terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PORTO DA BEIRA MOÇAMBIQUE CONCLUIDO TERMINAL PROVISÓRIO DE CARVÃO

"Porto da Beira: Concluído terminal provisório de carvão
FOI concluído ontem com sucesso o primeiro ensaio do carregamento de carvão mineral no terminal provisório, especialmente erguido no Porto da Beira, em Sofala. A infra-estrutura, equipada com tecnologia de ponta, tem capacidade anual para manusear seis milhões de toneladas do minério.
Maputo, Terça-Feira, 28 de Fevereiro de 2012:: Notícias . Para tal efeito, um navio com capacidade de transportar até 35 mil toneladas e baptizado com o nome de “BulK Zambeze” zarpou na manhã de ontem daquele recinto ferro-portuário até ao alto-mar para baldear o minério numa outra embarcação de maior dimensão do tipo “Panamax”, dotada para escoar acima de 60 mil toneladas. Trata-se do carvão extraído no distrito de Moatize, em Tete, pela companhia brasileira Vale Moçambique e que se destina à exportação no mercado asiático.O facto acontece numa altura em que se multiplica o escoamento de carvão pela Linha de Sena, havendo já grandes quantidades deste mineral no Porto da Beira, enquanto a operadora Rio Tinto se prepara para entrar nesta acção a partir de Março próximo. Falando ontem ao “Notícias” na Beira, o Chefe do Departamento de Marketing e Vendas na Cornelder de Moçambique, Félix Machado, precisou que antes desta operação-experimental do terminal provisório de carvão a entidade gestora do Porto da Beira realizava a mesma actividade como alternativa, com investimentos próprios para acomodar a vinda dos primeiros navios para o transporte de carvão.Na base do embarque por via de banheiras soubemos ainda que o Porto da Beira já manuseou mais de 246 mil toneladas de carvão mineral da Vale Moçambique para o mercado externo, entre Agosto e Janeiro passados, representando um significativo incremento no Produto Interno Bruto (PIB) no país. Mesmo com a entrada em funcionamento do terminal provisório de carvão, conforme reza o acordo firmado entre a Cornelder de Moçambique e a Vale Moçambique, a carga vai continuar a ser manuseada manualmente no Porto da Beira.Contudo, Félix Machado reconheceu que a sua instituição tem plena consciência de que a capacidade instalada no Porto da Beira, especificamente para o carvão, não é suficiente para o manuseamento de todo o minério que existe tanto em Tete, como na região da África Austral, pois, na sua óptica, o vizinho Zimbabwe também está à procura de um porto para efectuar igual exportação.Reafirmou que mesmo que a autoridade competente, a Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, consiga encontrar parceiros e construa a futura terminal de carvão projectada para manusear 20 milhões de toneladas por ano e adicionadas às actuais seis milhões, o Porto da Beira não terá capacidade.Horácio João" Fonte Jornal NOTICIAS.

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