terça-feira, 30 de dezembro de 2014

FILIPE JACINTO NYUSI DECLARADO OFICIALMENTE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE: "PROMETEU DAR PRIORIDADE À INCLUSÃO E TRANSPARÊNCIA NA SUA GOVERNAÇÃO, EXORTANDO OS MOÇAMBICANOS A RESPEITAR A LEI".

"Filipe Nyusi promete uma governação inclusiva e transparente

30 de Dezembro de 2014, 14:23

Filipe Nyusi, hoje proclamado vencedor da eleição presidencial moçambicana de 15 de Outubro, prometeu dar prioridade à inclusão e transparência na sua governação, exortando os moçambicanos a respeitar a lei.

"A inclusão será o tecto para a sustentabilidade da nossa governação, uma inclusão que significa termos moçambicanos no centro dos objectivos da governação", afirmou Nysui, no discurso de vitória, perante centenas de militantes e simpatizantes do seu partido, Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) em Maputo.
Num discurso que leu no pátio da sede do Comité Central da Frelimo após o anúncio dos resultados das eleições gerais, o presidente eleito declarou que a sua governação será orientada para a igualdade e distribuição do bem comum por todos os moçambicanos.
"A inclusão significará a criação de oportunidade para todos os moçambicanos, numa sociedade onde o esforço e o desempenho de cada um são respeitados. Não significará necessariamente a nomeação para cargos de governação nem de chefia", frisou Filipe Nyusi, várias vezes interrompido por salvas de palmas dos simpatizantes do partido no poder.
Nyusi adiantou que o seu compromisso com a inclusão não poder criar a expectativa de acesso ao poder fora da lei e a todo o custo, frisando que o eleitorado moçambicano expressou a vontade de ver a Frelimo no comando.
"Os moçambicanos expressaram a vontade de ter ao comando a Frelimo, ver o partido na Presidência da República, formar Governo e continuar a liderar os destinos da nossa pátria. Nós dizemos presentes, estamos prontos para realizar o desafio que nos foi confiado pelo voto popular", frisou o candidato eleito.
O apelo de Filipe Nyusi para o respeito dos resultados eleitorais é uma aparente alusão à exigência da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição de formação de um governo de gestão como solução para a alegada fraude ocorrida nas eleições gerais.
O Conselho Constitucional (CC) moçambicano proclamou hoje Filipe Nyusi vencedor da eleição presidencial moçambicana de 15 de outubro e o seu partido, Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), no poder, vencedor das eleições legislativas e provinciais.
Em cerimónia pública realizada no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o CC moçambicano proclamou Filipe Nyusi vencedor da eleição presidencial, com 57%, seguido de Afonso Dhlakama, líder da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição, com 36,6%, e de Daviz Simango, do MDM (Movimento Democrático de Moçambique), terceiro maior partido, com 6,04%.
Nas legislativas, a Frelimo venceu com 55,68%, elegendo 144 deputados, a Renamo ficou em segundo lugar, com 32,95%, conquistando 89 mandatos, e o MDM ficou em terceiro, com 8,4% de votos, equivalentes a 17 mandatos.
Nas eleições provinciais, dos 811 assentos em disputa, a Frelimo ganhou 485 lugares, a Renamo 294 e o MDM 32 assentos.
Lusa"
FONTE: SAPO MZ

domingo, 28 de dezembro de 2014

NATAL EM MOÇAMBIQUE PARA IDOSOS TEM O APOIO DO LAR NOSSA SENHORA DOS DESAMPARADOS

"Moçambique

Natal em Moçambique: Idosos cantam para celebrar época que lhes traz alegria

No Natal, procura-se dar muito mais

Lar Nossa Senhora dos Desamparados Moçambique
Lar Nossa Senhora dos Desamparados Moçambique
 

Francisco Júnior
No Lar Nossa Senhora dos Desamparados ouvem-se as vozes de pessoas mais velhas, idosos acolhidos numa instituição de caridade.​

O lar está localizado num dos bairros suburbanos da capital moçambicana.
É gerido por freiras. Freiras da congregação Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. E foi esta congregação que construiu as instalações, erguidas em 1999.
Natal em Moçambique: Idosos cantam para celebrar época que lhes traz alegria
Estão lá 97 idosos, distribuídos por 8 pavilhões. São idosos provenientes de várias províncias do país.
Alguns foram abandonados pelos seus parentes, outros não têm mais ninguém no mundo e há ainda os que, por diversos motivos, perderam o contacto com os filhos ou outros membros da sua família.

A Irmã Celina Bueno, espanhola, é a responsável do Lar Nossa Senhora dos Desamparados. Diz que, por mês, são gastos cerca de dez mil dólares americanos para que nada falte aos idosos. Roupa e alimentação, sobretudo.
E gastam mais ainda, por estas alturas.

No Natal, procura-se dar muito mais, para garantir uma festa minimamente condigna.

Nora Cossa, 56 anos, natural da Matola, província de Maputo, está no Lar Nossa Senhora dos Desamparados desde 2004. Tem um filho deficiente, o marido abandonou-a, já não tem família e decidiu refugiar-se naquele centro das religiosas.
E não se arrepende. Diz que lá, nada lhe falta.

O Natal, para Nora Cossa, é sempre feliz, na casa onde vive.
E é assim para todos os que a Voz da América entrevistou.

Zacarias Jeque, 70 anos, natural de Machanga, província de Sofala, centro de Moçambique, casado e pai de seis filhos, é cego. E foi por ter perdido a visão que optou por passar a viver no Lar Nossa Senhora dos Desamparados.
Diz que a família não o abandonou, mas que é no centro das freiras católicas onde se sente melhor.

O Natal é, também para Zacarias Jeque, um momento de verdadeira festa.

Paulino dos Santos Virgílio, 47 anos de idade. Nasceu em Lugela, província da Zambézia. Tem quatro filhos.
Os filhos estão em Inhambane, com a ex-mulher. A esposa abandonou-o quando ele foi atingido pela cegueira.
E foi por causa da deficiência que os filhos o foram deixar no Lar Nossa Senhora dos Desamparados.

Neste lar, onde vive quem já muito experienciou na vida, os idosos partilham o significado do Natal com a Voz da América. Lina Ntivane canta quando nos aproximamos. Tem 67 anos, nasceu em Manjacaze, província de Gaza, sul de Moçambique. É freira, mas está também no grupo de pessoas classificadas como vulneráveis.

Já não está na Congregação a que pertencia, a Missionárias Nossa Senhora de Louvor. Adoeceu e foi transferida para o Lar Nossa Senhora dos Desamparados.
Gosta de lá estar e, segundo ela, a vida fica ainda mais leve, "quando chegam as festas do Natal e do final do ano".

E o que os idosos desejam é que todos os outros tenham festas felizes."
FONTE: VOA, VOZ DA AMÉRICA.

CABO DELGADO MOÇAMBIQUE PISCICULTURA COM RESULTADOS ANIMADORES NA PRODUÇÃO DE PESCADO

A ACTIVIDADE piscícola que num passado recente não era prática, em Cabo Delgado, começa a dar resultados considerados animadores pelo sector das pescas, dado que um número considerável de piscicultores já adere a criação de peixe, de acordo de com Elídio Jorge Cabral, responsável da aquacultura na direcção provincial das Pescas.
De acordo com aquele técnico, no presente ano o sector registou 34 mil toneladas de peixe capturado nos diversos tanques pertencentes a privados e associações de piscicultores, contra 40 mil toneladas previstas. A fonte precisou que esta actividade é praticada tanto nos distritos do interior da província e nos da zona costeira.
A fonte afirmou que não conseguiram alcançar a meta de captura de 40 mil toneladas de peixe devido a vários constrangimentos desde a falta de ração e de alvinos. Como alternativa, segundo Elídio Cabral, os praticantes daquela actividade recorrem a ração de frango, camarão, farelo de milho, entre outros alimentos.
A nossa fonte explicou que o sector conta com um número considerável de piscicultores dos distritos do interior e costeiros, nomeadamente Namuno, Mueda, Nangade, Mecúfi, Metuge, Quissanga e Palma, sendo que se espera que mais distritos possam aderir futuramente aquela actividade considerada de rendimento porque o peixe produzido quando vendido gera dinheiro.
“Nós como instituição apenas prestamos o apoio técnico aos piscicultores através de extensionistas que transmitem as técnicas de produção do pescado as pessoas que exercem esta actividade a título privado ou em associações. Neste momento, contamos com 254 tanques piscícolas espalhadas nos distritos a que me referi e tudo indica que este número poderá aumentar no futuro” – disse Elídio Cabral.
Na última terça-feira a nossa Reportagem presenciou a captura de peixe de aquacultura no posto administrativo de Miéze, no distrito de Pemba-Metuge, pertencente ao produtor privado Cassamo Anlawe que disse ter apostado na aquacultura em 2013 com abertura de sete tanques. Na ocasião, foram capturados cerca de 150 quilogramas de peixe.
“Gastei cerca de 100 mil meticais na abertura destes tanques, quero com isso diminuir a dependência que a população tem em relação aos mariscos. Estou a gostar porque veja que esta é a primeira captura e não fiz em todos os tanques e sai peixe de qualidade. Penso em contribuir na redução de falta de pescado no mercado local” – afirmou Cassamo Anlawe.
O nosso entrevistado apelou a outras pessoas para aderirem a aquacultura. “Não custa nada, há quem diz que é difícil devido a falta de alimentação, mas penso que não é verdade eu alimento com farelo ou mesmo ração que serve para alimentar frangos. Portanto, acho que os que assim pensam estão enganados, porque para além da comida que dou ele alimenta-se sozinho de outras coisas no fundo dos tanques”, sublinhou Cassamo Anlawe.
JONAS WAZIR"
FONTE: JORNAL NOTIAS DE MOÇAMBIQUE/SAPO MZ

MOÇAMBIQUE SESSÃO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014



"O Conselho de Ministros realizou, no dia 16 de Dezembro de 2014, a sua 33.ª Sessão Ordinária.
Nesta Sessão, o Governo apreciou e aprovou:

 O Decreto que autoriza o Banco de Moçambique, a emitir Moedas Comemorativas subordinadas aos seguintes temas:
o 35º. Aniversário da Criação do Metical;

o Fauna Bravia Moçambicana;

o Expo Milano 2015;

o Jogos Olimpicos de Verão de 2016; e

o Mundial da FIFA 2018.


– O Decreto que transforma o Instituto Superior de Tecnologias e Gestão (ISTEG) em Universidade Wutivi e altera os respectivos Estatutos, aprovados pelo Decreto n.º 26/2008 de 1 de Junho.
A Universidade Wutivi, com sede na Localidade de Belo Horizonte, Distrito de Boane, Província de Maputo, é um estabelecimento de ensino superior de natureza privada, com personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, científica e pedagógica e surge na sequência do crescimento do Instituto Superior de Tecnologias e Gestão (ISTEG).

– O Decreto que autoriza a Sociedade de Ensino e Consultoria Limitada, (SEC) a criar uma instituição de Ensino Superior designada Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini abreviadamente designada, ISGE-GM.

O ISGE-GM com a sua sede no Bairro Habel Jafar, Distrito de Marracuene, Província de Maputo é uma instituição de ensino superior de direito privado dotado de personalidade jurídica com autonomia administrativa, financeira e patrimonial e científico-pedagógica. 2

 


– O Decreto que aprova o Regulamento de Certificado de Depósito estabelecendo as normas que regulam o depósito de transação e o levantamento de mercadoria, na Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM).

– O Decreto que aprova o Regulamento que estabelece as normas jurídicas aplicáveis a cidadãos estrangeiros relativas a entrada, permanência e saída do País e revoga os Decretos n.º 26/295 de 24 de Maio, n.º 38/2000, de 17 de Outubro e nº 38/2006, de 27 de Setembro.

O Regulamento tem por objectivo facilitar o movimento de visitantes estrangeiros ao país, flexibilizando os procedimentos administrativos para a concessão de vistos de entrada e aperfeiçoando o sistema de controlo do movimento de cidadãos estrangeiros tendo em conta os desafios de crescimento económico e social, que se colocam salvaguardando a segurança interna.

– A Resolução que ratifica o Acordo de Crédito celebrado entre o Governo de Moçambique e o Exim Bank da China, no dia 15 de Novembro de 2014, no valor de USD 119.976.000, destinado ao financiamento do Projecto de Reabilitação do Porto de Pescas da Beira.

– A Resolução que ratifica o Acordo de Crédito celebrado entre o Governo de Moçambique e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no dia 17 de Novembro de 2014, em Maputo, no montante de 12.000.000,Euros, destinado ao financiamento de Projecto de Construção, equipamento e manutenção de 2 hospitais na Província de Sofala Hospital Geral da Beira e o Hospital Distrital de Marromeu.

– A Resolução que ratifica o Acordo de Coopração entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República de Cabo Verde no domínio da Segurança Interna , assinado no dia 17 de Novembro de 2014, na Cidade da Praia.

– A Resolução que ratifica o Acordo de Credito celebrado entre o Governo da Republica de Moçambique e o Exim Bank da China, no dia 9 de Dezembro de 2014, no montante de USD 60.000.00, destinado ao financiamento do projecto de Migração Digital.

– A Resolução que reconhece à Fundação Clarisse Machanguana, a qualidade de sujeito de direito com personalidade jurídica.

A Fundação Clarisse Machanguana é uma instituição sem fins lucrativos de utilidade social dotada de personalidade jurídica, com sede na Cidade de Maputo.

O Conselho de Ministros apreciou, ainda, as informações sobre:

– O Processo Eleitoral;

– O Diálogo entre o Governo e a Renamo;



– O Desempenho das Concessionárias Ferro-Portuárias

– O Quinto Relatório Nacional da Implementação da Convenção sobre a Diversidade Biológica em Moçambique.

– O Relatório da Comissão Global sobre a Economia e Clima "Better Growth, Better Climate";

Maputo, 16 de Dezembro de 2014"
FONTE: PORTAL GOVERNO DE MOÇAMBIQUE

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

VILA GALÉ GRUPO TURISTICO TEM NA MIRA TAMBÉM MOÇAMBIQUE

"Economia

Vila Galé Aposta em Cuba, Moçambique e Cabo Verde


25/12/2014 12:06:00
Hotel do Rio de Janeiro resulta da reabilitação de um palacete
DR
Vila Galé Aposta em Cuba, Moçambique e Cabo Verde
Depois de Portugal e do Brasil, o Vila Galé está a explorar oportunidades de expansão em África e nas Caraíbas.
Grupo inaugurou há dias o 7.º hotel no Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Unidade em Évora abrirá em 2015
Em Cuba, o segundo maior grupo hoteleiro português tem mantido contactos com a Gaviota, entidade pública que controla o desenvolvimento de hotéis no país, para vir a gerir algum dos projectos em curso. “Querem alargar o número de redes e no início do ano ficou combinada uma visita a Cuba para ver os resorts”, antecipa o administrador da empresa, Gonçalo Rebelo de Almeida, em entrevista ao SOL.
Já no continente africano, uma das apostas é a capital moçambicana. “Estamos em conversações para uma unidade em Maputo. Seria um hotel de cidade e há dois modelos em aberto: comprar ou arrendar um edifício que será construído”.
As ilhas da Boa Vista e Sal, em Cabo Verde, são outra possibilidade, continua Gonçalo Rebelo de Almeida. E explicita que o grupo já tinha analisado a entrada no arquipélago em 2012, mas acabou por travar esses planos para focar-se no hotel do Rio de Janeiro, que inaugurou na semana passada. “Retomámos mais recentemente a procura de terrenos. A ideia é fazer um resort como o Marés ou o Cumbuco [ambos no Brasil]”, detalha.
Após um investimento de 35 milhões de euros, a rede acaba de abrir um quatro estrelas na zona da Lapa, na capital carioca, com 292 quartos. É o sétimo hotel no Brasil e o grupo já está a trabalhar para os Jogos Olímpicos de 2016, com contactos e visitas de inspecção das comitivas. Será também aquele onde apostará mais no turismo de negócios, já que o seu posicionamento no mercado brasileiro tem-se baseado no turismo de lazer, em resorts.
Mas, tanto num como noutro segmento, há planos para crescer. Em construção está o VG Sun, um aparthotel com 330 apartamentos junto ao complexo do Cumbuco, perto de Fortaleza, que estará concluído em meados de 2016.
“Os resorts no Brasil revelam-se melhor negócio do que os hotéis de cidade. Não há ninguém a fazer resorts e há muita procura. E houve quer grupos hoteleiros nacionais quer fundos internacionais a investir em hotéis de cidade, que aumentaram muito mais do que a procura”, justifica. E aponta Recife e Natal como áreas com potencial para mais projectos.
Em Brasília, a empresa concorreu à gestão do complexo de dois hotéis Brasília Alvorada detido pelo fundo de pensões Funcef e aguarda a decisão.
Actualmente, a actividade no Brasil representa 45% da facturação do grupo, rondando os 63 milhões de euros. No próximo ano,  prevê-se mais 15% de receitas.
Évora avança, Lisboa aguarda
Em Portugal, o grupo faz um balanço positivo de 2014. “O ano correu relativamente bem, com mais 8% na facturação face a 2013”, totalizando 69 milhões de euros. “Foi o melhor Agosto de sempre”, exemplifica o administrador. Portugueses, com 40%, ingleses, alemães, franceses ou espanhóis são os principais públicos nos 18 hotéis do grupo no país.
Em Abril de 2015 inaugura o 19.º estabelecimento, em Évora –  um quatro estrelas com 186 quartos e 50 empregos  que custará 15 milhões de euros.
A rede mantém-se activamente à procura de oportunidades no centro de Lisboa. “Há muitos projectos de interesse, mas muito caros”, descreve Gonçalo Rebelo de Almeida, enfatizando que os rumores sobre o investimento chinês estão a empolar os valores. “Este ano analisámos mais de 15 propostas de compra de edifícios na cidade”.
Para o próximo ano há “optimismo que aponta para crescimento”, mas o gestor não arrisca quantificar.
ana.serafim@sol.pt"
FONTE: NEWSBRIEF

BRASIL E MOÇAMBIQUE BREVE LIGAÇÃO AÉREA DIRECTA ENTRE AMBOS OS PAISES IRMÃOS

MOÇAMBIQUE e Brasil estão a equacionar a criação de uma rota aérea directa entre aeroportos moçambicanos e o Estado da Bahia.
Há dias, o assunto foi tema de conversações entre Romualdo Johnam, conselheiro Económico para Assuntos de Turismo e Cultura na embaixada de Moçambique, no Brasil, e Pedro Galvão, secretário do Turismo da Bahia.
Na ocasião, as partes debateram igualmente o intercâmbio cultural e económico entre a Bahia e Moçambique.
Durante o encontro, Romualdo Johnam pediu apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para o contacto com empresários baianos que tenham interesse em investir no país, e destacou o turismo como um importante vector de desenvolvimento para Moçambique. A proposta é de estreitar relações e captar investimentos.
“Queremos ampliar o nosso parque hoteleiro e levar também escolas de turismo e hotelaria para o nosso país, contando com a boa experiência baiana. Mas temos oportunidades de negócios em todas as áreas. O intercâmbio com a Bahia é uma das nossas prioridades, pois temos muitos aspectos em comum”, explicou o conselheiro, citado pela RM.
Já o secretário Pedro Galvão se dispôs a contribuir especialmente com a mobilização do empresariado para participar numa conferência promovida pelo Governo de Moçambique no próximo ano.
“É importante ter relações com o país. Falamos a mesma língua e temos muita influência portuguesa nas nossas culturas. Salvador e a Bahia têm uma relação muito forte com a África. A troca de experiências será muito proveitosa”, destacou Galvão."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE  MOÇAMBIQUE.
 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MOÇAMBIQUE PIB CRESCE 7,4% NO 3º TRIMESTRE DE 2014

