"Porto de Maputo: Dragagem de manutenção repõe níveis de fiabilidade. QUINHENTOS a oitocentos mil metros cúbicos de sedimentos serão
retirados em breve dos canais de acesso e demais áreas operacionais do Porto de
Maputo, ao abrigo de uma campanha de dragagem de emergência a ser levada a cabo
pela Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA) e pela firma norueguesa Rohde
Nielsen.
Maputo, Segunda-Feira, 6 de Agosto de 2012 Notícias . Segundo dados apurados pelo “Notícias”, as autoridades portuárias já
concluíram o contrato da empreitada, devendo os trabalhos iniciar ainda no
corrente mês de Agosto, e serem concluídos no prazo de quatro a seis
semanas.O objectivo da campanha é restaurar a profundidade de 11 metros recentemente
alcançada como resultado de uma operação de dragagem realizada entre 2010 e
2011, numa altura em que a profundidade no porto não ia para além dos 9,4
metros, com todos os embaraços que tal causava ao movimento de navios.O programa de dragagem decorreu de Setembro de 2010 a Janeiro de 2011, do que
resultou a retirada de 2.045.000 metros cúbicos de sedimentos, incluindo rochas,
de modo a propiciar uma aproximação mais profunda ao porto.O impacto positivo no tráfego foi imediato, com o número de embarcações
recebidas pelo porto em 2011 a superar provavelmente o número recorde de mais de
mil navios em 2010.A projectada dragagem de manutenção, segundo informações divulgadas pela
autoridade portuária serão assegurados por uma embarcação pertencente à Rohde
Nielsen, uma draga de sucção que actualmente se encontra em fase de mobilização,
de modo a chegar a Maputo nos próximos dias.Concluída a campanha, com o necessário êxito, os canais de acesso do porto
serão re-certificados, podendo, a partir daí, servir plenamente na recepção de
navios de grande capacidade. Com o incremento dos volumes de comércio entre os países, o Porto de Maputo
vem conhecendo um incremento não só do número como de embarcações de grande
capacidade que o demandam enquanto porto de trânsito.Resultado dos investimentos que vêm sendo realizados, o volume de carga
manuseada no Porto de Maputo poderá atingir 14 milhões de toneladas até finais
deste ano, segundo projecções avançadas pelo Maputo Port Development Company
(MPDC) entidade gestora do empreendimento.Apesar de não considerar o crescimento numérico como o mais importante nas
estratégias da instituição, o MPDC considera fundamental investir-se na expansão
dos volumes de carga manuseada, considerando o projectado crescimento do tráfego
no Porto de Maputo, mercê do aumento da procura internacional de minérios como
carvão e magnetite. O Porto de Maputo tem algumas zonas de influência directa nas províncias
sul-africanas de Mpumalanga, Gauteng e Limpopo; no sul do Zimbabwe e na
Suazilândia, mercados igualmente disputados por concorrentes daqueles
países." Fonte Jornal NOTICIAS.
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