TRÊS países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), nomeadamente Moçambique, Zâmbia e Malawi sentaram-se à mesma mesa, esta semana, em Maputo, para debater o comércio e reflectir novos desafios da expansão geográfica do Triângulo de Desenvolvimento Regional.
De acordo com o presidente daquele fórum, o moçambicano Virgílio Ferrão, a ocasião serviu igualmente para recomendar ambas as partes a avançarem na assinatura do novo memorando de entendimento para a mobilização de recursos financeiros para a implementação de vários projectos na área do comércio.
Com vista à melhoria das trocas comerciais os peritos da área concluíram ser pertinente a abertura de representações consulares na região do Triângulo como, por exemplo, um consulado do Malawi em Tete.
Entretanto, o secretário permanente do Ministério da Planificação e Desenvolvimento, Salimo Valá, que encerrou a reunião anunciou que o próximo encontro do Triângulo terá lugar em Abril na cidade de Tete.
Sublinhou que o acto poderá culminar com a aprovação da expansão geográfica das actividades da organização.
Os membros da organização manifestaram o desejo de ver a Zâmbia a estender sua actuação de uma para três províncias.
Para o caso concreto de Moçambique os peritos do comércio na região desejam que o Triângulo venha a cobrir, para além de Tete, os corredores de Sena e de Nacala e alguns distritos das províncias de Manica, Sofala, Nampula e Niassa.
O Triângulo de Desenvolvimento Regional beneficia de ajuda da União Europeia, Banco Mundial, COMESA, UNECA, entre outros parceiros.
Virgílio Ferrão confessou ter ficado agradavelmente surpreendido pela significativa presença e valiosas contribuições que, na sua visão, demonstra que esta iniciativa regional é já uma referência."
FONTE: JORNAL NOTICIAS.
Sem comentários:
Enviar um comentário