"PIB Moçambique: Crescimento em 7,4% no 3º trimestre
  •                                                                                                                                                 

O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou no terceiro trimestre de 2014 uma variação positiva na ordem de 7,4 por cento. No segundo trimestre do ano em curso, o PIB, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), foi revisto em alta em 0,4 pontos percentuais, passando de 6,9 para 7,3 por cento, o que representa uma aceleração da economia no 3/o trimestre na ordem de 0,1 ponto percentual.
A mesma fonte refere que o desempenho da actividade económica no terceiro trimestre de 2014 é atribuído, em primeiro lugar, ao sector secundário que cresceu 10,8 por cento com maior destaque para o ramo da indústria transformadora com um crescimento de 14,8 por cento.
O sector terciário ocupa a segunda posição com um crescimento de 8,3 por cento, ditado pelo ramo do comércio e serviços de reparação, que teve uma variação positiva de 7,5 por cento.
No mesmo sector, o ramo que menos cresceu foi o dos transportes, armazenagem, informação e comunicações, com 3,1 por cento. O sector primário também teve uma realização positiva (6,6 por cento) mercê do ramo da indústria de extracção mineira (11,5 por cento).
O INE revelou, através de informação divulgada sexta-feira, que a agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca, foram os ramos com maior participação na economia com um peso no PIB de 25,2 por cento, seguido do ramo da indústria transformadora com 11,4 por cento.
A terceira posição é ocupada pelo ramo do comércio e serviços de reparação com um peso de 9,7 por cento, seguindo-se o ramo dos transportes, armazenagem, informação e comunicações com 8,7 por cento e o de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas com 6,8 por cento. Os restantes ramos de actividade tiveram um peso conjunto de 38,1 por cento.
(RM/AIM)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

LAM LINHAS AÉREAS DE MOÇAMBIQUE LANÇA NOVA OFERTA DE SERVIÇOS: VOOS NOCTURNOS ENTRE CIDADES CAPITAIS DE PROVINCIA COM PREÇOS MAIS BAIXOS

A LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, SA. apresentou ontem ao mercado um novo produto designado Letzgô, cuja operacionalização inicia na próxima segunda-feira, dia 22 de Dezembro.
O administrador para a área comercial da LAM, Carlos Fumo, disse tratar-se de voos nocturnos que, numa primeira fase, servirão as cidades de Maputo, Beira, Nampula, Tete e Quelimane.
Assim, no âmbito deste novo produto, está previsto para segunda-feira, dia 22, o voo no percurso Maputo-Nampula-Quelimane-Maputo, seguido de outro voo na terça-feira, dia 23, no percurso Maputo-Tete-Beira-Maputo.
Após a festa do Dia da Família, segundo a fonte, o Letzgô retomará a sua operação no dia 27, sábado, com o voo na rota Maputo-Quelimane-Nampula-Maputo e outros na rota Maputo-Beira-Tete-Maputo, no mesmo dia. Já na segunda-feira seguinte, dia 29 de Dezembro corrente, o Letzgô fará o voo ligando Maputo-Quelimane-Maputo e terminará o ano com a operação na terça-feira, dia 30, na rota Maputo-Tete-Beira-Maputo.
“O Letzgô continuará com a operação no próximo ano e oportunamente divulgar-se-á o horário dos respectivos voos. O Letzgô enquadra-se no plano estratégico da LAM, visando tornar o transporte aéreo mais acessível, proporcionando ao mercado preços cada vez mais baixos. Por outro lado, a introdução deste novo produto reflecte o comprometimento da LAM com a sua causa nacional, aproximando mais os moçambicanos, através de encurtamento de distâncias”, disse Carlos Fumo.
Entretanto, num comunicado de imprensa a que tivemos acesso, a LAM afirma que vai aumentar no próximo sábado, dia 20, o número de voos da rota Maputo-NacalaMaputo, passando, por conseguinte, a haver cinco voos por semana. Os novos voos serão realizados às quintas-feiras e sábados, juntando-se assim aos outros três que são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras.
“Incrementámos o número de voos para Nacala como forma de estimular o tráfego neste novo destino, cujo fluxo de passageiros tem tido progressos assinaláveis, desde o início da operação.
Faremos outros aumentos progressivos do número de voos em função do crescimento de tráfego que a rota for registando”, refere o administrador comercial da LAM, Carlos Fumo, citado no referido comunicado."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

INDRA GRUPO EMPRESARIAL ESPANHOL COLABORA NO PROGRAMA MOÇAMBIQUE TECNOLÓGICO

"Grupo espanhol colabora no programa Moçambique Tecnológico

  •                                                                                                                                                    
O grupo espanhol Indra vai colaborar na dinamização do programa “Moçambique Tecnológico” e proporcionar estágios profissionais visando contribuir pata a formação de quadros, ao abrigo de um acordo assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique.
O acordo irá promover a participação de novos licenciados de cursos tecnológicos em Moçambique, em programas de estágios profissionais na Indra, com especial interesse em programas e projectos de investigação desenvolvimento e inovação, informou o grupo em comunicado divulgado na sua página electrónica.
Está prevista a colaboração da Indra na dinamização do programa “Moçambique Tecnológico”, através do qual o Ministério de Ciência e Tecnologia pretende melhorar as qualificações e competências técnicas e tecnológicas dos jovens moçambicanos, para facilitar a sua incorporação ao mercado laboral.
O grupo espanhol trabalha actualmente em Moçambique na execução de uma plataforma electrónica para a gestão da distribuição e comercialização de electricidade para a estatal Electricidade de Moçambique.
A Indra é um dos mais importantes grupos mundiais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e na América Latina e estando a expandir-se para diversas economias emergentes, contabiliza vendas de 3 mil milhões de euros, tem 43 mil trabalhadores e está presente em 138 países.
(RM/Macauhub)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.

SIM EMBAIXADORA DE MOÇAMBIQUE EM PORTUGAL FERNANDA LICHALE VISITOU O STAND SOLIDÁRIO DA SIM EM CASCAIS



/www.ongsim.org
 
 
NOTA DE IMPRENSA
Venda solidária da ONG SIM em Cascais
 
Cascais, 17 de Dezembro de 2014 — A Embaixadora de Moçambique em Portugal,

dra. Fernanda Lichale, visitou hoje o stand solidário de vendas de Natal da ONG

SIM - Solidariedade Internacional a Moçambique, que está instalado em Cascais na

Praça do Município. Foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais,

dr. Carlos Carreiras, e pela Presidente da Direcção da SIM, Carmo Jardim,

acompanhada de outros membros dos seus órgãos sociais e de alguns dos

voluntários que têm participado em missões desta ONG.
 
 
A SIM tem por missão trabalhar junto de comunidades necessitadas, nomeadamente na

província de Inhambane — na Zona Norte da Ilha do Bazaruto, em Vilankulo e no Inhassoro —

contribuindo para a criação de infra-estruturas básicas que ajudem na melhoria das condições

de saúde e de educação dos membros dessas comunidades e para a sustentabilidade do

ecossistema em que vivem e trabalham. Através de projectos concretos e sustentáveis,

dimensionados em função dos recursos acessíveis, em parceria com actores locais, pretende-se

estimular a acção educativa, dinamizar a assistência sanitária e intervir activamente na criação de

uma consciência ambiental.

Durante esta visita, a diplomata moçambicana referiu a importância do trabalho das ONG para o

processo de desenvolvimento do seu país e incentivou a SIM a prosseguir as suas iniciativas na

Província de Inhambane. «A SIM dá um bom exemplo do que é o trabalho de uma organização

solidária numa das áreas mais importantes para nós: a infância e juventude. Eles são o futuro de

Moçambique». O Presidente da Câmara Municipal de Cascais destacou que o seu município «está

a comemorar 650 anos de existência e que as relações de solidariedade e amizade dentro do

espaço lusófono são para Cascais da maior importância». A Presidente da ONG SIM agradeceu a

visita da dra. Fernanda Lichale e do dr. Carlos Carreiras, destacando que este é o tipo de

actividade que vive, sobretudo, da generosidade e da dedicação de amigos e voluntários: «O

apoio da Câmara Municipal de Cascais e a visita da senhora Embaixadora de Moçambique são

dois gestos muito importantes de reconhecimento do trabalho que vimos realizando.»
 
A Associação SIM - Solidariedade Internacional a Moçambique está reconhecida como



Organização Não Governamental para o Desenvolvimento pelo Governo português. Em

Moçambique, a SIM tem a sua actividade como ONG reconhecida por despacho do Ministro dos

Negócios Estrangeiros e Cooperação. A SIM é um agente de cooperação activo e contribui para o

estreitamento das relações de Portugal com Moçambique, ajudando com actos concretos no

terreno populações muito necessitadas.
 
Para mais informações contactem:

Carmo Jardim | Presidente da Direcção
 
 

NACALA - PORTO COM MAIS VOOS A PARTIR DE MAPUTO, FACE Á GRANDE PROCURA DA CLIENTELA

"LAM aumenta para 5 voos semanais entre Maputo e Nacala
  •                                                                                                                                                     

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciaram o reforço do número de voos para a rota Maputo-Nacala, aumentando para cinco o número de voos semanais para aquela cidade do norte do país, cinco dias após a entrada em funcionamento do aeroporto internacional de Nacala.
Citado pela agência Lusa, Carlos Fumo, administrador comercial da companhia aérea, afirmou que “incrementamos o número de voos para Nacala, como forma de estimular o tráfego neste novo destino, cujo fluxo de passageiros tem tido progressos assinaláveis, desde o início da operação.”
No mesmo documento, a companhia refere que as ligações para este destino poderão ser aumentadas à medida do crescimento de tráfego que a rota for registando."
FONTE: RADIO MOÇAMBIQUE.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CABO VERDE BAD BANCO AFRICANO DE DESENVOLVIMENTO ASSINA ACORDO COM GOVERNO DE CABO VERDE DE 3,5 MILHÕES DE DÓLARES

"ECONOMIA

A SEMANA :

Governo assina três acordos donativos com BAD 17 Dezembro 2014

O Governo, através da Ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, assinou esta terça-feira, 16, três acordos de donativo com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), parceiro de referência para o desenvolvimento de Cabo Verde, no valor de 3,5 milhões de dólares. A assinatura desses acordos aconteceu no quadro de uma missão de diálogo de quatro dias do representante Regional do BAD, Lamine N´Dongo, ao nosso país.

Governo assina três acordos donativos com BAD
Estes acordos vão permitir ao Governo investir nos projectos de apoio ao recenseamento geral da Agricultura (1.199.938 USD), na promoção da eficiência económica e Investimento (1.161.686USD), e no Inquérito sobre as Despesas e Receitas das Famílias e Elaboração do Perfil da Pobreza que será realizado pela Instituto Nacional de Estatísticas (1.165.675USD).
Lamine N´Dongo veio ao nosso país para avaliar, junto com o Governo, as modalidades de assistência para as pessoas afectadas pela erupção vulcânica, discutir o a implementação do Documento de Estratégia País (DSP 2014 -2018) e recolher dados estatísticos e informações necessárias para o Relatório sobre Perspectivas Económicas em África."
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

AMIZADES SAUDÁVEIS NO TRABALHO, COMO MANTER?!?! VEJA www.dinheirovivo.pt

Apesar de ser produtivo cultivar amizades com os colegas mantenha o profissionalismo quando lidar com questões de trabalho

Como manter amizades saudáveis no trabalho

03/12/2014 | 11:10 |  Dinheiro Vivo
Estas dicas, organizadas pela Fast Company, vêm de empresários e gestores de sucesso que sabem o quão difícil é organizar uma equipa e manter relações saudáveis dentro do escritório. Seja você mesmo
A dica é mostrar a sua verdadeira personalidade desde o momento da entrevista. Quando já estiver instalado, decore o seu ambiente de trabalho com toques pessoas (fotografias, livros) que reflitam os seus gostos.
Passe tempo com os colegas
Não só dentro do escritório mas também para em atividades fora do trabalho. Sobretudo se partilham gostos e interesses em comum, convide-os ocasionalmente para o acompanhar a algum lado.
Tenha a mente aberta
Se chegou a uma empresa onde um amigo próximo já trabalha, não se deixe influenciar pelas opiniões que ele próprio tem. Para além disso, esforce-se para se aproximar também dos outros colegas de trabalho.
Mantenha o profissionalismo
Mesmo que tenha desenvolvido relações de amizade com os seus colegas de trabalho, não deixe que a amizade se misture com o trabalho. Se acha que não consegue ser imparcial a julgar um colega de trabalho por ele ser seu amigo não o faça, ou trabalhe para ultrapassar esse entrave.
Se chegou a uma empresa onde um amigo próximo já trabalha, não se deixe influenciar pelas opiniões que ele próprio tem."
FONTE: www.dinheirovivo.PT 

ANANÁS DE MOÇAMBIQUE, MUXUNGUÉ, PROVINCIA DE SOFALA VAI TER FÁBRICA DE PROCESSAMENTO. PARA QUANDO A REGIÃO DEMARCADA DE ANANÁS EM MOÇAMBIQUE?

"Muxúnguè: Fábrica de ananás começa a ser construída em janeiro
                                                                                                                                                    

As obras de construção de uma fabriqueta de processamento de ananás no posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, na província de Sofala, centro de Mocambique, vão arrancar em Janeiro de 2015.
A construção desta fabriqueta já vinha sendo falada há quatros anos sem no entanto ser materializada devido a falta de financiamento para o arranque das obras.
Entretanto, o chefe dos Serviços Distritais das Actividades Económicas locais, Paiz Martinho, citado pelo jornal “Notícias”, explica que todas as condições já estão criadas para a instalação da referida fabriqueta, tendo ja sido identificado o local, em consulta pública envolvendo a população e as autoridades governamentais distritais.
Sem revelar o custo total e a nacionalidade dos investidores, Martinho disse que neste momento decorrem os últimos acertos entre o Governo moçambicano e os investidores que pretendem montar a fábrica para a sua formalização.
“Este é um projecto antigo que envolveu muitos investidores que pretendiam instalar a fábrica de ananás. Tudo já estava acertado faltando apenas adjudicação das obras, mas devido ao conflito que ocorreu nesta região os investidores acabaram por abandonar e agora são outros mas tudo indica que desta vez o projecto vai mesmo ser materializado’’, disse Martinho.
Sublinhou que neste momento decorrem junto das comunidades trabalhos de identificação dos principiais produtores desta matéria-prima de forma a alimentar a fábrica, cujo número de produtores tem vindo a aumentar nos últimos anos pese embora tenha havido fraca produção este ano devido a situação da tensão político- militar.
Segundo Martinho, a entrada em funcionamento desta fábrica poderá resolver a problemática da falta de mercado para a comercialização de ananás. Por outro lado, irá gerar mais empregos para jovens.
O distrito de Chibabava é potencial na produção de ananás na província de Sofala, mas devido a falta de mercado os camponeses enfrentam muitas dificuldades e até chega-se a ponto de os produtos apodrecerem, deitando-se assim os esforços dos camponeses.
(RM/AIM)"
FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

MOÇAMBIQUE CONTOS E FÁBULAS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL, "UM LIVRO FEITO POR CRIANÇAS DE HOJE PARA CRIANÇAS DE AMANNHÃ..."

"Moçambique

Contos e Fábulas Tradicionais de Moçambique

Um livro feito por crianças de hoje para crianças do amanhã para que aprendam a gostar de ler ou a não deixar de ler                      

Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Em destaque na foto a vencedora do prémio dos contos, Nina Geronimo
Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Em destaque na foto a vencedora do prémio dos contos, Nina Geronimo
Ana Guedes
“Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique” é um livro escrito por meninas e meninos moçambicanos da área de Pemba, na província de Cabo Delgado, ilustrado pelos próprios, e publicado pela Associação Humanitária Internacional de Mislata (AHUIM), de Espanha.
O motor deste projecto  chama-se  Lara Ripoll. Uma espanhola que vive e trabalha como professora em Pemba, há 3 anos. Envolveu cerca de 200 crianças de 6 escolas primárias em Pemba, e a recolha de lendas tradicionais moçambicanas numa  tentativa de transmitir às crianças do amanhã a literatura oral moçambicana.  As histórias ilustram a cultura de várias etnias de Cabo Delgado, entre elas a Macua.
Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique - Lara Ripoli
Lara Ripoll que frisa que com estes contos e fábulas quis contribuir para recuperar e divulgar a rica tradição oral de Moçambique e ajudar os mais jovens a expressar-se de forma criativa.
Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Trabalho na classe. Escola Maringanha. Projecto Lara RipollContos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Trabalho na classe. Escola Maringanha. Projecto Lara Ripoll
x
Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Trabalho na classe. Escola Maringanha. Projecto Lara Ripoll
Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique. Trabalho na classe. Escola Maringanha. Projecto Lara Ripoll

“Contos das Crianças do Amanhã. Fábulas Tradicionais de Moçambique”  saiu em edição bilingue – português e espanhol – e foi financiado pela AHUIM e faz parte do projecto “O Nascer da Criança do Amanhã” que atinge 200 alunos de quinta à sétima classes, com idades que vão dos 10 aos 17 anos, para alem dos cerca de 50 professores e responsáveis educativos."
FONTE: VOA MOÇAMBIQUE/A VOZ DA AMÉRICA

CUAMBA, PROVINCIA DO NIASSA AMANHÃ DIA DE ELEIÇÕES MUNICIPAIS, DIA DE TOLERÂNCIA DE PONTO.

Municípes de Cuamba terão tolerância
Eleições intercalares
Os residentes do mucipio de Cumba, na província de Niassa, vão ter tolerância de ponto, amanhã, quarta-feira, concedida pela Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, para exercerem o seu direito cívico de votar na eleições autárquicas intercalares.
O comunicado do Ministério do Trabalho refere que a tolerância abrange os trabalhadores cuja natureza das actividade não permite a interrupção no interesse público, sustentando-se nº 4, do artigo 205 da Lei nº23/2007, de 1 de Agosto , da Lei do Trabalho. Todavia, as empresas ou instituições devem privilegiar o sistema de trocas para que todos os trabalhadores possam votar"
FONTE: SAPO MZ/O PAÍS

MOÇAMBIQUE AMBIENTE DE NEGÓCIOS, PERSPECTIVA DO DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE, EDITADO NA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, RECENTE EDIÇÃO DE DEZEMBRO 2014

MOÇAMBIQUE SESSÕES DO CONSELHO DE MINISTROS DE 9 E 2 DE DEZEMBRO DE 2014

O Conselho de Ministros realizou, no dia 09 de Dezembro de 2014, a sua 32.ª Sessão Ordinária.

