segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SAVANE, DISTRITO DO DONDO E PROVINCIA DE SOFALA LIGADO À ENERGIA ELECTRICA NACIONAL

O POSTO administrativo de Savane, no distrito do Dondo em Sofala, será ligado esta semana à rede nacional de energia eléctrica, decorrendo actualmente trabalhos de conclusão das obras da construção da infra-estrutura de distribuição.
Para a electrificação de Savane fez-se uma derivação da linha de transporte que parte da sede de Dondo para alimentar o distrito de Muanza, activada no ano passado.
Ao que apurámos da Electricidade de Moçambique – Área de Serviço ao Cliente da Beira, os trabalhos incluíram a melhoria da rede montada pelo Fundo de Energia (FUNAE), construção de uma de média tensão na linha que vai à Muanza e de uma outra, pequena, de baixa tensão para alimentar os clientes. As obras contemplaram também a instalação de dois postos de transformação (PTs).
A expectativa é enorme no seio dos residentes da sede, bem como por parte da Administração daquele posto administrativo.
Por exemplo, Carlitos Vasco, um dos moradores da sede de Savane, disse ao nosso Jornal que com a energia eléctrica poderão nascer serralharias e serrações, uma vez que a zona é produtora de madeira.
Acrescentou que, contrariamente ao que ocorre agora, passarão a vender peixe e frango congelados, bebidas geladas, para além de assistirem televisão, algo comum nos demais pontos do país, mas que ainda era um sonho naquele posto administrativo do distrito de Dondo.
Savane chegou a ter energia das 19 às 22 horas a partir de um gerador a diesel montado pelo FUNAE, mas o fornecimento só durou alguns meses. Parou devido aos altos custos de produção e dificuldades de comparticipação dos consumidores.
Carlitos Vasco disse que cada instalação tinha que pagar 300 meticais por mês e para alguns o valor era muito alto.
Por ser turno, Rosa Bia Luís, chefe do posto de Savane, também não conteve as expectativas pela electrificação e disse que “teremos um grande desenvolvimento com a chegada de energia eléctrica”.
Fora a iluminação das residências de parte dos cerca de 17 mil residentes do posto administrativo, Rosa Luís espera que a energia eléctrica leve investimentos à Savane, o que vai gerar emprego e melhorar o nível de vida da população.
“Temos internato e nos finais de semana os alunos só pensavam em sair, mas certamente com a energia poderão ficar a estudar. Acreditamos que poderemos introduzir o curso nocturno e permitir que os cidadãos que não poderem estudar na juventude o façam agora que são crescidos”, disse.
Dados da EDM na Beira indicam que os trabalhos de electrificação deverão ser concluídos até esta quarta-feira, esperando-se que haja uma cerimónia de inauguração durante a próxima semana na qual participarão, entre outras personalidades, o Ministro da Energia, Pedro Couto, a governadora de Sofala, Helena Taipo, para além do presidente do Conselho de Administração da empresa pública de electricidade."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE
 

Sem comentários:

Enviar um comentário