sábado, 25 de fevereiro de 2012

VALTER VELTRONI DISTINGUIDO COMO CIDADÃO HONORÁRIO DO MAPUTO RECONHECIMENTO PELAS OBRAS DE BENEFICIÊNCIA NA CAPITAL COM EM OUTROS CANTOS DE MOÇAMBIQUE

"Maputo homenageia antigo edil de Roma . O ex-Presidente do município de Roma, político e escritor italiano Valter Veltroni foi distinguido na quinta-feira, com o título “Cidadão Honorário do Maputo”, em reconhecimento aos seus feitos em obras de beneficência, não só na capital moçambicana como também em outros cantos de Moçambique. Maputo, Sábado, 25 de Fevereiro de 2012:: Notícias . A distinção de Veltroni, que se encontra a efectuar uma visita a Moçambique, teve lugar na sede do Conselho Municipal da Cidade do Maputo, numa cerimónia que contou com a presença de diversas individualidades nacionais e estrangeiras.Falando durante o evento, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade do Maputo, David Simango, enalteceu o empenho do agora “cidadão honorário” em prol da melhoria das condições de vida da população desta urbe e não só.Dos feitos de Veltroni, segundo Simango, citado pela AIM, destacam-se a construção de uma escola em Guava, no distrito de Marracuene, com fundos recolhidos nas escolas romanas, e de um centro de acolhimento de idosos em Magoanine, para além do apoio na restauração do Infantário 1º de Maio.“Veltroni foi um grande impulsionador da cooperação entre Roma e o município do Maputo”, disse Simango, frisando esperar que esta relação se fortifique, não obstante a crise financeira que afecta a Itália e outros países europeus.
Segundo o edil do Maputo, para os moçambicanos, Roma representa a paz, pois foi nesta cidade onde, em 1992, os moçambicanos ultrapassaram as suas diferenças e estabeleceram a reconciliação, com a assinatura do Acordo de Paz que pôs fim cerca de 16 anos de conflito armado.“Este título simboliza que a porta está sempre aberta para os nossos amigos. Simboliza o nosso reconhecimento da amizade estabelecida, bem como expectativa de que nos possa visitar muito mais vezes”, disse Simango.
Por sua vez, o antigo presidente do município de Roma elogiou o gesto, vincando que, com este título, sente Maputo como a sua segunda casa.“Permita-me considerar Maputo uma segunda casa”, disse Veltroni no seu discurso de agradecimento.
Na ocasião, ele enalteceu o espírito enraizado nos moçambicanos de tudo fazerem “sempre olhando para o futuro”, daí o segredo do sucesso que vem se registando.
Veltroni garantiu que a sua colaboração com as autoridades municipais de Maputo e com os munícipes em geral vai continuar. Acima de tudo, esta amizade existente já vem se desenhando para aspectos económicos que estão unindo os dois povos e países. Veltroni referia-se ao envolvimento da companhia petrolífera italiana ENI na pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos em Moçambique e que já resultou na descoberta de enormes depósitos de gás natural."Fonte Jornal NOTICIAS. 

Sem comentários:

Enviar um comentário