quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MOÇAMBIQUE CRIADOS MAIS DE CEM MIL POSTOS DE TRABALHO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015, DURANTE O MESMO PERIODO QUASE CINQUENTA MIL PESSOAS BENEFICIARAM DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

"CRIADOS MAIS DE 100 MIL EMPREGOS NO PRIMEIRO SEMESTRE

05-08-2015 15:31:58

MAPUTO, 05 AGO (AIM) – Um total de 119.403 empregos foram criados em Moçambique durante o primeiro semestre do presente ano, graças ao investimento interno e externo canalizado para as diferentes áreas de actividades.

Durante o mesmo periodo, segundo a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitoria Diogo, 49.772 pessoas beneficiaram de formação profissional.

Vitoria Diogo fez estas revelacoes na abertura do Conselho Coordenador do Ministerio do Trabalho e Segurança Sociais (MITESS), que decorre, desde hoje, em Maputo.

No encontro de dois dias, o conselho vai debater varias matérias relativas a administração do trabalho, entre as quais o emprego, formação profissional, legalidade laboral, diálogo social, segurança social, conflitos laborais e a reforma institucional.

“O crescimento económico nem sempre é acompanhado por um nível de empregabilidade satisfatório, estimando-se que cerca de 300 mil e' o o número de pessoas que ingressam anualmente na vida activa em Moçambique”, disse a governante.

A criação de novos postos de trabalho, segundo Diogo, requer formação e qualificação de profissionais moçambicanos a altura das exigências que estas oportunidades colocam, pelo que o Direcção Nacional do Trabalho e' chamada a elaborar uma Política de Emprego com base na inclusão, tendo em conta esta realidade.

Esta Política de Emprego, segundo a titular do pelouro, deverá ser submetida a apreciação do Governo e da Assembleia da República (parlamento mocambicano) no próximo ano (2016).

O Centros de Formação Profissional, segundo Vitoria Diogo, devem acompanhar a dinâmica imposta pelo sector privado no que diz respeito a procura de profissionais qualificados para responderem a necessidades cada vez maiores dada a competitividade existente no mercado.

“As nossa acções de formação devem conter programas e curricula padronizados, de referência e de excelência para que tenhamos mão-de-obra em quantidade e qualidade que nos permita reduzir a contratação de trabalhadores estrangeiros, recrutando os estritamente necessários”, defendeu a ministra.

Para responder a esta necessidade, a governante esclareceu que a fusão da Escola de Estudos Laborais Alberto Cassimo e' uma mais valia na formação não so para as empresas e auto-emprego, como também para o reforço da capacitação técnica dos quadros do ministerio em cada etapa.

Os Centros de Emprego, segundo Vitoria Diogo, passarão a estar integrados no Instituto Nacional de Promoção do Emprego para serem mais proactivos no apoio as empresas na satisfação das suas necessidades de recrutamento e aos candidatos na procura de emprego.

A orientação profissional como mecanismo de orientação vocacional, segundo a dirigente, passará a constituir um acto que antecede a formação para que os candidato sejam devidamente encaminhados para os cursos para os quais tenham a devida vocação.
(AIM)
MAD/SN(AIM)"
FONTE: AIM AGENCIA DE INFORMAÇÃO DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário