quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EXPORTAÇÃO DE FERRO DA SWAZILANDIA ATRAVÉS DO PORTO DE MAPUTO RETOMA COM DOIS MILHÕES DE TONELADAS ANO

Economia
(J. Muianga)
(J. Muianga)
"Suazilândia retoma exportação de ferro através do Porto de Maputo. Dois milhões de toneladas de minérios de ferro suazi passarão a ser anualmente transportados via linha-férrea de Goba e exportados através do Porto de Maputo. O escoamento de ferro do reino da Suazilândia por esta via representa o retorno ao principal objectivo da construção da linha de Goba há mais de 50 anos. Maputo, Quarta-Feira, 8 de Agosto de 2012:: Notícias De facto, a ferrovia foi edificada por volta de 1960 na sequência do início das operações das minas de Ngwenya, na Suazilândia. Porém, pouco anos depois a extracção daquela matéria-prima foi julgada inviável por apresentar nível de concentração de ferro abaixo de 60 porcento.Entretanto, os jazigos foram recentemente reactivados já com novas tecnologias de extracção e processamento, bem como a crescente procura de ferro no mercado, tendo-se, desde Abril a esta parte, transportado, ao longo da linha cerca de 670 mil toneladas de minérios de ferro, posteriormente exportados para Índia através do Porto de Maputo.Os dados foram ontem apresentados na cidade de Maputo durante a cerimónia de rebaptismo de um navio operado pela Salgaocar, a concessionária das minas, e usado nas exportações dos minérios.A embarcação vinha sendo usado pela firma concessionária das minas desde o início da exploração dos minérios, tendo-se decidido passar a designa-la de “Ligcabho Lesive”, o mesmo de “Orgulho Nacional (swazi)”.A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro daquele reino, Barnabas Dlamini, que enalteceu a importância da parceria com Moçambique para o escoamento da produção das indústrias do seu país através do Porto de Maputo.David Gomes, director de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios nos CFM, disse que a duplicação do número de comboio diários se deve a entrada plena do funcionamento das minas. Desde Abril que circulavam apenas dois, mas os níveis actuais de produção exigiram o aumento das frequências.Acrescentou que a meta é transportar pelo menos dois milhões de toneladas de minérios de ferro, que no passado ditaram a construção do respectivo cais no terminal da Matola, que actualmente é usado para carvão.A linha de Goba foi melhorada e redimensionada há alguns anos, transportando açúcar suazi. Em Julho de 2011, os CFM reintroduziram as carreiras de passageiros naquela ferrovia oito ano após a suspensão." Fonte Jornal NOTICIAS.

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