segunda-feira, 19 de setembro de 2016

FILIPE JACINTO NYUSI PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE PARTICIPA NA ASSEMBLEIA - GERAL DA ONU

O PRESIDENTE da República encontra-se já em Nova Iorque, onde participa esta semana na 71.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas que, entre outros assuntos, vai discutir as formas de busca de meios para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados ano passado nesta cidade dos Estados Unidos.
São 17 os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados na 70.ª sessão pelos líderes mundiais e que devem ser implementados por todos os países do planeta durante os próximos 15 anos, ou seja, até 2030.
A sessão vai ocupar-se também de aspectos ligados à paz e segurança internacional, desenvolvimento do Continente Africano e assistência humanitária.
À margem da assembleia-geral, o Presidente Nyusi participa, juntamente com seus homólogos africanos, em Nova Iorque, num fórum de negócios entre África e os Estados Unidos. Trata-se de um evento organizado pelo próprio secretário-geral das Nações Unidas para engajar os líderes mundiais e o sector privado a fim de garantir que a execução das agendas globais tenha uma maior abrangência possível.
Mas também a nível bilateral, o Presidente da República vai interagir com alguns homens de negócio, baseados em Nova Iorque, para além de encontros agendados com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o secretário-geral da Commonwealth, Don McKinnon.
Moçambique faz parte do fórum dos países que beneficiou de uma auscultação feita muito antes de os ODS serem concebidos. Depois da sua adopção, o Governo indicou os ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Economia e Finanças e da Terra e Ambiente para trabalharem na criação de um comité técnico para o acompanhamento da implementação da agenda 2030.
O comité, que integra técnicos, académicos, sector privado e parceiros de cooperação tem estado a trabalhar para assegurar que a implementação dos ODS seja mais abrangente.
Os ODS não são mais do que os governos têm estado a fazer para o seu desenvolvimento e o bem-estar dos povos, sendo que a novidade é o maior compromisso e realização destes desideratos de forma concertada.
LÁZARO MANHIÇA, em Nova Iorque"
FONTE: NOTICIAS, JORNAL DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário