sábado, 2 de março de 2013

NACALA CARVÃO DE MOATIZE TETE ESCOADO A PARTIR DE NACALA EM DEZEMBRO DE 2014

"Economia


Local onde será instalado o escoador
Local onde será instalado o escoador

Carvão de Moatize escoado a partir Nacala-a-Velha em 2014


FINAIS de Dezembro de 2014 é o período previsto para que o terminal multiusuário de carvão de Nacala-a-Velha, na província de Nampula, inicie com o processo de escoamento deste mineral que está a ser explorado na mina carbonífera de Moatize, em Tete, altura em que a construção do porto já estará completamente concluído, segundo asseguraram os responsáveis do Corredor Logístico Integrado de Norte (CLIN), instituição patrona deste projecto que junta parceria público privada, entre a Vale e os Caminhos de Ferro de Moçambique. Maputo, Sábado, 2 de Março de 2013:: Notícias Segundo informações avançadas durante a visita que a governadora da província de Nampula, Cidália Manuel Chaúque, efectuou aquele empreendimento cuja sua implantação vai possibilitar o aumento da capacidade de produção e escoamento do carvão de Moçambique, permitindo do mesmo modo o crescimento do volume das importações, será na mesma altura em que o primeiro navio far-se-á ao terminal multiusuário de Nacala-a-Velha, actualmente em construção.
O terminal multiusuário de carvão tem como objectivo a construção de um porto para o escoamento deste minério explorado em Moatize com uma capacidade de atender por ano 18 milhões de toneladas de carvão que para o efeito terá que contar com material portuário com a capacidade de manusear estas quantidades.É assim que o CLIN projecta a construção de vagões com capacidade de manusear 4.800 toneladas por hora, aquisição de empilhadeiras com a mesma cubicagem, recuperadoras e carregadores de navios com 5.100 toneladas por hora, respectivamente.No parque de estocagem está projectada uma capacidade de 1.450.000 toneladas de carvão mineral e para o seu manuseamento para os navios, a infra-estrutura portuária terá viradores de vagões rotativos duplos com a função de descarregar o produto numa operação que se estima desembaraçar 4.800 toneladas em apenas uma hora, transportados em vagões de 60 toneladas. Estes viradores de vagões terão uma operacionalidade de descarga de 95 segundos em cada carruagem.Para além da implantação do terminal de carvão em Nacala-a-Velha o CLIN vai intervir na ferrovia com uma extensão de 912 quilómetros que parte da mina carbonífera de Moatize, passando pelo vizinho Malawi e na província de Nampula, onde serão reabilitados 684 quilómetros da actual linha e construídos 228 quilómetros de novos trechos até ao porto de carvão na ponta Namuachi, na baía de Nacala.A linha de caminho-de-ferro a ser construída terá uma capacidade de 40 milhões de toneladas por ano, 30 milhões dos quais reservados para a Vale que assim disporá de um transporte adicional para escoar o carvão extraído em Moatize, sendo a restante capacidade colocada à disposição de outras empresas ou particulares.
As actividades da ferrovia, segundo foi avançado na ocasião envolvem a limpeza, desmatação, aterros, colocação de novos aquedutos, valetas de drenagem, para além da recuperação da plataforma da via nos pontos necessários.Ambos os empreendimentos, a serem construídos de raiz, exigirão um esforço financeiro estimado em 1,5 mil milhões de dólares a ser garantido pela CLIN, parceria entre a subsidiária do grupo brasileiro Vale, a Vale Moçambique, que terá uma participação de 80 por cento e a empresa estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) com os restantes 20 por cento." Fonte Jornal NOTICIAS.

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