Quatrocentas famílias da vila de Espungabera, sede do distrito de Mossurize, sul da província de Manica, passarão a consumir água potável canalizada. Para o efeito, está para breve a entrada em funcionamento de um sistema para o fornecimento deste líquido, cujas obras são visíveis no terreno. As mesmas enquadram-se nos esforços do governo visando a melhoria das condições de vida dos cidadãos.
Em Espungabera, actualmente a população recorre a furos e pequenos sistemas de abastecimento de água implantados, como fontanários, que em período seco não chegam a responder cabalmente às necessidades da população. Como alternativa, as pessoas, sobretudo mulheres, são obrigadas a percorrer grandes distâncias à procura de água para o consumo diário.
O governador da província de Manica, Alberto Mondlane, falando na abertura da III sessão da Assembleia Província de Manica, não avançou detalhes quanto ao projecto que conta com o suporte financeiro do Estado, mas assegurou que os trabalhos decorrem sem grandes sobressaltos e a conclusão está prevista para finais do ano em curso.
“Quatrocentas ligações serão feitas, brevemente, com a entrada em funcionamento dum sistema de abastecimento de água potável, no âmbito da resposta do Governo neste capítulo. Os residentes de Espungabera deixarão de percorrer grandes distâncias para encontrar água que por vezes tem sido imprópria para consumo humano. É a materialização do que prometemos na campanha eleitoral passada que hoje virou Plano Quinquenal do Governo”, disse Alberto Mondlane.
Para além de ter apresentado este projecto, Alberto Mondlane também assinalou o crescimento da província em vários domínios, em 2015, tendo apontando para o desenvolvimento da economia, expansão da rede sanitária, educação e produção agrária, como sendo áreas que mais contribuíram para o crescimento em Manica. No encontro, fez-se o balanço do plano económico, social e do orçamento do Governo Provincial de Manica, referente ao ano findo.
Domingos Boaventura"
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário