"CULINÁRIA
A SEMANA :
A Cebola 02 Março 2013
A cebola é uma especiaria que faz parte do dia a dia no uso culunário. O que muitas pessoas ainda não conhecem são os benefícios e poderes desta especiaria. O asemanaonline, para manter os seus leitores sempre bem informados, pesquisou algumas informações sobre a cebola.
A cebola é uma planta originária do continente asiático, da família Alliaceae, sua safra é de Setembro a Março, porém é encontrada o ano todo. O maior produtor mundial deste alimento é a China. Na América, a cebola chegou por intermédio de Cristovão Colombo, em sua segunda viagem ao Haiti.
A raiz possui um formato oval, internamente feita de camadas. Apreciada por muitos como condimento, tem características favoráveis a saúde, contendo flavonóides, elemento importante como anti-oxidante e anti-inflamatório, sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas C e complexo B.
Na culinária, a cebola é utilizada para o preparo de caldos, sopas, milanesas, suflês, tortas, recheios, etc.
O que é sempre mencionado quando o assunto é cebola é o mau hálito que às vezes causa e o cheiro forte que exala, mas suas propriedades são tão significativas que este facto se torna sem importância.
Estudos comprovam que a cebola contém componentes capazes de reduzir risco de tumores de intestino, estômago e próstata, e age contra bactérias causadoras de cáries. Para esta eficácia, se faz necessário a ingestão de duas cebolas por semana.
Existem três tipos de cebola, as brancas, com sabor mais forte, as amarelas que por sua vez são as mais consumidas e as roxas, escolhida como preferida em muitas comunidades por ter sabor mais suave.
A conservação da cebola fora da geladeira deve ser em local seco escuro e bem ventilado. No frigorífico é possível mantê-la por até vinte e quatro horas picada e em recipiente fechado.
Uma curiosidade sobre a cebola é por quê ela faz as pessoas “chorarem” ao ser cortada. Nela existe uma substância chamada ácido sulfúrico, que ao entrar em contacto com os olhos irrita e faz lacrimejar.
Outra curiosidade é que na antiguidade os faraós eram enterrados com cebolas, pois era considerado um sinal de eternidade, já na Idade Media, a cebola era utilizada como moeda.
O fato é que a cebola é um importante alimento e deve fazer parte da dieta diária para uma alimentação saudável.
E Ainda o asemanaonline preparou uma deliciosa receita tipicamente senegalesa, em que a cebola é o ingrediente mais importante na sua preparação.
Esse prato é muito simples e muito saboroso.
YASSA DE FRANGO
Ingredientes
1/4 xícara (chá) de suco de limão
3 cebolas grandes em rodelas finas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Pimenta malagueta verde picada a gosto
Óleo de sua preferência (amendoim é ideal mas usei azeite de oliva)
I frango inteiro em pedaços ou partes preferidas (cerca de 1kg)
1 pimenta-de-cheiro inteira (opcional)
1/2 colher (sopa) de mostarda
1 xícara de chá água fervente
Preparação
Numa vasilhame de vidro, coloque o suco de limão, uma cebola em rodelas, pimenta cortada em fatias finas, sal, pimenta-do-reino e o frango. Deixe marinar no frigorífico de 3 a 12 horas. Retire e escorra o frango. Separe as cebolas e reserve o líquido. Leve o frango ao grill por 10 min. de cada lado.
Nesse meio tempo, aqueça o óleo e refogue as cebolas até ficarem transparentes e depois acrescente os outros ingredientes e a marinada reservada. Deixe apurar e junte o frango. Cozinhe em fogo baixo, tampado por 30 min, ou até que fique bem macio. Remova a pimenta-de-cheiro. Sirva com arroz branco.
Elsa Robalo" FONTE JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.
Sem comentários:
Enviar um comentário