terça-feira, 10 de julho de 2018

ANTONIO COSTA PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL PROMETE VISITAR SOFALA E SUA CAPITAL A BEIRA, HÁ QUEM NÃO ACREDITE QUE TAL VENHA A ACONTECER!


ANTONIO COSTA PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL PROMETE VISITAR SOFALA E SUA CAPITAL A BEIRA, HÁ QUEM NÃO ACREDITE QUE TAL VENHA A ACONTECER!

Nesta recente estadia em Maputo  do Primeiro Ministro português António Costa  e a sua equipa ministerial do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, Ministra do Mar Ana Paula Victorino, por ocasião da realização da III CIMEIRA MOÇAMBIQUE PORTUGAL, tendo-se também realizado por esta ocasião uma conferência MOÇAMBIQUE/PORTUGAL, O SECTOR DA ENERGIA : PARCERIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO.
Marcaram também presença, por Moçambique,  na temática empresarial o Ministro da Indústria e Comércio Ragendra de Sousa, o Ministro dos Transportes e Comunicações Carlos Mesquita e o Ministro da Economia e Finanças Adriano Maleiane
Houve ainda abordagens nomeadamente por Lourenço Sambo Director Geral da APIEX,  Luis Castro Henriques da AICEP e da SOFID a sua CEO Marta Mariz. A Banca comercial fez também intervenções a propósito do evento e diversas médias e grandes empresas directa ou indirectamente ligadas ao sector energtico fizeram também curtas intervenções.
No final do evento foram assinados diversos acordos que virão permitir acesso em condições mais favoráveis a oportunidades de negócio que beneficiarão os empresários de Moçambique e Portugal e poderão vir a criar novas parcerias.
O evento testemunhado por centenas de atentos participantes na sua maioria empresários de ambos os países, havia sido amplamente divulgado pela Delegação da AICEP junto da Embaixada de Portugal em Maputo e pelo Consulado Geral de Portugal em Maputo.
Nos dois encontros havidos com o Primeiro Ministro de Portugal António Costa ele anunciou por diversas vezes que viria a Sofala, à Beira terra onde alguns familiares seus tiveram origem. Aproveitei para lhe referir que por esta Provincia de Sofala passaram entre outros Luis de Camões, António Menano e Zeca Afonso. Foi também nesta Provincia construída a primeira verdadeira obra de construção civil existente há época em todo o litoral do Oceano Indico, a Fortaleza de Sofala, 1505, edificada por Pero de Anaia. Mais recentemente em  17 de Janeiro de 1974, com os tumultos verificados junto à então Messe dos Oficiais,  a Beira de Moçambique vira a página da História em Portugal, meses mais tarde com o 25 de Abril de 1974.
Porque não acreditar que António Costa cumpra a promessa? Um dia vamos tê-lo de visita a Sofala e à Beira cidade capital.
Augusto Macedo Pinto, Advogado e residente na Beira, Sofala, Moçambique."
PUBLICADO EM: MAGAZINE INDEPENDENTE e O AUTARCA, JORNAIS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário