quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

VISITA ÀS PROVINCIAS MAIS ATINGIDAS PELAS CHEIAS, PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI, MINISTRA DA ADMINISTRAÇAO ESTATAL CARMELITA NAMASHALUA, VICE MINISTRO DAS OBRAS PUBLICAS, HABITAÇÃO E RECURSOS HIDRICOS JOÃO OSWALDO MOISÉS MACHATINE e VICE MINISTRO DA SAÚDE MOUZINHO SAIDE

"Presidente visita regiões atingidas pelas cheias

24 de Fevereiro de 2015, 14:48

O Presidente inicia a partir de quarta-feira uma visita de dois dias às províncias mais atingidas pelas cheias, que há mais de um mês deixaram um rasto de destruição no centro e norte do país.

Segundo um comunicado da presidência enviado à Lusa, Filipe Nyusi tem deslocações previstas para a Zambézia, Nampula e Niassa, com "o objectivo de saudar as vítimas das calamidades naturais, receber uma breve explicação sobre os bairros de reassentamentos, bem como o funcionamento das tendas de centros de saúde naqueles bairros".
O centro e norte foram atingidos, desde 12 de Janeiro, por violentas cheias, que provocaram pelo menos 159 mortos e afetaram 170 mil pessoas, sobretudo na província da Zambézia.
A fúria do curso das águas desalojou cerca de 50 mil pessoas, alagou campos agrícolas e destruiu escolas, estradas e pontes, interrompendo durante um mês a N1, a única estrada que liga o centro ao norte, que ficou também, no mesmo período, privado de electricidade.
Na Zambézia, o Presidente visita Maganja da Costa e Mocuba, o local onde desabou parcialmente a ponte da N1 sobre o rio Licungo, enquanto em Nampula estará no distrito de Nacala Porto e em Niassa é esperado em Cuamba.
Desde o desastre das inundações, as autoridades já conseguiram repor a circulação na N1 e também o abastecimento de energia às províncias do norte, mas tiverem de lidar com uma epidemia de cólera, que já matou mais de 30 pessoas em Tete, Nampula e Niassa.
Na sua visita de trabalho, Filipe Nyusi viaja acompanhado pela ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashalua, que tutela o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, e pelos vice-ministros da Saúde, Mouzinho Saíde, e das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Moisés Machatine.
Lusa"
FONTE: SAPO MZ/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário