domingo, 25 de setembro de 2016

NOBRE DOS SANTOS MAGNIFICO REITOR DA UNIVERSIDADE ZAMBEZE, LANÇA MAIS UMA OBRA A 29 DE SETEMBRO 2016, QUINTA - FEIRA, NA GFALERIA DO CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DA BEIRA, "ESTRUTURADORES DO DISCURSO NA AULA DE PORTUGUÊS EM MOÇAMBIQUE"

Nobre dos Santos escreve sobre português usado na sala de aula

A mais recente obra de Nobre Roque dos Santos, Reitor da Universidade Zambeze, será lançada no próximo dia 29 de Setembro, na Galeria do Camões - Centro Cultural Português, na Beira. Estruturadores do discurso na aula  de Português em Moçambique é o título da obra a ser lançada sob a chancela da Alcance Editores.
Com trezentas páginas, a obra resulta das investigações efectuadas pelo autor no âmbito do Doutoramento em Linguística, defendido em 2010 na Universidade de Aveiro (Portugal). A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor Martins Mapera, director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades daquela instituição de ensino superior público. A animação cultural estará a cargo do Grupo Coral da Universidade Zambeze, do grupo de dança Casa dos Sonhos e do comediante beirense GAF.
A obra já tinha sido apresentada em Junho passado, em Díli (Timor-Leste), no âmbito do XXVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), sendo esta a primeira apresentação oficial em território moçambicano. Este lançamento resulta de uma parceria entre o Camões –Centro Cultural Português – pólo na Beira, a Alcance Editores e a Universidade Zambeze.
Fiz recolha e levantamento das palavras que são mais usadas por professores e alunos na sala de aula. Depois fiz análise do discurso sobre a função e importância que as palavras têm na partilha do conhecimento. Isto é, o que é que os professores querem dizer ao usar estas palavras”, explica Nobre dos Santos, autor da obra. 
Nobre Roque dos Santos é actualmente Reitor da Universidade Zambeze. Nasceu na cidade da Beira- Moçambique, em 17 de Julho de 1966. É Doutorado em Linguística/Discurso pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), Mestrado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), Pós-Graduado em ensino do Português, Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica (Maputo – Moçambique). Foi docente do ensino primário, secundário, médio e desde 2000 que é docente universitário. Já leccionou várias disciplinas, destacando-se as seguintes: Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa, Psicolinguística, Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento Curricular, Metodologias de Investigação Científica, Teorias de Ensino e Aprendizagem e Antropologia Linguística. Já orientou vários cursos de formação contínua de professores do ensino básico, secundário e universitário, em Moçambique. Fez a revisão linguística dos manuais do ensino básico, do Manual da Agricultura para a Formação dos Professores, do Manual da Pecuária para a Formação dos Professores, do Módulo de Formação em Língua Portuguesa –1.º ciclo do Ensino Básico EP1e participou na elaboração dos actuais programas de português do Ensino Secundário Geral (8ͣ, 9ͣ, 10ͣ, 11ͣe 12ͣclasses), em Moçambique. É co-autor dos Módulos de Língua Portuguesa I e II para os Institutos de Formação de Professores Primários de Moçambique; co-autor do Manual de Didáctica do Português para a Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica e do Manual das Práticas Pedagógicas; é autor do livro A situação do português e o ensino de línguas em Moçambique e co-autor do livro Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa. O autor tem participado em várias conferências e congressos nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas internacionais sobre temáticas diversas.
LIVROS/MANUAIS PUBLICADOS
SANTOS, Nobre Roque dos (2016). Estruturadores do discurso na aula de Português em Moçambique. Maputo. Alcance Editores.
SANTOS, Nobre Roque dos e MONDLANE, Jaime (2012). Módulo de Língua Portuguesa I. Maputo. INDE - MINED.
SANTOS, Nobre Roque dos e MONDLANE, Jaime (2012). Módulo de Língua Portuguesa II. Maputo. INDE - MINED.
COMÉ, Angelina Paulino e SANTOS, Nobre Roque dos (2011). Manual de Didáctica do Português. Maputo. Escola Superior Aberta (ESA).
SANTOS, Nobre Roque dos (2010). A situação do português e o ensino de línguas em Moçambique. Aveiro. PmatE – Projecto Matemática Ensino (Universidade de Aveiro).
GUIMINO JÚNIOR, Ernesto; SIMÃO, Jerónimo; SANTOS, Nobre Roque dos; BAHULE, Orlando; (2010). Manual de Técnicas de Expressão de Português. 2.ª Edição. Brasília: Ministério da Educação; Moçambique: Ministério da Educação/Universidade Pedagógica. Rio de Janeiro Fundação CECIERJ.
GUIMINO JÚNIOR, Ernesto; SIMÃO, Jerónimo; SANTOS, Nobre Roque dos; BAHULE, Orlando; (2009). Manual de Técnicas de Expressão de Português. 1.ª Edição. Universidade Pedagógica. Maputo.
DIAS, Hildizina; SANTOS, Nobre Roque dos; GOMANE, Orlanda; CRUZ, Paula; GUIMINO JÚNIOR, Ernesto; SIMÃO, Jerónimo (2008). Manual das Práticas Pedagógicas. Maputo: Educar."
FONTE: DOMINGO, JORNAL DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário