A Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, prestou apoio à população vítima de seca e vendaval no distrito de Boane através de doação de diversos produtos.
Esta ajuda foi materializada pela entrega de 48 toneladas de produtos diversos, angariados pelo gabinete da Primeira-Dama em parceria com grupo de empresários sensibilizados com a causa.
Ao longo da cerimónia, que decorreu semana finda na Sede do Distrito Municipal de Boane, Isaura Nyusi agradeceu o comprometimento de todas as pessoas colectivas e singulares que tornaram aquele acto possível. Enaltecemos o esforço e coordenação entre as entidades governamentais, não-governamentais, parceiros e lideranças comunitárias na busca de soluções sustentáveis para mitigar esta crise, disse a Primeira-Dama.
Mais adiante, apelou às entidades e comunidades locais para que haja maior intervenção e iniciativas com vista a contrariar a realidade que se vive actualmente naquele distrito.
É tempo de agir com maior rapidez, no sentido de desenvolvermos sub-programas de crédito de ajuda para o trabalho, com vista à transformação das nossas aldeias e vilas em espaços ecológicos integrados, afirmou a Primeira-Dama da República.
Ainda falando da criação de espaços ecológicos, Isaura Nyusi disse que nesses sítios devem convergir todas as acções de combate à fome e à pobreza, que vão desde a produção agrícola, com destaque para culturas tolerantes à seca, criação de animais de pequena espécie, aquacultura, processamento e comercialização, acesso à rede de equipamentos sociais e segurança para as zonas rurais.
No evento o Presidente do Município de Boane, Jacinto Loureiro, manifestou a sua satisfação em relação ao gesto do Gabinete da Primeira-Dama da República de ajudar as pessoas carentes e revelou que Boane se sente privilegiado pois, aquela constituía a terceira vez que a esposa do Presidente da República visitava o distrito. Em nome da população local, Jacinto Loureiro agradeceu o apoio.
Em Boane, a esposa do Presidente da República visitou igualmente famílias chefiadas por idosos e cujas casas foram destruídas pelo vendaval. Para além de proceder a entrega de produtos alimentares e de higiene a estas famílias, Isaura Nyusi confortou as famílias e encorajou-as a continuarem a enfrentar as diferentes dificuldades com muita fé.
Texto de Luísa Jorge"
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário