quarta-feira, 20 de abril de 2011

TANIA TOMÉ "AGARRA-ME O SOL POR TRÁS E OUTROS ESCRITOS E MELODIAS, DE MAPUTO PARA O PORTO E DO PORTO REGRESSO A MAPUTO, COM O CURSO CONCLUIDO!!!

"Concorrente ao Prêmio PT de Literatura: Tânia Tomé lança “Agarra-me o Sol por Trás e Outros Escritos e Melodias” . 18/04/2011. Uma exposição de artes plásticas intitulada “Contos Africanos” da autoria da artista brasileira Lena Bergstein, é exibida quinta-feira, 21, no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), em Maputo, no mesmo dia em que será o livro de poesia “Agarra-me o Sol por Trás e Outros Escritos e Melodias”, uma obra literária de Tânia Tomé. Os dois eventos ocorrerão na mesma data e no mesmo local, ou seja, no Salão-Galeria Portinari do CCBM. Tânia Tomé, conhecida no país pela sua ‘Showesia’, ou seja, recitais de poesia declamada e cantada a que junta também outras artes nos seus espectáculos, vai desta vez lançar uma obra poética de sua autoria e que foi editada no Brasil. Lena Bergstein é uma artista plástica brasileira que está neste momento em Maputo, integrando um grande grupo de entidades daquele país falante da língua portuguesa, que é composto por psicólogos, cineastas, artistas plásticos que vêm partilhar experiências com os seus parceiros moçambicanos. Entretanto, entre os 380 livros inscritos na 9ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura, uma é exactamente “Agarra-me o Sol por Trás e Outros Escritos e Melodias” de Tânia Tomé, sete são de autores portugueses, duas de autores angolanos e 371 de autores brasileiros, todas publicadas no Brasil no ano de 2010.Até ao dia 15 de Maio serão escolhidos os primeiros 50 classificados. Desses serão escolhidos dez e por fim os três vencedores. Na edição do ano passado, o romance "Leite Derramado" de Chico Buarque foi o vencedor.
A lista dos livros escritos na 9ª edição daquele que é um dos prémios literários mais importantes no Brasil foi hoje divulgada e entre eles encontram-se obras dos angolanos José Eduardo Agualusa ("Milagrário Pessoal") e Pedro Proença ("Comentários do Apocalipse") e da moçambicana Tânia Tomé ("Agarra-me o sol por trás").Os escritores portugueses que têm obras inscritas para serem seleccionadas pelo júri são: Ernesto Manuel Geraldes de Melo e Castro ("Neo-Poemas-Pagãos"); João Tordo ("As três vidas"); José Mário Silva ("Efeito Borboleta e outras histórias"); Gonçalo M. Tavares ("Uma viagem à Índia"); Inês Pedrosa ("Os íntimos"); Maria do Sameiro Barroso ("Poemas da noite incompleta") e Júlio Conrado ("A escrita a postos").  Entre os inscritos brasileiros destacam-se obras de Adélia Prado ("A Duração do Dia"); João Gilberto Noll ("Anjo das Ondas"); Fabrício Corsaletti ("Esquimó"); Carlos Heitor Cony ("Eu, aos Pedaços"); Paula Parisot ("Gonzos e Parafusos"); Luiz Schwarcz ("Linguagem de Sinais"); Marcelo Ferroni ("Método Prático da Guerrilha"); Marina Colasanti ("Minha Guerra Alheia"); Lourenço Mutarelli ("Nada me Faltará"); Tony Bellotto ("No Buraco"); Christiane Tassis ("O melhor do Inferno"); João Paulo Cuenca ("O único final feliz para uma história de amor é um acidente"); Mário Prata ("Os Viúvos"); Carola Saavedra ("Paisagem com Dromedário"); Ronaldo Correia de Brito ("Retratos Imorais"); José Castello ("Ribamar") e Cristovão Tezza ("Um erro emocional"). Os curadores deste prémio literário brasileiro – Maria Esther Maciel, Regina Zilberman, Lourival Holanda, Selma Caetano – e os 306 membros do júri (indicados entre professores, críticos literários e escritores de todas as regiões do Brasil pela curadoria) vão também eleger até 15 de Maio o Júri Intermediário que irá depois analisar as 50 obras seleccionadas e escolher entre elas os 10 nomeados para a fase final que serão divulgados em Setembro. Por fim, o júri final - composto pelos quatro curadores e os seis profissionais eleitos pelo Júri Intermediário - irá eleger, em Novembro de 2011, os três livros vencedores. Na 8ª edição do Prémio, em Novembro do ano passado, “Leite Derramado” (Companhia das Letras), o quarto romance do compositor e escritor Chico Buarque foi o vencedor, seguido de “Outra Vida” (Alfaguara) o quarto romance do escritor Rodrigo Lacerda e de “Lar,” (Companhia das Letras) do escritor Armando Freitas Filho." Fonte Rádio Moçambique







Sem comentários:

Enviar um comentário