Nesta Sessão, o Governo apreciou o Balanço da Visita de Sexa o Presidente da República à Italia e ao Vaticano, de 02 a 06 de Dezembro.

O Governo apreciou e aprovou:

O Decreto que aprova o Estatuto Orgânico do Ramo da Polícia de Investigação

Criminal (PIC).

O Estatuto visa estabelecer, entre outras matérias, as unidades orgânicas responsáveis pela instrução criminal, informação criminal, técnica criminalista e identificação e registo criminal, definindo também as funções do ramo da PIC ao nível provincial e distrital.

O Decreto que aprova o Regulamento de Ética e Disciplina do Serviço Nacional de Migração (SENAMI). O Regulamento define as normas de ética e disciplina e o regime do processo disciplinar aplicáveis aos membros do SENAMI, no activo e na reserva, com objectivo de manter a ordem, disciplina, unidade e consolidação de um elevado sentido de responsabilidade e de justiça no seio dos membros da SENAMI.

O Decreto que aprova os termos e condições da autorização, para o Contrato de Concessão do Empreendimento Hidroeléctrico de Chemba I, entre a República de Moçambique e a Hidroeléctrica de Chemba S. A., para a produção e venda de energia eléctrica com potência nominal de 600 MW, entre as Províncias de Manica, Sofala e Tete ao longo do rio Zambeze.

 

O Decreto que aprova os termos e condições da autorização, para o Contrato de Concessão do Empreendimento Hidroeléctrico de Chemba II, entre a República de Moçambique e a Hidroeléctrica de Tambara S. A., para a produção e venda de energia eléctrica com potência nominal de 400 MW, entre as Províncias de Manica, Sofala e Tete ao longo do rio Zambeze.

 

A Resolução que atribui provisoriamente à empresa ATFC (Moçambique) II Madeiras e Agricultura, limitada a aquisição do Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT), relativo a uma área de 107.492,78 hectares, localizada nos Postos Administrativos de Regone e Mulumbo – Sede, nos Distritos de Namarrói e Mulumbo, Povíncia da Zambézia, destinada à Silvicultura (plantação de eucalipto), Agricultura e Pecuária.

 

A Resolução que ratifica o Acordo de Crédito celebrado entre o Governo de Moçambique e a Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA), no dia 09 de Dezembro de 2014, em Maputo, no montante de SDR 37.3 milhões, de crédito, o equivalente a USD 55.0 milhões (cinquenta e cinco milhões de Dólares Americanos), e de Donativo no montante de SDR 37.3 milhões, o equivalente a USD 55.0 milhões(cinquenta e cinco milhões de Dólares Americanos), destinados ao Apoio Directo ao Orçamento do Estado.

 

Ainda nesta Sessão, o Governo apreciou as informações sobre:

O processo de Eleição Intercalar para o Presidente do Conselho Municipal de Cuamba.

 O Diálogo entre o Governo e a Renamo.

 O Projecto de Construção de um Monumento alusivo ao Mineiro Moçambicano, em Ressano Garcia, Província de Maputo.

 
As Estratégias de Desenvolvimento Económico do Corredor de Nacala (PEDEC).

 
A Negociação dos Pedidos e Ofertas de Moçambique no âmbito da Liberalização do Comércio de Serviço na SADC.”

 O Conselho de Ministros realizou, no dia 02 de Dezembro de 2014, a sua 31.ª Sessão Ordinária.

Nesta Sessão, o Governo apreciou e aprovou:

O Decreto que aprova o Regulamento da Lei da Concorrência.

 

Este Regulamento operacionaliza a Lei n.º 10/2013, de 11 de Abril, Lei da Concorrência, e aplica-se a todas as actividades económicas exercidas no território nacional ou que nele produzam efeitos, quer sejam privadas ou públicas.

O Decreto que altera o Estatuto Orgânico da Autoridade Reguladora da Concorrência.

 O Decreto altera o artigo 39 do Estatuto da Autoridade Reguladora da Concorrência, aprovado pelo Decreto n.º 33/2014, de 01 de Agosto, ao abrigo dos artigos 9 e 10 da Lei da Concorrência, no que constituem as receitas e despesas desta Autoridade.

Ainda nesta Sessão, o Governo apreciou:

A informação sobre os projectos aprovados, de Janeiro a Setembro de 2014 e Grau de Realização do Investimento aprovado em 2011.

 
O Relatório sobre Bolsas de Estudo.

 
A informação sobre o Aeroporto Internacional de Nacala, na Província de Nampula.”

 
FONTE: PORTAL DO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE.

sábado, 13 de dezembro de 2014

TRIBUNAL ADMINISTRATIVO INSTALA-SE EM CABO DELGADO, MOÇAMBIQUE

O DÉCIMO Tribunal Administrativo foi ontem implantado em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, num acto considerado momento marcante na institucionalização destes órgãos da justiça desde que o programa iniciou com abertura e funcionamento dos mesmos na província de Nampula a 2 de Dezembro de 2010, no quadro da execução do plano do Governo para o quinquénio já a terminar.
Machatine Munguambe, presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial Administrativa e do Tribunal Administrativo, disse que tal facto tornou-se uma realidade por ter ficado evidente a vontade política da Assembleia da República, encarnando o desejo do cidadão moçambicano.
Machatine Munguambe, que presidiu a abertura daquele órgão de administração da justiça na cidade de Pemba, disse aos quadros ali afectos que lhes vaticina um auspicioso cumprimento do seu mandato da realização de uma justiça séria, de cada vez maior proximidade aos cidadãos, onde o acesso seja facilitado e liberto de quaisquer obstáculos e orientou que seja num ambiente em que se trave um combate sem tréguas contra o burocratismo.
Machatine Munguambe recomendou ainda a afirmação de isenção dos servidores públicos e a independência e profissionalismo dos juízes, apelando, todavia, “que busquem inspiração no seio da população de Cabo Delgado, dona e destinatária do serviço público que lhes cabe prestar”.
Aos juízes e demais trabalhadores do tribunal ora aberto o juiz-presidente do Tribunal Administrativo disse que se lhes abrem enormes desafios decorrentes das novas perspectivas de desenvolvimento multiforme do país e do cada vez maior conhecimento que “felizmente os cidadãos vão tendo dos seus direitos, sobretudo na sua relação com a administração pública”.
Por isso Machatine Munguambe chamou à atenção da juíza-presidente do Tribunal de Cabo Delgado e todo o seu colectivo, aos vários níveis, para que aposte na transformação daqueles desafios em oportunidades para corresponder às expectativas dos cidadãos que demandarão os seus serviços, com celeridade e qualidade desejáveis.
Tagir Carimo, presidente do município de Pemba, que esteve presente no acto, espelhou a grandeza do acontecimento com o número de vezes que os cidadãos procuravam os serviços dos correios para enviar, reenviar e voltar a enviar documentos, por falhas que agora podem ser corrigidas deslocando-se ao bairro de expansão, onde se localiza o Tribunal Administrativo.
Pelo mesmo diapasão alinhou administrador do distrito de Pemba, Gabriel Adolfo, que desejou que o órgão da administração da Justiça ora implantado nesta região venha para diminuir as assimetrias regionais que também se manifestam na facilidade de acesso aos serviços públicos.
PEDRO NACUO"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

PORTUGAL GOVERNO DE PORTUGAL NEWSLETTER DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

twitterinstagram
Newsletter
12 dezembro
 
Saiba maisSaiba mais 
 
Em Destaque 
 
APROVADO O QUOCIENTE FAMILIAR: «HOJE É UM DIA HISTÓRICO NO NOSSO SISTEMA FISCAL»
2014-12-05 às 21:04
 
«Hoje é um dia histórico no nosso sistema fiscal», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro, acrescentando que «foi aprovado o quociente familiar e isso significa que, independentemente do seu modelo, as famílias estão no centro do sistema fiscal». Paulo Portas faz esta declaração à imprensa após a aprovação pela Assembleia da República da Proposta de Lei de reforma da «tributação das pessoas singulares, orientada para a família, para a simplificação e para a mobilidade social», apresentada pelo Governo.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
«A PARTIR DE AGORA CABERÁ AOS AGENTES FINANCEIROS SUPORTAR OS ENCARGOS DAS CRISES BANCÁRIAS»
2014-12-10 às 16:28
 
«A partir de agora, e mais do que nunca, caberá aos agentes financeiros suportar os encargos para superar crises bancárias - e não aos contribuintes», afirmou a Ministra de Estado e das Finanças na apresentação da proposta de lei que transpõe diretivas da União Europeia sobre garantia de depósitos bancários e recuperação e resolução bancária. Maria Luís Albuquerque recordou que depois da crise de 2008, «ficou patente que algo tinha de ser feito, de modo a evitar que os contribuintes continuassem a ser chamados a resolver crises bancárias».
 
Saiba maisSaiba mais 
 
«A CAPACITAÇÃO OPERACIONAL DAS FORÇAS DE SEGURANÇA CONSTITUI UM IMPERATIVO»
2014-12-10 às 16:13
 
«Estar aqui, num momento em que dotamos a Guarda Nacional Republicana (GNR) de mais e melhores meios para o desempenho da missão que lhe é confiada, reveste-se de uma dimensão simbólica, que encerra um compromisso do Governo», afirmou a Ministra da Administração Interna, Anabela Miranda Rodrigues, na entrega de 175 veículos à GNR, em Sintra.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
JORGE MOREIRA DA SILVA SUBLINHA NECESSIDADE DE AÇÃO URGENTE À ESCALA GLOBAL PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
2014-12-08 às 13:19
 
O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, participa na Cimeira das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, em Lima, no Peru, entre os dias 8 e 12 de dezembro, onde defenderá uma ação urgente e imediata à escala global para o sucessor do Protocolo de Quioto.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
«FRUTAS, LEGUMES E FLORES REPRESENTAM ATUALMENTE MIL MILHÕES DE EUROS EM EXPORTAÇÕES»
2014-12-05 às 16:32
 
A Ministra da Agricultura e do Mar afirmou que «as frutas, legumes e flores representam atualmente mil milhões de euros em exportações» e que o setor ambiciona duplicar esse valor até 2020 que considerou ser «uma meta extraordinariamente interessante e ambiciosa». Assunção Cristas discursava no 3.º Simpósio Nacional de Fruticultura, que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
TEMAS 
 
 
 
 
O atual Governo, através de uma estratégia concertada assente no diálogo e na promoção de consensos, foi um dos que fez mais acordos com parceiros sociais e associações profissionais. Destacam-se: o acordo para o aumento do salário mínimo; o Compromisso para o Crescimento, a Competitividade e o Emprego; os acordos com a Associação Nacional de Municípios sobre gestão financeira e atribuições de competências; os contratos plurianuais com associações de instituições sociais; os acordos com os sindicatos de médicos e de professores.
Saiba maisSaiba mais 
 
 
 
 
A Garantia Jovem é o compromisso assumido pelo Governo para, num prazo de 4 meses, criar oportunidades para os jovens que terminem o ensino, ou para aqueles que percam o emprego. Os seus objetivos são: ajudar os jovens que queiram aumentar as suas qualificações, ajudar os jovens que queiram entrar no mercado de trabalho e diminuir o desemprego jovem. Este plano destina-se a todos os jovens até aos 29 anos que não estejam a estudar, a trabalhar, em formação ou em estágio. www.garantiajovem.pt
Saiba maisSaiba mais
 
Vídeos
 
 
Cerimónia Militar assinala fim da presença nacional no Afeganistão
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, participou na cerimónia militar evocativa da participação das Forças Armadas na missão da NATO no Afeganistão, iniciada em 2002 e concluída no passado mês de novembro. Nesta cerimónia, Aguiar Branco homenageou o esforço e a dedicação de todos os militares que participaram nesta importante missão.
 
Protocolo para a criação dos Espaços do Cidadão em Mafra
 
O Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, esteve em Mafra para assinar com a autarquia local um protocolo que prevê a instalação de sete Espaços do Cidadão no concelho. Aliando as vantagens dos serviços digitais ao atendimento presencial, pretende-se através dos Espaços do Cidadão um Estado «mais próximo das pessoas, de forma simples, acessível e com menos meios».
 
 
2014 Governo de Portugal"
FONTE: NEWSLETTER GOVERNO DE PORTUGAL.