segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ANTOINE CHEVRIER, ALTO COMISSÁRIO DO CANADÁ, ANNE DALE EMBAIXADORA DA NORUEGA, LAURA TORVINEN EMBAIXADORA DA FINLÂNDIA E RUSS JALICHANDRA EMBAIXADOR, NOVOS DIPLOMATAS ACREDITADOS HOJE EM MOÇAMBIQUE PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FILIPE JACINTO NYUSI

NYUSI ACREDITA EMBAIXADORES

05-09-2016 17:49:24
Maputo, 05 Set (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, acreditou hoje, em maputo, três novos Embaixadores e um Alto-Comissário, de países europeus, asiático e do continente americano.

Trata-se de Russ Jalichandra, da Tailândia; Laura Torvinen (Finlândia); Anne Dale (Noruega) e Antoine Chevrier, Alto-Comissário do Canadá em Moçambique.

Falando momentos após a acreditação dos diplomatas, o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, explicou que todos os países, cujos representantes acabam de ser acreditados, têm sido parceiros estratégicos na cooperação com Moçambique.

Segundo o ministro, durante o encontro, Nyusi lançou um desafio ao Canadá para que a componente empresarial esteja mais presente e que espelhe uma maior imagem atractiva para Moçambique.

Baloi explicou ainda que a presença massiva dos empresários canadianos no país vai ajudar na diversificação da sua economia.

“O desafio que sua excelência Senhor Presidente lançou ao Canadá foi no sentido de fazer um esforço cada vez maior”, disse o ministro.

Moçambique coopera com Canadá em ramos como agricultura, saúde, educação e boa governação.

Actualmente existem cerca de 300 moçambicanos no Canadá, comunidade que está concentrada nos principais centros urbanos de Toronto, Montreal e Vancouver.

Entretanto, Baloi frisou que a cooperação entre Tailândia e Moçambique cinge-se na agricultura, um sector que ambos países colocam como prioritário para o desenvolvimento dos seus povos.

O governante fez questão de explicar que Tailândia e Moçambique têm sido afectados com os mesmos fenómenos naturais, pelo que deverão trocar experiências na área meteorológica.

“A agricultura é o sector primeiro nas económicas dos dois países. São países que são afectados pelos mesmos desastres naturais, pelo que devem trocar experiências”, disse.

Sublinhou que a situação geográfica dos dois países favorece uma maior promoção da diplomacia económica e um aproveitamento do potencial existente na região asiática.

“”Vamos ver como é que Moçambique e a Tailândia podem, com base nisso, potencial cada vez mais as suas relações”, disse Baloi.

Para a Finlândia e Noruega, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação explicou que ambos países mantem uma relação cimentada, sobretudo nos ramos da economia.

Baloi disse que durante o encontro com Nyusi, a diplomata norueguesa manifestou a sua preocupação em diversificar a economia do seu país.

Canadá e Finlândia fazem parte dos 14 doadores e instituições financeiras que suspenderam o seu apoio ao Orçamento de Estado, após a descoberta de empréstimos não declarados e com garantias do Governo moçambicano.
(AIM)
AC/DT

(AIM"
FONTE: AIM /SAPO MZ

Sem comentários:

Enviar um comentário