desafia o futuro determinado a apoiar as famílias, os agentes económicos e os projectos empreendedores." FONTE JORNAL NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário