sábado, 9 de abril de 2011

VALE, EMPRESA BRASILEIRA TAMBÉM EM MOATIZE, TETE, MOÇAMBIQUE MUDA DE PRESIDENTE

"No cargo de presidente. Agnelli, que fica no cargo até ao fim do mandato, a 22 de Maio próximo, distanciou-se demasiadamente dos accionistas controladores e impôs uma visão muito própria da estratégia da empresa. Como é o caso de focalizar os investimentos no exterior. Os accionistas da mineradora brasileira Vale indicaram o administrador da empresa Murilo Pinto de Oliveira Ferreira, ex-director da mineradora, para presidir à companhia, em substituição de Roger Agnelli, que deixa o cargo em Maio próximo. Só que, para formalizar a troca de comando da mineradora, são necessários 75% dos votos, o que obrigou o governo a compor com o banco privado. O Bradesco temia ingerência política na Vale e preferiu, por isso, indicar o nome de um executivo do primeiro escalão da empresa. O bloco de controlo da Vale é formado por Previ (o maior accionista, com 49% do capital), Bradesco (21,21%), a trading japonesa Mitsui (18,24%) e BNDESpar (11,51%). Ou seja, 60,5% das acções estão na esfera de influência do governo brasileiro. Na avaliação de representantes de um accionista da Vale, Ferreira terá um perfil mais de executor das decisões do Conselho de Administração, enfraquecido na actual gestão.
Murilo Ferreira, 58 anos, é administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com pós-graduação em Administração e Finanças pela FGV do Rio de Janeiro, e especialização em M&A pela IMD Business School, em Lausanne, na Suíça. Com mais de 30 anos de experiência no sector de mineração, ingressou na Vale em 1998 como director da Vale do Rio Doce Alumínio, actuando em diversos cargos executivos até à sua saída em 2008, quando era presidente da Vale Inc e director executivo de Níquel e Comercialização de Metais Base da Vale, quando foi substituído por Tito Martins.
Murilo Ferreira foi indicado pelos accionistas controladores a partir de uma lista tríplice preparada pela empresa internacional de selecção de executivos, em conformidade com as normas e o Estatuto da Valepar." Fonte O PAÍS.

Sem comentários:

Enviar um comentário