sexta-feira, 30 de julho de 2010

PORTUGAL E MOÇAMBIQUE - 1

"Numa iniciativa privada Moçambicanos formam-se em hotelaria e turismo em Portugal

30/07/2010
Domingos Mossela, da AIM, em Lisboa
Sete jovens moçambicanos ligados a área de hotelaria e turismo encontram-se a estagiar no Marriot Hotel Lisboa, em Portugal, no âmbito da melhoria contínua da qualidade de serviços no sector hoteleiro em Moçambique.
Trata-se do primeiro grupo recrutado em Maputo para um estágio de seis meses, ao abrigo do Convénio de Cooperação Técnica rubricado em Abril de 2010 entre o Marriot Hotel Lisboa e a Associação Cívica Casa de Moçambique, com sede em Portugal. Antes do recrutamento, os jovens frequentaram cursos básicos de hotelaria na Escola Andalucia, em Maputo.
Ao abrigo do entendimento, cabe à Casa de Moçambique o encaminhamento de formandos para estágio no Marriot; tratamento de documentação dos formandos oriundos de Moçambique; articulação com o Ministério do Turismo em Moçambique, assinar, como parte interveniente, o termo de compromisso para todos os candidatos aceites para estagiar no Marriot, entre outras acções.
O Convénio de Cooperação Técnica, já apresentado ao Ministério moçambicano do Turismo e que o avalizou, prevê, entre outras acções, a capacitação de quadros de Direcção e profissionais no sector hoteleiro, capazes de garantir uma gestão racional dos recursos e concorrer com dinamismo para a promoção de uma imagem prestigiada de Moçambique, como destino turístico.
Segundo o convénio, a Casa de Moçambique e o Marriot estão conscientes da importância da indústria hoteleira para economia como gestora de receitas e de postos de emprego.
É nesse contexto que está previsto para breve a assinatura de Acordo de Colaboração entre o Ministério do Turismo e a Casa de Moçambique, que vai definir o âmbito de intervenção do MITUR nas acções de formação ao abrigo do convénio em causa.
Ao abrigo do Acordo de Colaboração, a Casa de Moçambique e o Ministério do Turismo desejam promover a formação qualificada de quadros, como resposta ao mercado competitivo e com o intuito de desenvolvimento do sector de turismo em Moçambique.
Um outro grupo de 12 jovens moçambicanos está igualmente a frequentar cursos de hotelaria e turismo numa Escola de nível médio na zona do Alentenjo, segundo o Embaixador de Moçambique em Portugal, Miguel Mkaima, em conversa recentemente com a AIM."



'Apostamos na área de formação de agentes de promoção de turismo ou prestação de serviço turístico, cozinheiros, guias, recepcionistas, técnicos de contas hoteleiras e na área da restauração, para promover qualidade nos serviços na área', sublinhou Mkaima, na conversa com AIM, em Abril deste ano.



'Tratamos com o governo e empresas publicas para sair da cultura antiga de encarar um cozinheiro como não útil na promoção turística. Temos encorajado muitos promotores turísticos nesse sentido', acrescentou o diplomata moçambicano.



Estas acções ocorrem numa altura em que o turismo em Moçambique está gradualmente a recuperar o seu potencial na economia nacional. O crescimento dos investimentos ao longo dos últimos anos que resultaram na expansão da capacidade de alojamento e dos serviços inerentes ao turismo e no melhoramento da qualidade do produto são factores que testemunham o futuro encorajador desta indústria no país.



O potencial do turismo no país é inegável. Moçambique dispõe de uma extensa e variada gama de recursos turísticos que o colocam numa situação priviligiada e competitiva no mercado turístico regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário