segunda-feira, 29 de outubro de 2018

PAZ EM MOÇAMBIQUE CONTRIBUTO DE CINQUENTA MILHOES DE EUROS DA UE UNIÃO EUROPEIA É DECISIVO NA SUA CONSOLIDAÇÃO

ACADÉMICOS E SOCIEDADE CIVIL  DE NORTE A SUL DE MOÇAMBIQUE ENALTECERAM A IMPORTÂNCIA DO EMPENHO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE E DA COMUNIDADE INTERNACIIONAL EM PARTICULAR DA UNIÃO EUROPEIA AO DISPONIBILIZAR CINQUENTA MILHÕES DE EUROS PARA A CONSOLIDAÇÂO DA PAZ EM MOÇAMBIQUE COM O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MEIOS PRÁTICOS E EFECTIVOS NESSE CAMINHO

domingo, 28 de outubro de 2018

DIOCESE DOS LIBOMBOS COMEMORAÇÃO DOS 125 ANOS DA DIOCESE EM MOÇAMBIQUE

NESTE MOMENTO EM DIRECTO NA TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE TRANSMITE A COMEMORAÇÃO DOS 125 ANOS DA DIOCESE DOS LIBOMBOS, A PARTIR DO PAVILHÃO DE MAXAQUENE EM MAPUTO, MOÇAMBIQUE , PRESIDENTE DA REPÚBLICSA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI E ESPOSA FIZERAM-SE TAMBÉM PRESENTES, ENTRE OUTRAS ALTAS INDIVIDUALIDADES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS. CRENTES EM GERAL. PARABENS PELA DATA E POR TÃO ELOQUENTE CERIMÓNIIA. DA IGREJA ANGLICANA DE MOÇAMBIQUE!

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

JOSÉ MUCAVEL COMEMORA 50 ANOS DE CARREIRA NO XAI XAI, RENOMADO COMPOSITAR E CANÇOMETISTA MOÇAMBICANO, PARABENS AMIGO!

JOSÉ MUCAVEL UM ÍCONE NA MÚSICA E CANÇÃO MOÇAMBICANA, AMIGO PESSOAL DE RUI VELOSO, COMEMORA 50 ANOS DE CARREIRA. O ENENRO REALIZA-SE EM XAI XAI PROVINCIA DE GAZA, MOÇAMBIQUE, PARABENS GRANDE ABRAÇO AMIGO!.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

PORTUGAL EM GOLFE NA CIDADE DA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE CONTINUA A SER A EQUIPA CAMPEÃ, PARABENS À EQUIPA, PARABENS A PORTUGAL"

"Portugal revalida conquista do Torneio de Golfe “Chiveve Cup” Víctor Ferreira (a esquerda), representante da empresa CWT-ASI, patrocinadora do Torneio, procendendo a entrega da Taça e do Prémio ao Capitão de Portugal, José Victorino Beira (O Autarca) – Depois de ter vencido a 2ª Edição do Torneio de Golfe “Chiveve Cup” em 2017, a Selecção de Portugal voltou a conquistar o primeiro lugar na 3ª Edição do Torneio, realizado no último sábado (13), no Campo do Clube de Golfe da Beira, na Ponta-Gêa. A 3ª Edição do “Chiveve Cup” contou com a participação de 35 golfistas de ambos os sexos, em representtação de seis selecções nacionais, nomeadamente Portugal – a primeira classificada, Moçambique ocupou a segunda posição e respectivamente Rússia, África do Sul, Zimbabwe e Holanda ocuparam os lugares seguintes. O capitão da Selecção Portuguesa, José Victorino, afirmou que o conjunto do seu país tem feito uma renovação constante de atletas, mercê de um trabalho de captação de novos elementos para a prática da modalidade, o que neste momento está a traduzir-se nos resultados alcançados. “E iremos melhorar ainda mais, pois os nossos jogadores estão a melhorar todos os dias” – prometeu. A 3ª Edição do Torneio de Golfe “Chiveve Cup” contou com o patrocínio exclusive da empresa CWTASI, vocacionada a actividades de agenciamento, transporte, logística e armazenamento. O representante da firma, Víctor Ferreira, afirmou ao O Autarca que o torneio superou as expectativas da empresa. “Tivemos uma participação muito boa e fezlizmente correu tudo bem, todos os envolvidos ficaram satisfeitos e espero que o próximo ano venha a ser ainda melhor”. É a primeira vez que a CWTASI patrocina uma edição do Torneio de Golfe “Chiveve Cup” e o representtante da empresa, Víctor Ferreira assegurou que a firma irá continuar a proJogadores da Selecção portuguesa que no último sábado (13) reconquistou pela segunda vez consecutiva a primeira posição do Torneio de Golfe “Chiveve Cup” mover patrocínios para esse tipo de eventos. Refira-se que a 1ª Edição do “Chiveve Cup” foi disputada em 2016, tendo sido ganha pela Selecção de Moçambique.■ (Redacção) O seu Diário Electrónico Editado na Beira 2022 O Autarca – Jornal Independente, Terça-feira – 16/10/18, Edição nº 3571 – Página 09/09"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

