quarta-feira, 30 de outubro de 2019

BRASIL E PORTUGAL ENTRE OS CINCO PRINCIPAIS EM REGISTO GLOBAL DE PROTECÇÃO DE MARCAS

"Brasil e Portugal entre os cinco principais em registo global de protecção de marcas As Nações Unidas divulgaram na última quinta-feira os Indicadores de Propriedade Intelectual Mundial 2019. O Relatório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual tem dados de Angola, Cabo-Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Brasil é o terceiro com maior crescimento mundial ficando atrás de Índia e França. A publicação da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, OMPI, em Genebra, analisa categorias como patentes, marcas, projectos Industriais, variedades vegetais, indicações geográficas e indústria editorial. Brasil e Portugal estão ao lado da China, da Rússia e do Reino Unido no grupo de cinco nações que a agência destaca pelo “grande aumento” no registo de protecção de marca em relação ao Produto Interno Bruto, PIB, entre 2008 e 2018. Já no registo de patentes, o Brasil é o terceiro país com o maior crescimento global com 9,8%, atrás da Índia com 20,8% e da França com 10,5%. O Brasil destaca-se ainda nas vendas online, em terceiro lugar, com 25,5% do total global. A lista é encabeçada pelo Reino Unido com 51,5% e depois os Estados Unidos com 41,5%. De acordo com o relatório, a Ásia representa mais de dois terços de todas as solicitações de patentes, marcas comerciais e projetos industriais de 2018. A China lidera o crescimento global na demanda por direitos de propriedade intelectual. O país registrou um recorde de 1,5 milhão de pedidos, que correspondem a 46,4% do total global. Os Estados Unidos mantêm a liderança em termos de solicitações que foram feitos nos mercados de exportação. O país teve 597.141 solicitações, seguidos do Japão com 313.567 e da Coreia do Sul com 209.992. Quanto às marcas registradas localmente e pela origem, o Brasil está na frente dos países lusófonos com 191.813, Portugal com 27.892 Moçambique com 4.809, Angola 2.121; Cabo Verde 144 e São Tomé e Príncipe com 1.628.■ (Redacção)"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

terça-feira, 29 de outubro de 2019

LUTA CONTRA O CANCRO CASA DO ARTISTA DA BEIRA SOFALA MOÇAMBIQUE APOIA OUTUBRO ROSA 30 DE OUTUBRO


VODACOM DE MOÇAMBIQUE IMPULSIONA EMPREGO PARA RECEM LICENCIADOS

"Vodacom impulsiona emprego através do Programa de Graduados contribuir para o desenvolvimento do país. "A Vodacom é uma das melhores organizações para o aprendizado, os profissionais que lá encontrámos foram muito receptivos e ajudaram-nos a pôr em prática os conhecimentos adquiridos na universidade", elogiou Jeniffer Gemos, uma das graduadas, formada em Direito pela Universidade Unitiva. Para Adam Calu, da A Politécnica, também participante neste programa de graduados, “A oportunidade criada pela Vodacom foi única, a interacção com as diversas áreas ajudou no meu crescimento profissional”. Durante a formação, os recémformados tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre diferentes áreas, tais como Finanças, Recursos Humanos, Engenharia, Vendas, Marketing, atendimento ao Cliente, entre outras. Salientar que esta iniciativa da Vodacom foi lançada há 4 anos, e já conta com cerca de 56 graduados distribuídos pelas várias áreas de actuação da Vodacom Moçambique.■ (Redacção) to do da Vodacom em particular e do país em geral. "Os jovens são o futuro do país e da nossa companhia. Graças a esta camada, a nossa organização tem registado avanços significativos, por isso a nossa aposta na promoção de iniciativas de profissionalização”, referiu o dirigente. Por sua vez, os recém-graduados enalteceram a iniciava da Vodacom, por possibilitar a sua inserção no mercado de trabalho, e prometeram Maputo (O Autarca) – A iniciativa, que já está na sua 2ª edição, contemplou 14 estudantes recém-formados nas universidades moçambicanas, promovendo o acesso ao emprego na camada juvenil. A Vodacom realizou, na última quinta-feira, 24 de Outubro, o encerramento da 2ª edição da iniciativa denominada Programa de Graduados – “Discover Graduate Programme 2017- 2019”. A cerimónia de graduação teve lugar em Maputo e foi dirigida pelo Director Executivo da Vodacom, Jerry Mobbs, e testemunhada por membros do Governo, representantes de diferentes instituições de Ensino Superior do País, colaboradores da Vodacom, pais e encarregados de educação. Na sua intervenção, o Director Executivo da Vodacom destacou a importância de capacitar a camada juvenil e o contributo que os jovens recémgraduados têm dado para o crescimen"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

