UM projecto de fomento de produçãode leite está em marcha no posto administrativo de Nhangau, arredores da cidade da Beira, em Sofala, numa iniciativa da Lando’lakes-INS, abrangendo 12 famílias.
Segundo o chefe do posto, Xavier Tualufo, as famílias abrangidas foram capacitadas em matéria de criação e assistência técnica do gado.
“Concebemos o projecto com a organizaçao americada (Lando’lakes) para produzirmos leite em larga escala, já que as vacas leiteiras podem produzir até 30 litros por dia”, explicou Tualufo.
Segundo a fonte, o referido organismo americano entregou as primeiras cabeças de raça ‘gersse’ a 12 famílias, cujas crias deverão passar para outras famílias após um ano.
Sem precisar o número, o chefe do posto administrativo de Nhangau explicou que os animais que serão entregues ao segundo grupo de 17 famílias já estão em quarentena, devendo chegar aos beneficiários a qualquer momento.
Para a reprodução as vacas são inseminadas e entregues aos criadores, esperando-se que criada uma associação de criadores para facilitar a comercialização.
Numa fase inicial o leite produzido em Nhangau será entregue a Cooperativa de Leite (COPOLEITE), baseada na cidade da Beira."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.
Sem comentários:
Enviar um comentário