sexta-feira, 8 de julho de 2011

INHAMBANE PRODUÇÂO INDUSTRIAL EM CRESCIMENTO

"Economia. Produção industrial cresce em Inhambane. A PRODUÇÃO industrial na província de Inhambane conheceu durante o ano passado um crescimento na ordem de 4,1 porcento em relação a igual período de 2009, facto que também resultou num impacto positivo nas exportações. Maputo, Sábado, 9 de Julho de 2011:: Notícias
Com efeito, segundo dados que nos foram facultados pelo governador da província, Agostinho Trinta, a produção global da indústria somou 219 milhões de meticais contra 210 milhões do ano anterior.Pontificam como principais produtos industriais o sabão que superou a meta em 14 por cento, o óleo cru (21 porcento), o bagaço de copra (25,9 porcento), sal 12,7 porcento, produção gráfica e de mobília de madeira. Ao atingir 333,9 milhões de peças no ano em referência, a indústria gráfica conheceu um decréscimo da oferta em relação ao ano anterior em que foram disponibilizadas 485 milhões de peças.Dos principais produtos de exportação constam o óleo cru, bagaço de copra e fibra de coco que no seu conjunto atingiram um crescimento na ordem de 0,9 por cento.Com efeito, segundo dados a que a nossa Reportagem teve acesso, foram exportadas no período em referência um total de 4268 toneladas de óleo cru, 1896 de bagaço e 2856 de fibra de coco. Em 2009 os índices alcançados foram de 3979 toneladas para o primeiro produto, 2185 de bagaço e 1044 de fibra de coco.
No global, estão a operar na província de Inhambane um total de sete unidades especializadas na produção de óleos e sabões que no seu conjunto tem uma capacidade de processamento de 115 mil litros de óleo cru por mês. Todas elas usam como matéria-prima a copra. A maior unidade de todas é a SOMOIL com uma capacidade de 40 mil litros por mês. Nas sete unidades estão empregues 228 trabalhadores.“Temos que valorizar as iniciativas de agro-processamento que estão a surgir. Temos uma experiência de processamento do piri-piri, da copra em óleo e da casca do coco em adubos orgânicos. Até há um ano, a casca do coco era considerada como lixo, mas hoje é aproveitada para vender para o mundo. De facto, o agro-processamento é um problema e o segredo de desenvolvimento da nossa província está aí. Se nós conseguirmos transformar aquilo que estamos a produzir, conseguirmos conservar melhor e colocar no mercado, vamos dar um salto qualitativo”, disse Agostinho Trinta.Com efeito, segundo soubemos, três unidades estão a produzir fertilizantes com base na casca de coco, nomeadamente a Saboeira de Inhambane, a Fertilizante Orgânico e a Sociedade Verde Terra limitada.A Saboeira produz duas mil toneladas por ano, enquanto que as outras duas são de maior capacidade ao produzirem 25 e 35 toneladas por mês, respectivamente.

1 comentário:

  1. Tuve el placer de trabajar en estrecha colaboración con el Sr. Pedro durante varios años como socios comerciales. durante el tiempo que pedro y su equipo de la compañía de préstamos sirvieron como representante de hipotecas para mi casa y también para el financiamiento de mi negocio y me ayudó a cerrar préstamos que realmente me ayudaron en mi negocio hoy, estuvimos constantemente muy por encima de nuestra meta y esto solo puede ser atribuible al arduo trabajo del Sr. Pedro. Aprecio su arduo trabajo y también muchas gracias a su equipo por ayudarme con un préstamo para hacer crecer mi negocio. Si está buscando un préstamo de cualquier tipo, comuníquese con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com. El Sr. Pedro es un oficial de préstamos honesto que trabaja con una gran cantidad de inversores dispuestos a financiar cualquier proyecto. Afortunadamente, con el tiempo, nuestra relación creció más allá del trabajo y todavía estoy feliz de llamarlo un amigo de confianza.

    ResponderEliminar