ZIMBABAWE, MOÇAMBIQUE SOLIDÁRIO COM LEVANTAMENTO DE SANÇÕES CONTRA O ZIMBABWE

"Moçambique solidário ao levantamento de Sanções contra o vizinho Zimbabwe Maputo (O Autarca) – Um comunicado da Presidência da República de Moçambique emitido pela celebração do 25 de Outubro, Dia de África, na sexta-feira da semana passada, confirma o apoio do país ao levantamento das sanções económicas e políticas impostas a vizinha República do Zimbabwe pelos Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeoa (UE). Em Agosto deste ano, em Dar-es-Salaam, realizou-se a 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), na qual foi manifestada solidariedade geral para com a República do Zimbabwe, devido as sanções económicas prolongadas, tendo sido apelado ao levantamento imediato, de modo a permitir a recuperação socioeconómica do país. “Moçambique demonstra a sua solidariedade para com o povo zimbabweano e associa-se aos demais Estados Membros da SADC que clamam pelo levantamento destas sanções, para que o povo zimbabweano possa coabitar efectiva e harmoniosamente na aldeia global”. Moçambique considera que o levantamento das sanções, poderá viabilizar a atração de potenciais investidores estrangeiros para o Zimbabwe, após duas décadas de isolamento económico. A SADC declarou o dia 25 de Outubro de 2019 para exprimir, colectivamente, o repúdio às sanções desde 2011.■ (R)"
FONTE: JORNAL O AUTARCA

PORTO DE PESCA DA BEIRA INAUGURADO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA FILIPE JACINTO NYUSI

"Beira inaugura Porto de Pescas pós reabilitação Beira (O Autarca) – Foi inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na tarde desta segundafeira (28Out19), o Porto de Pescas da Beira, também conhecido por Cais-1 do Poro Índico da Beira, na capital provincial de Sofala. O Porto de Pescas da Beira beneficou de uma reabilitação de reaiz, tornando-se numa das infraestruturas do género mais modernas da região. A inciativa do projecto e realização da reabilitação do Cais-1 do Porto da Beira pertence ao Governo de Moçambique para potenciar a actividade de pesca nesta região do país. A Beira é o maior porto de atracação de navios de pesca que operam no país, principalmente na grande região de pesca do banco de Sofala, que se estende entre as províncias centrais de Sofala e Zambézia e nortenha de Nampula.■ (Redacção)"
FONTE: JORNAL O AUTARCA 

sábado, 26 de outubro de 2019

PORTUGAL NOVO GOVERNO XXII CONSTITUCIONAL TOMOU HOJE POSSE, PARABENS!

Novo governo com 70 membros já tomou posse

Os 70 membros que vão integrar o XXII Governo Constitucional já tomaram posse, um a um, numa cerimónia realizada no Palácio da Ajuda e que contou com a participação do Presidente da República.
1 / 24
David Santiago 26 de outubro de 2019 às 10:28
1 / 20

António Costa - Primeiro-ministro

António Costa - Primeiro-ministro
Após ser eleito pela quinta vez como deputado à Assembleia da República, António Costa vai, pela segunda legislatura, assumir o cargo de primeiro-ministro. Além da chefia governamental, Costa conta com passagens em quatro outros executivos, como secretário de Estado, ministro da Justiça e, por fim, titular do Ministério da Administração Interna. Foi também eurodeputado e presidente da câmara de Lisboa, sendo secretário-geral do PS desde 2015.
O inacabado Palácio Nacional da Ajuda acolheu este sábado, a partir das 10:30, a cerimónia de tomada de posse dos 70 membros do XXII Governo Constitucional, que fazem deste executivo o maior de sempre, tanto em número total como em número de ministros e secretários de Estado.
Destes, 27 foram eleitos deputados pelo PS nas legislativas de 6 de outubro, o que significa que um quarto dos 108 candidatos socialistas que garantiram lugar na Assembleia da República transita para o Governo.
FONTE: JORNAL DE NEGÓCIOS