domingo, 14 de outubro de 2018

PORTUGAL ANTÓNIO COSTA PRIMEIRO MINISTRO DO GOVERNO PORTUGUÊS NOMEIA QUATRO NOVOS MINISTROS, TOMAM POSSE AMANHÃ SEGUNDA-FEIRA 15 DE OUTUBRO

FORMA NOMEADOS PARA MINISTRO DA DEFESA GOMES CRAVINHO, MINISTRO DA ECONOMIA PEDRO SIZA VIEIRA, MINISTRA  DA SAUDE MARTA TEMIDO E MINISTRA DA CULTURA GRAÇA FONSECA. PARABENS AOS NOMEADOS E VOTOS DE SUCESSOS!



FONTE ABAIXO: JORNAL PÚBLICO


Fotogaleria


O embaixador João Gomes Cravinho é o novo ministro da Defesa, numa remodelação do Governo aceite pelo Presidente da República este domingo, em que o primeiro-ministro, António Costa, aproveita para mudar mais três responsáveis ministeriais. Assim, Marta Temido é a nova ministra da Saúde, Graça Fonseca passa a responsável pela Cultura e Pedro Siza Vieira pela Economia, mantendo a função de ministro adjunto do primeiro-ministro. Este último ministério perde a secretaria de Estado da Energia, que passa para a tutela do ministro do Ambiente e da Transição Energética, devendo em breve ser anunciado o nome que substitui o secretário de Estado Jorge Seguro Sanches. A posse dos novos ministros será dada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira ao meio dia.
Após a demissão do ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, na sexta-feira ao fim da tarde, na sequência do caso do roubo do armamento em Tancos em Junho de 2017, António Costa aproveitou para mudar ministros que tinham pedido para sair. É o caso de Adalberto Campos Fernandes, que deixa a Saúde, de Manuel Caldeira Cabral, que sai do Ministério da Economia, e de Luís Filipe Castro Mendes, que sai da Cultura.

sábado, 13 de outubro de 2018

SAÚDE MATERNO INFANTIL REFORÇADA EM MOÇAMBIQUE EM EQUIPAMENTO NOS MAIS DE 1400 CENTROS DE SAÚDE,, APOIO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

"Saúde Materno-Infantil Reforçada em Equipamento nos Mais de 1.400 Centros de Saúde em Moçambique Beira (O Autarca) – 2018 - Numa cerimónia realizada hoje, no Centro de Abastecimento do Ministério da Saúde, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, recebeu um donativo de equipamentos e material médico do Governo dos Estados Unidos da América, no valor de US$ 3.2 milhões de dólares. O Embaixador dos Estados Unidos para Moçambique, Dean Pittman, anunciou que este equipamento chegaria a mais de 1.400 unidades sanitárias em Moçambique, para garantir que os hospitais moçambicanos tenham recursos necessários para tornar o parto mais seguro, tanto para as mulheres assim como para os recém-nascidos. Esta cerimónia de entrega marcou a conclusão de um compromisso feito ao Governo de Moçambique pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) que visa apoiar o Ministério da Saúde com equipamento médico essencial e de saúde. Segundo estatísticas oficiais da ONU, a taxa de mortalidade materna em Moçambique "
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

sábado, 6 de outubro de 2018

ANJE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESARIOS PROMOVE EM MAPUYO 8 DE OUTUBRO 2018, PROJECTO VIVEIRO

Associação Nacional de Jovens Empresários

Boletim Informativo 11/2018

O Projecto Viveiro pretende incubar, acelerar e ligar micro e pequenas empresas moçambicanas à grandes empresas e mercados internacionais.
Se quiser saber mais sobre este programa, por favor, envie um email para anje.moza@gmail.com para registar a sua presença no evento de lançamento.
Copyright © 2018 Associação Nacional de Jovens Empresários, Todos os direitos reservados.
You are receiving this email because you opted in via our website.

O nosso endereço é:
Associação Nacional de Jovens Empresários
Av. Filipe Samuel Magaia no 552
Maputo 1100
Mozambique

Add us to your address book


Quer alterar como recebe estes emails?
Você pode actualizar as suas preferências ou cancelar a sua subscrição a nossa lista.

Email Marketing Powered by MailChimp

HEALTH4MOZ DO PORTO PORTUGAL APELA A TODOS OS SEUS ASSOCIADOS E AMIGOS PARA APOIAREM COM ALOJAMENTO OU OUTROS MEIOS UM BOLSEIRO MOÇAMBICANO DURANTE DOIS ANOS NA PÓS GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA



"Mas desta vez estamos a contactar os Associados e Amigos da Health4MOZ para pedir a V ajuda.Para um moçambicano licenciado em ciências farmacêuticas e docente na Faculdade de Farmácia da UniLúrio - Nampula. Há cerca de 3 anos esteve a realizar um estágio na Faculdade de Farmácia da UP com o apoio da Health4MOZ. Com grande esforço pessoal e muito empenho conseguiu uma bolsa para realizar uma pós-graduação na mesma Faculdade, durante os próximos 2 anos. A bolsa que lhe foi atribuída pela UniLúrio é parca (cerca de 300 euros por mês), o que dificulta (se não torna quase impossível) a sua estadia no Porto, comprometendo a sua formação.

Gostaríamos de contar com o V apoio no sentido de nos ajudarem a identificar um local (quarto, partilha de apartamento, residência ... ) a preço acessível, que o bolseiro moçambicano possa alugar por 2 anos.
Nestes primeiros meses a Health4MOZ conta com o apoio da Fundação BIAL e da Secção Regional Norte de Ordem dos Médicos (a quem agradecemos o apoio e a parceria com a Health4MOZ), mas a situação é temporária. 
Muito gostaríamos que, junto dos conhecimentos que cada um tem, nos orientassem para encontrar um alojamento passível de ser suportado pela sua bolsa."
FEITO O APELO

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ACORDO GERAL DE PAZ EM MOÇAMBIQUE COMEMOROU ONTEM 26 ANOS, 4 DE OUTUBRO DE 1992, DESMILITARIZAÇÃO COMEÇA AMANHÃ

"Nyusi anuncia início da desmilitarização da Renamo amanhã unidos somos mais fortes." RENAMO comprometida com a paz O maior partido da oposição moçambicana não confirma nem desmente a notícia. Em entrevista à DW África, André Madjibiri, mandatário da RENAMO, apenas prometeu: "Nós vamos nos pronunciar oportunamente, dê-me um tempo. O Presidente disse que há-de haver início de reintegração? Sim, sim e do desarmamento dos homens da RENAMO com a vinda de peritos." Mas o coordenador interino da RENAMO, Ossufo Momade, reiterou que o partido está comprometido com a paz. Entretanto, Momade ameaçou usar os homens armados para intervirem nesta campanha eleitoral para responderem às alegadas agressões aos seus membros levadas a cabo pela FRELIMO, o partido no poder: "Perante estas barbaridades, os nossos membros e simpatizantes, pedem ao partido que ordene os "rangers" para intervirem em sua defesa já que a polícia não faz nada." Concluiu Ossufo Momade.■ (Redacção) Beira (O Autarca) - Começa este sábado (06.10) o processo efetivo de desmilitarização, desmobilização e reintegração dos homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). O anúncio foi feito pelo Presidente da República; Filipe Nyusi, na esteira das celebrações dos 26 anos de paz e reconciliação nacional: "Tenho o prazer de anunciar que, como está previsto no memorando de entendimento, com a Renamo, iremos lançar no próximo sábado, dia seis de outubro o início efectivo do processo de desmilitarização, desmobilização e reintegra- ção." O processo de desmilitarização segue-se a um memorando de entendimento entre o Governo e o maior partido da oposição. O chefe de Estado garantiu que já estão criadas todas as condições para o arranque deste processo. Filipe Nyusi disse que, até este sá- bado (06.10), estarão em Moçambique peritos de vários países, incluindo Alemanha, para presenciar este ato. "Queremos congratular os oficiais internacionais dos quais alguns dos seus embaixadores encontram-se aqui. Mas também queremos estender os nossos agradecimentos a todos os que trabalham neste processo", disse Nyusi. No âmbito deste anúncio do desarmamento da RENAMO, o Presidente pediu a união de todos os mo- çambicanos e parceiros de cooperação para a preservação da paz: "A uniremse a nós e de forma enérgica trabalhar para a erradicação de tudo o que atente contra a paz no nosso seio. Esta paz, cuja semente foi lançada há 26 anos, hoje pretendemos concretizar porque "
FONTES: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE E DIÁRIO DE MOÇAMBUE

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PORTUGAL E MOÇAMBIQUE COOPERAM NA ÁREA DA SAÚDE: MISSÃO MÉDICA PORTUGUESA OPERA DOIS MIL PACIENTES ÀS CATARATAS EM NAMPULA

A TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE ANUNCIOU HOJE QUE MISSÃO MÉDICA PORTUGUESA ENCONTRA-SE EM NAMPULA A OPERAR ÀS CATARATAS TENDO PREVISTO REALIZAR DUAS MIL OPERAÇÕES NESTA MISSÃO HUMANITÁRIA MÉDICA.
PARABENS AOS MÉDICOS PORTUGUESES, PARABENS A PORTUGAL!

terça-feira, 2 de outubro de 2018

PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA - PNG UM MODELO INTERNACIONAL DE GESTÃO, PARABENS!

"Moçambique apresenta Parque da Gorongosa como modelo internacional de gestão ram o convite em português. A cerimónia durou uma hora e meia e começou com um vídeo de “Hoyo-Hoyo” (boas vindas, na língua changana, uma língua falada em Moçambique). O Presidente Filipe Nyusi defendeu que “a experiência nacional na conservação da biodiversidade é extremamente importante para o bem-estar económico e social” e que a biodiversidade é recurso chave para o desenvolvimento integral do país.■ (Observador) O Presidente da República, Filipe Nyusi, declarou, em Nova Iorque, que o Parque da Gorongosa demonstra um “novo modelo de gestão de parques nacionais do século XXI”, numa cerimónia de apresentação internacional. O chefe de Estado moçambicano disse, frente a uma plateia internacional de cerca de 250 convidados, que, em 12 anos, o Parque da Gorongosa tornou-se um “marco nas vertentes de economia, investigação, formação e desenvolvimento humano”. A cerimónia de apresentação internacional do projeto de gestão do Parque da Gorongosa, decorreu na quinta-feira em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas. O chefe de Estado disse que a conservação da biodiversidade é uma prioridade para a legislatura do actual governo e apelou à continuação de todos os esforços para a realização da agenda, que tem contribuído para a “restauração da identidade ecológica das paisagens moçambicanas”. O evento foi realizado no hotel Millenium Hilton, na Praça das Nações Unidas, em frente à sede da ONU e contou com discursos do Presidente  da República de Moçambique e de administradores e diretores de várias instituições internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Irish Aid e Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A língua portuguesa foi falada em diferentes dialetos na cerimónia, já que quase todos os oradores agradece.O Presidente Filipe Nyusi defendeu que “a experiência nacional na conservação da biodiversidade é extremamente importante para o bem-estar económico e social” e que a biodiversidade é recurso chave para o desenvolvimento integral do país.■ (Observador)"FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

BEIRA SOFALA MOÇAMBIQUE "CONFERENCIA PROVINCIAL SOBRE O FUTRURO DAS FLORESTAS"

"Beira reflecte sobre o futuro florestal em Sofala Beira (O Autarca) – Com objectivos de melhorar os mecanismos de coordenação ao nível da província de Sofala para garantir a exploração sustentával dos recursos florestais, como contributo para o desenvolvimento local, a cidade da Beira acolheu na última sexta-feira (28), a Conferencia Provincial sobre o Futuro das Florestas. Segundo uma fonte da Agência de Desenvolvimemto Local de Sofala (ADEL), tratou-se de um espaço de diálogo inclusivo sobre o sector florestal, no qual foi feita avaliação e divulgação das novas reformas instituicionais. O encontro também abordou temas sobre a situação actual da exploração florestal na província de Sofala, e foram apresentados os resultados do estudo sobre o nível da exploração ilegal na província, subsídios e recomendações para a redução de práticas ilegais em Sofala. Refira-se que a realização da conferência enquadra-se no âmbito do programa de “Campanha de Advocacia para o combate a Exploração Ilergal de Madeira na Província de Sofala”.■(FE) "
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE