Economia
(J.
Muianga)
"Suazilândia retoma exportação de ferro através do Porto de Maputo. Dois milhões de toneladas de minérios de ferro suazi passarão a ser
anualmente transportados via linha-férrea de Goba e exportados através do Porto
de Maputo. O escoamento de ferro do reino da Suazilândia por esta via
representa o retorno ao principal objectivo da construção da linha de Goba há mais de 50 anos. Maputo, Quarta-Feira, 8 de Agosto de 2012 Notícias De facto, a ferrovia foi edificada por volta de 1960 na sequência do início
das operações das minas de Ngwenya, na Suazilândia. Porém, pouco anos depois a
extracção daquela matéria-prima foi julgada inviável por apresentar nível de
concentração de ferro abaixo de 60 porcento.Entretanto, os jazigos foram recentemente reactivados já com novas
tecnologias de extracção e processamento, bem como a crescente procura de ferro
no mercado, tendo-se, desde Abril a esta parte, transportado, ao longo da linha
cerca de 670 mil toneladas de minérios de ferro, posteriormente exportados para
Índia através do Porto de Maputo.Os dados foram ontem apresentados na cidade de Maputo durante a cerimónia de
rebaptismo de um navio operado pela Salgaocar, a concessionária das minas, e
usado nas exportações dos minérios.A embarcação vinha sendo usado pela firma concessionária das minas desde o
início da exploração dos minérios, tendo-se decidido passar a designa-la de
“Ligcabho Lesive”, o mesmo de “Orgulho Nacional (swazi)”.A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro daquele reino, Barnabas
Dlamini, que enalteceu a importância da parceria com Moçambique para o
escoamento da produção das indústrias do seu país através do Porto de
Maputo.David Gomes, director de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento de
Negócios nos CFM, disse que a duplicação do número de comboio diários se deve a
entrada plena do funcionamento das minas. Desde Abril que circulavam apenas
dois, mas os níveis actuais de produção exigiram o aumento das frequências.Acrescentou que a meta é transportar pelo menos dois milhões de toneladas de
minérios de ferro, que no passado ditaram a construção do respectivo cais no
terminal da Matola, que actualmente é usado para carvão.A linha de Goba foi
melhorada e redimensionada há alguns anos, transportando açúcar suazi. Em Julho
de 2011, os CFM reintroduziram as carreiras de passageiros naquela ferrovia oito
ano após a suspensão." Fonte Jornal NOTICIAS.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário