sábado, 10 de setembro de 2016

MAPAI, DISTRITO RECENTEMENTE CRIADO NA PROVINCIA DE GAZA, MOÇAMBIQUE PASSA A TER HOSPITAL DISTRITAL E SUBESTAÇÃO ELECTRICA

MAPAI RECEBE HOSPITAL DISTRITAL E SUBESTAÇÃO ELĖTRICA

09-09-2016 18:38:58
Almiro Mazive, AIM

Mapai (Moçambique), 09 Set (AIM) – O recém-criado distrito de Mapai, na província de Gaza, conta desde hoje com dois grandes empreendimentos socio – económicos há muito reclamados pelas populações desta região do Sul de Moçambique.

Trata-se de um novo hospital distrital e uma nova subestação eléctrica, ambos inaugurados, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que desde Quinta-feira realiza uma visita de trabalho de três dias a província de Gaza.

O hospital distrital, igualmente de referência, custou aos governos moçambicano e da Bélgica cerca de 105 milhões de meticais e está dotado de vários serviços entre os quais medicina, maternidade com 14 camas, banco de sangue, radiologia, fisioterapia, raio X, hotelaria hospitalar (cozinha e lavandaria), 70 camas para internamento de pacientes, pediatria, morgue, estomatologia, entre outros.

Antes da construção e entrada em funcionamento deste hospital, segundo o Director Provincial da Saúde em Gaza, Isaías Ramiro, os doentes graves eram transferidos para o hospital de referência de Chókwè que dista mais de 200 quilómetros, na sua maioria de terra batida, o que em certos casos precipitava a morte dos pacientes, para além de gastos relacionados com o transporte de doentes.

Na época chuvosa, vários troços desta estrada ficam intransitáveis, o que tornava impossível a transferência de doentes para Chókwè.

O novo hospital, que possui três médicos, sendo dois da clinica geral e um dentista, vai servir, para além de Mapai, populações dos distritos de Chicualacuala, Chigubo, Massangena, parte de Mabalane e Massingir, para além de alguma população oriunda do vizinho Zimbabwe.

Por seu turno, a subestação de Mapai, outro empreendimento hoje inaugurado, faz parte de um projecto de electrificação da província de Gaza orçado em 52,5 milhões de dólares norte-americanos, desembolsados pelo governo moçambicano e o EximBank da Coreia.

Com efeito, o governo moçambicano obteve, do EximBank coreano, um financiamento de 49.08 milhões de dólares, a ser reembolsado num período de 40 anos, incluindo um período de graça de 15 anos a uma taxa de juros anual de 0,001 por cento.

A subestação de Mapai consistiu na construção de 245 quilómetros (km) de linha de transporte a 110kv, contados a partir da subestação de Lionde, no Chókwè; construção de 504 km de rede de distribuição a 33kv; 36 km de rede de baixa tensão a 0,4kv e ligação de novos consumidores nas vilas de Mapai, Machaila, Massangena, Combomune e Dindiza, entre outras acções.

Com uma superfície de 2.435 quilómetros quadrados e com mais de 22.600 habitantes, Mapai é detentor de uma diversidade de recursos naturais, solos e de pastos favoráveis para o desenvolvimento de actividades agro-pecuárias.

Por outro, há igualmente a destacar a presença de um enorme potencial faunístico e florestal que propicia a prática de turismo cinegético. Aliás, esta zona é servida pelos parques nacionais de Banhine e do Limpopo.
(AIM)
Mz/DT

(AIM)
FONTE: AIM E TVM

Sem comentários:

Enviar um comentário