terça-feira, 21 de setembro de 2010

PALOP - Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguesa Reunidos em Maputo

"Reunidos desde 2ª feira em Maputo: Gestores dos PALOP avaliam governação .GESTORES dos Sistemas de Segurança Social dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) definem como desafio de momento, o domínio das técnicas de governação financeiraMaputo, Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2010:: Notícias .O facto foi-nos revelado pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Inocêncio Matavel, que segunda-feira procedeu em Maputo à abertura de um seminário sobre a governação financeira dos sistemas de protecção social dos PALOP.
Trata-se de um evento que junta cerca de 50 quadros seniores das instituições de segurança social e representantes da Organização Internacional de Trabalho (OIT). Basicamente, os profissionais presentes no evento são chamados a dominar as regras internacionais de investimento e outros aspectos ligados ao sector.
De acordo com Inocêncio Matavel, a gestão das instituições de segurança social assenta em pressupostos que são determinados pela OIT, órgão das Nações Unidas que integra todos os países representados na formação.Com efeito, há matéria específica que deve ser partilhada por todos os países. A título de exemplo, Inocêncio Matavel falou da necessidade de existir um equilíbrio estrutural na segurança social.
“Há parâmetros técnicos a respeitar e a dominar como os estudos específicos que conferem a certeza e garantia de que as instituições de segurança social respondem em conformidade com padrões internacionais”, disse.Para já, a formação é um exercício constante e que ocorre independentemente dos problemas que possam existir em cada um dos países. “A formação e actualização são necessários mesmo que o nosso sistema esteja a responder normalmente. Há novas técnicas e normas que devemos dominar tendo em conta o nível de evolução que se verifica no mundo”, sublinhou.No sábado passado, a segurança social nacional completou 21 anos. Porém, mesmo com esta idade, há necessidade de troca de informação, pois tal vai melhorar o desempenho das instituições.O facto de os países presentes falarem a mesma língua, partilharem aspectos semelhantes do ponto de vista cultural e político constitui, no entender da nossa fonte, um ponto de convergência.Na ocasião, Matavel revelou que a dívida que as empresas têm com a INSS tende a reduzir uma vez que algumas instituiçõas têm-se dirigido àquela instituição de forma voluntária, de modo a honrar com o seu compromisso.De igual modo, referiu que a informatização do sistema de segurança social está a decorrer dentro das expectativas. “O que estamos a fazer é estabelecer plataformas mais modernas porque há muitos programas que são instalados em função das necessidades que se colocam”, disse.Numa breve avaliação ao sistema de segurança social de Moçambique, Nuno Cunha, coordenador do projecto “Step” OIT em Moçambique, assegurou que é encorajador. Todavia, há desafios que devem ser considerados como, por exemplo, a expansão dos serviços pelo país." Fonte Jornal de Noticias.

Sem comentários:

Enviar um comentário