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

BRASIL CONDECORA HOJE AUGUSTO MACEDO PINTO COM A MEDALHA AMIGO DA MARINHA


FUI  HOJE CONDECORADO PELO BRASIL COM A MEDALHA AMIGO DA MARINHA,   EM RECONHECIMENTO AOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS  NA DIVULGAÇÃO DA MENTALIDADE MARITIMA EM PORTUGAL.
A CERIMÓNIA REALIZOU-SE HOJE, A  24 DE OUTUBRO DE 2019,  EM LISBOA PORTUGAL A BORDO DO  NAVIO ESCOLA “BRASIL”  FOI PRESIDIDA POR SUA EXCELÊNCIA O EMBAIXADOR DO BRASIL EM PORTUGAL.  SENTI-ME PROFUNDAMENTE GRATO POR TER SIDO REPRESENTADO NESTE ACTO PELO MEU FILHO BRUNO A QUEM MUITO AGRADEÇO, EM RECEBER A MEDALHA QUE ME FOI ATRIBUIDA,  POIS RAZÕES PROFISSIONAIS INADIÁVEIS MANTIVERAM-ME NA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE.
DEDICO ESTA HONROSA DISTIINÇÃO AOS MEUS PAIS JÁ FALECIDOS E  EM PARTICULAR A TODA A MINHA FAMILIA BRASILEIRA, INCLUINDO OS POSSIVEIS DESCENDENTES DO MEU BISAVÔ SOARES PAI DA MINHA AVÓ , MÃE DO MEU PAI QUE TENDO EMIGRADO PARA O BRASIL NO INICIO DO SECULO VINTE,  NUNCA MAIS NINGUÉM DA FAMILIA SOUBE DELE.
AGRADEÇO TER SIDO O BRASIL , PAIS DO MUNDO COM MAIS FALANTES DA LINGUA DE CAMÕES , A ATRIBUIR-ME  TÃO EMBLEMÁTICA E HONROSA DISTINÇÃO. TENDO-SE LEMBRADO DA MINHA PESSOA, VIVENDO EU NA CIDADE DA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA MOÇAMBIQUE.
FUI  HOJE CONDECORADO PELO BRASIL COM A MEDALHA AMIGO DA MARINHA,   EM RECONHECIMENTO AOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS  NA DIVULGAÇÃO DA MENTALIDADE MARITIMA EM PORTUGAL.
A CERIMÓNIA REALIZOU-SE HOJE, A  24 DE OUTUBRO DE 2019,  EM LISBOA PORTUGAL A BORDO DO  NAVIO ESCOLA “BRASIL”  FOI PRESIDIDA POR SUA EXCELÊNCIA O EMBAIXADOR DO BRASIL EM PORTUGAL.  SENTI-ME PROFUNDAMENTE GRATO POR TER SIDO REPRESENTADO NESTE ACTO PELO MEU FILHO BRUNO A QUEM MUITO AGRADEÇO, EM RECEBER A MEDALHA QUE ME FOI ATRIBUIDA,  POIS RAZÕES PROFISSIONAIS INADIÁVEIS MANTIVERAM-ME NA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE.
DEDICO ESTA HONROSA DISTIINÇÃO AOS MEUS PAIS JÁ FALECIDOS E  EM PARTICULAR A TODA A MINHA FAMILIA BRASILEIRA, INCLUINDO OS POSSIVEIS DESCENDENTES DO MEU BISAVÔ SOARES PAI DA MINHA AVÓ , MÃE DO MEU PAI QUE TENDO EMIGRADO PARA O BRASIL NO INICIO DO SECULO VINTE,  NUNCA MAIS NINGUÉM DA FAMILIA SOUBE DELE.
AGRADEÇO TER SIDO O BRASIL , PAIS DO MUNDO COM MAIS FALANTES DA LINGUA DE CAMÕES , A ATRIBUIR-ME  TÃO EMBLEMÁTICA E HONROSA DISTINÇÃO. TENDO-SE LEMBRADO DA MINHA PESSOA, VIVENDO EU NA CIDADE DA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA MOÇAMBIQUE..
Exmo. Senhor Augusto Macedo Pinto,


Encarrega-me o Capitão de Mar e Guerra Hermes Pacheco Pereira de Oliveira, Adido de Defesa e Naval junto da Embaixada do Brasil, de transmitir a V. Exa. o documento anexo.

Local de atracação do Navio-Escola “Brasil”

Com os melhores cumprimentos,

Rui Matos
Adidância de Defesa e Naval
Embaixada do Brasil
Estrada das Laranjeiras, 144
1649-021 Lisboa
Tel: 217 248 557
A MEDALHA QUE ME FOI ATRIBUIDA PELA MARINHA DO BRASIL, O MEU FILHO BRUNO QUE ME FEZ O FAVOR DE A IR RECEBER EM MEU NOME, O MEU QUERIDO AMIGO ARTUR VICTORIA GRANDE IMPULSIONADOR DA AMIZADE DO BRASIL COM OS PAISES DA CPLP, A QUEM MUITO DEVO, UM ABRAÇO OBRIGADO.