sábado, 3 de julho de 2010

TETE - 3 MOATIZE O CARVÃO COMEÇA A MEXER!

"Exploração de carvão : Inicia pré-operação na mina de Moatize

ARRANCARAM, quarta-feira, na vila de Moatize, distrito do mesmo nome na província de Tete, as actividades de preparação do terreno para a exploração do carvão, com a abertura da primeira cova da mina que até ao fim do primeiro semestre do próximo ano deverá colocar o produto no mercado. Maputo, Sábado, 3 de Julho de 2010:: Notícias
Num acto testemunhado pela ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, e pelo governador da província de Tete, Alberto Vaquina e líderes comunitários, foram efectuadas as primeiras movimentações dos camiões, responsáveis pela preparação do terreno para a exploração mineira.
Galibo Chaem, presidente da empresa Vale de Moçambique, assegurou que a mina de carvão de Moatize, com uma capacidade nominal de produção de 11 milhões de toneladas de carvão metalúrgico e térmico por ano, a meta é tirar as primeiras toneladas de carvão em Julho de 2011 para o mercado.
Por seu turno, a ministra dos Recursos Minerais, afirmou que o Governo de Moçambique quer ver á Vale a cumprir com os acordos estabelecidos em finais de 2004, aquando da assinatura de memorando de concessão das áreas de exploração carbonífera da extinta empresa Nacional de Carvão de Moçambique (CARBOMOC).
“Viemos para dizer a Vale, que continue com o dinamismo demonstrado desde o início do processo para dizer aos moçambicanos que olhem para este projecto, como seu e que valorizem-no. Aqueles que têm o privilégio de estarem aqui a trabalhar, que dignifiquem a oportunidade que este empreendimento está a dar e saber que é necessário muito trabalho e dedicação. Acredito que para cada um de vocês presentes aqui vai ser capaz de superar os desafios que a actividade impõe”, apontou Esperança Bia."



Por seu turno, Alberto Vaquina, governador de Tete, referiu que se abre uma oportunidade de emprego para os cidadãos moçambicanos, em particular aos filhos da província de Tete.



Bernardo Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário