sábado, 13 de dezembro de 2014

LEITE EM MOÇAMBIQUE, FOMENTA-SE PRODUÇÃO NA BEIRA, PROVINCIA DE SOFALA

UM projecto de fomento de produçãode leite está em marcha no posto administrativo de Nhangau, arredores da cidade da Beira, em Sofala, numa iniciativa da Lando’lakes-INS, abrangendo 12 famílias.
Segundo o chefe do posto, Xavier Tualufo, as famílias abrangidas foram capacitadas em matéria de criação e assistência técnica do gado.
“Concebemos o projecto com a organizaçao americada (Lando’lakes) para produzirmos leite em larga escala, já que as vacas leiteiras podem produzir até 30 litros por dia”, explicou Tualufo.
Segundo a fonte, o referido organismo americano entregou as primeiras cabeças de raça ‘gersse’ a 12 famílias, cujas crias deverão passar para outras famílias após um ano.
Sem precisar o número, o chefe do posto administrativo de Nhangau explicou que os animais que serão entregues ao segundo grupo de 17 famílias já estão em quarentena, devendo chegar aos beneficiários a qualquer momento.
Para a reprodução as vacas são inseminadas e entregues aos criadores, esperando-se que criada uma associação de criadores para facilitar a comercialização.
Numa fase inicial o leite produzido em Nhangau será entregue a Cooperativa de Leite (COPOLEITE), baseada na cidade da Beira."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário