quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MOÇAMBIQUE - OS TRANSPORTES SÃO DETERMINANTES- 3" - NAMPULA - 8 - NACALA -PLATAFORMA LOGISTICA INTERNACIONAL E A MINERADORA VALE

"Mineradora brasileira Vale compra fatia maioritária da Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala (SDCN) .22/09/2010.A brasileira Vale informou ontem, terça-feira, que exerceu opção de compra de 51 por cento da participação acionária na moçambicana Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala (SDCN), onde a mineradora desenvolve projectos de carvão. A aquisição dará condições logísticas necessárias para a Vale escoar a produção da segunda fase do projecto de carvão de Moatize (Moatize II).
A compra de participação majoritária na SDCN, cujo valor não foi divulgado, representa para a Valacesso a concessões ferroviárias e portuárias em Moçambique, segundo a Globo. A estratégia da mineradora brasileira em Moçambique é reproduzir o modelo logístico de integração mina-ferrovia-porto, usado com sucesso no Brasil. "Ao mesmo tempo em que torna viável a expansão da capacidade de Moatize, a infraestrutura de logística se constitui em excelente alternativa para o transporte para a costa Leste da África da produção do cinturão de cobre da Zâmbia, onde estamos a começar a desenvolver Konkola North", afirmou a Vale em comunicado. A logística estruturada pela Vale no país também beneficiará o projecto da rocha fosfática de Evate (Monapo), "além de outras cargas do eixo Zâmbia-Malawi-Moçambique". A Vale também pretende fazer outros investimentos no país para a construção de ligações ferroviárias necessárias para escoar a produção de Moatize, além de um novo terminal marítimo de águas profundas em Nacala.
Em Moçambique, a Vale também desenvolve Moatize I, com capacidade nominal de produção estimada de 11 milhões de toneladas métricas de carvão, com início de operação previsto para o primeiro semestre de 2011. No primeiro estágio de desenvolvimento, está a ser construída uma planta de lavagem com capacidade anual de 26 milhões de toneladas métricas. Na primeira fase, a produção de carvão será transportada pela ferrovia Linha do Sena para ser embarcada no Porto da Beira. (RM/Por Roberto Samora) " Fonte Rádio Moçambique.

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