quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SAL DE MACHANGA, SOFALA, MOÇAMBIQUE EXPORTADO PARA ZIMBABWE, MALAWI, ZÂMBIA, BOTSWANA E RDCONGO

As explorações de sal que se estendem de Maropanhe, Chirinda, Rio Mussanga até Zariro Macanga ao longo da zona costeira do distrito de Machanga, em Sofala, já alimentam o mercado estrangeiro, com destaque para países vizinhos sem acesso directo ao mar , nomeadamente Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, Botswana e RDCongo.
Para o efeito, as autoridades administrativas locais estão encetar démarches junto do Ministério da Indústria e Comércio no sentido de certificar o sal com o selo “Made in Mozambique”, para conferir maior ao produto.
Por conseguinte, diferentes intervenientes nacionais e estrangeiros convergem em Machanga para a comercialização do produto cuja extracção, nos últimos tempos tende a crescer.
Falando à nossa Reportagem da Delegação da Beira, a administradora daquele distrito, Ana Paula Matiquite, exemplificou que cerca de 500 toneladas de sal foram já extraídos nos primeiros seis meses deste ano.
Com efeito, foram instaladas no terreno cinco salinas, sendo duas já legalizadas e as restantes três ainda em regime experimental, envolvendo maioritariamente mulheres, numa campanha anual que tradicionalmente termina em Setembro com marés vivas. Para combater bócio o sal é iodado.
Conforme observou o nosso Jornal, no interior de Machanga nota-se por estas alturas do pico autênticas “montanhas”de sal, numa altura em que se regista um intenso movimento de pessoas de vários cantos do país, chegando a bloquear o trânsito nas vias que dão acesso e aropanhe e Chirinda, no posto administrativo de Divinhe. 
O director das Actividades Económicas em Machanga, Fernando Chimbuia, disse que  internamente o sal daquele distrito abastece principalmente as zonas centro e norte.
A extracção do sal envolve, também, centenas de camponesas que procuram alternativas de sobrevivência, tendo em conta o fracasso da campanha agrária 2014-2015, devido a escassez de chuvas.
Refira-se que o sector da Aricultura em Sofala distribuiu, em Machanga, quantidades consideráveis de sementes de hortícolas e de milho para a segunda época.
 Horácio João"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário