sexta-feira, 17 de maio de 2013

BISPO DO PORTO D. MANUEL CLEMENTE SUCEDE A D. JOSÉ POLICARPO COMO CARDEAL - PATRIARCA DE LISBOA

"D. Manuel Clemente sucede a D. José Policarpo como cardeal-patriarca de Lisboa


Bispo do Porto vai ser nomeado neste sábado.

D. Manuel Clemente, actual bispo do Porto Adriano Miranda
D. Manuel Clemente, actual bispo do Porto, será o sucessor de D. José Policarpo como cardeal-patriarca de Lisboa. O anúncio oficial deverá ser feito neste sábado, às 11h.
A notícia foi confirmada à agência Lusa por fonte eclesiástica, depois de ter sido avançada pelos jornais i e Diário de Notícias.
Manuel Clemente, que completa 65 anos em Julho, nasceu no concelho de Torres Vedras e regressará assim a Lisboa, onde foi bispo auxiliar.
Considerado um dos profundos pensadores do país na actualdade (recebeu o Prémio Pessoa em 2009), o bispo do Porto há muito que era dado como o mais provável sucessor de D. José Policarpo, que pediu para abandonar funções em 2011 por ter completado 75 anos.D. Manuel Clemente, que foi nomeado bispo do Porto em Fevereiro de 2007, é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica. Doutorou-se em Teologia Histórica em 1992. É também autor de vários livros, como "A Igreja no Tempo, História Breve da Igreja Católica" e de vários textos sobre o catolicismo em Portugal a partir do liberalismo.Ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973, tendo sido ordenado presbítero seis anos depois. Segundo uma nota biográfica da Agência Ecclesia, foi Coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa, formador e Reitor do Seminário dos Olivais e, desde 1997, membro do Cabido da Sé de Lisboa. Nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa e titular Pinhel, em 6 de Novembro de 1999, foi ordenado na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) no dia 22 de Janeiro de 2000.
Em entrevista ao PÚBLICO, em Dezembro de 2011, declarou-se um optimista": "Eu acredito no género humano, e no género humano português muito em particular", disse então.

Já com Portugal mergulhado numa profunda crise económico, D. Manuel Clemente mostrou-se também preocupado com os efeitos na sociedade portuguesa e centrou o seu discurso na "sobrevivência digna das pessoas": "É preciso que tenham trabalho, não apenas por uma questão económica imediata, mas porque o desenvolvimento verdadeiro de cada um só se faz mediante o trabalho, e que lhes dêem condições para que possam ter filhos e educá-los. É preciso fortalecer as famílias. Enfrentamos o problema terrível de uma sociedade que não se reproduz. E é preciso restabelecer as redes de vizinhança, para que as pessoas não vivam no anonimato."D. Manuel Clemente assumirá agora o mais destacado cargo da Igreja Católica em Portugal, que era cardeal-patriarca desde 1998, altura em que sucedeu a António Ribeiro, uma sucessão esperada desde que em Março 1997 tinha sido nomeado arcebispo coadjutor de Lisboa.O título de patriarca é atribuído ao prelado de Lisboa desde os princípios do século XVIII.A elevação a cardeal será decidida no primeiro consistório que se realizar após a nomeação." FONTE JORNAL PÚBLICO.

Sem comentários:

Enviar um comentário