segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PORTO DE MAPUTO EM BOAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE ACESSO

"Porto de Maputo: Dragagem de manutenção repõe níveis de fiabilidade. QUINHENTOS a oitocentos mil metros cúbicos de sedimentos serão retirados em breve dos canais de acesso e demais áreas operacionais do Porto de Maputo, ao abrigo de uma campanha de dragagem de emergência a ser levada a cabo pela Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA) e pela firma norueguesa Rohde Nielsen. Maputo, Segunda-Feira, 6 de Agosto de 2012:: Notícias . Segundo dados apurados pelo “Notícias”, as autoridades portuárias já concluíram o contrato da empreitada, devendo os trabalhos iniciar ainda no corrente mês de Agosto, e serem concluídos no prazo de quatro a seis semanas.O objectivo da campanha é restaurar a profundidade de 11 metros recentemente alcançada como resultado de uma operação de dragagem realizada entre 2010 e 2011, numa altura em que a profundidade no porto não ia para além dos 9,4 metros, com todos os embaraços que tal causava ao movimento de navios.O programa de dragagem decorreu de Setembro de 2010 a Janeiro de 2011, do que resultou a retirada de 2.045.000 metros cúbicos de sedimentos, incluindo rochas, de modo a propiciar uma aproximação mais profunda ao porto.O impacto positivo no tráfego foi imediato, com o número de embarcações recebidas pelo porto em 2011 a superar provavelmente o número recorde de mais de mil navios em 2010.A projectada dragagem de manutenção, segundo informações divulgadas pela autoridade portuária serão assegurados por uma embarcação pertencente à Rohde Nielsen, uma draga de sucção que actualmente se encontra em fase de mobilização, de modo a chegar a Maputo nos próximos dias.Concluída a campanha, com o necessário êxito, os canais de acesso do porto serão re-certificados, podendo, a partir daí, servir plenamente na recepção de navios de grande capacidade. Com o incremento dos volumes de comércio entre os países, o Porto de Maputo vem conhecendo um incremento não só do número como de embarcações de grande capacidade que o demandam enquanto porto de trânsito.Resultado dos investimentos que vêm sendo realizados, o volume de carga manuseada no Porto de Maputo poderá atingir 14 milhões de toneladas até finais deste ano, segundo projecções avançadas pelo Maputo Port Development Company (MPDC) entidade gestora do empreendimento.Apesar de não considerar o crescimento numérico como o mais importante nas estratégias da instituição, o MPDC considera fundamental investir-se na expansão dos volumes de carga manuseada, considerando o projectado crescimento do tráfego no Porto de Maputo, mercê do aumento da procura internacional de minérios como carvão e magnetite. O Porto de Maputo tem algumas zonas de influência directa nas províncias sul-africanas de Mpumalanga, Gauteng e Limpopo; no sul do Zimbabwe e na Suazilândia, mercados igualmente disputados por concorrentes daqueles países." Fonte Jornal NOTICIAS.

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